Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Leandro Leonardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Perez, Clotilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340
Resumo: O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada.
id USP-72_56fa9092a4e1f3e062d38d3afdb0c86c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139340
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avançosNew means and new methods of research: challenges, solutions and advancesNuevos medios y nuevos métodos de investigación: desafíos, soluciones y avancesMétodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje.Methods. Research. Market research. Digital. Language.Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem.O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada.The present article debates the evolution of the new media and their languages, mainly in the digital sphere, and their impact on market research methods and techniques. The question is discussed from two fundamental research segments: coverage and responses, considering the new challenges brought by digitalised life, as well as the advances and improvements in the planning, execution and analysis of the researches. In the end, it discusses the ethical issues concerning the theme and the limitations inherent to the reflection presented.En este artículo se ofrecen reflexiones sobre la evolución de los nuevos medios de comunicación y sus lenguajes, principalmente en el ámbito digital, y sus impactos sobre los métodos y técnicas de investigación de mercado. Se problematiza el tema a partir de dos segmentos principales de investigación: la cobertura y respuestas, teniendo en cuenta los nuevos desafíos que la vida tecnologizada por lo digital viene construyendo, así como los avances y las mejoras en la planificación, en la ejecución y en el análisis de las investigaciones. Por último, se habla de las cuestiones éticas relacionadas con el tema y las limitaciones inherentes a la reflexión presentada.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13934010.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 69-782238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340/134681Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Leandro LeonardoPerez, Clotilde2017-11-13T16:57:28Zoai:revistas.usp.br:article/139340Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:42.135733Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
New means and new methods of research: challenges, solutions and advances
Nuevos medios y nuevos métodos de investigación: desafíos, soluciones y avances
title Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
spellingShingle Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
Batista, Leandro Leonardo
Métodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje.
Methods. Research. Market research. Digital. Language.
Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem.
title_short Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
title_full Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
title_fullStr Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
title_full_unstemmed Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
title_sort Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
author Batista, Leandro Leonardo
author_facet Batista, Leandro Leonardo
Perez, Clotilde
author_role author
author2 Perez, Clotilde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Leandro Leonardo
Perez, Clotilde
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje.
Methods. Research. Market research. Digital. Language.
Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem.
topic Métodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje.
Methods. Research. Market research. Digital. Language.
Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem.
description O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340/134681
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 69-78
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110241091584