Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340 |
Resumo: | O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada. |
id |
USP-72_56fa9092a4e1f3e062d38d3afdb0c86c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139340 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avançosNew means and new methods of research: challenges, solutions and advancesNuevos medios y nuevos métodos de investigación: desafíos, soluciones y avancesMétodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje.Methods. Research. Market research. Digital. Language.Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem.O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada.The present article debates the evolution of the new media and their languages, mainly in the digital sphere, and their impact on market research methods and techniques. The question is discussed from two fundamental research segments: coverage and responses, considering the new challenges brought by digitalised life, as well as the advances and improvements in the planning, execution and analysis of the researches. In the end, it discusses the ethical issues concerning the theme and the limitations inherent to the reflection presented.En este artículo se ofrecen reflexiones sobre la evolución de los nuevos medios de comunicación y sus lenguajes, principalmente en el ámbito digital, y sus impactos sobre los métodos y técnicas de investigación de mercado. Se problematiza el tema a partir de dos segmentos principales de investigación: la cobertura y respuestas, teniendo en cuenta los nuevos desafíos que la vida tecnologizada por lo digital viene construyendo, así como los avances y las mejoras en la planificación, en la ejecución y en el análisis de las investigaciones. Por último, se habla de las cuestiones éticas relacionadas con el tema y las limitaciones inherentes a la reflexión presentada.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13934010.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 69-782238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340/134681Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Leandro LeonardoPerez, Clotilde2017-11-13T16:57:28Zoai:revistas.usp.br:article/139340Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:42.135733Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços New means and new methods of research: challenges, solutions and advances Nuevos medios y nuevos métodos de investigación: desafíos, soluciones y avances |
title |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços |
spellingShingle |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços Batista, Leandro Leonardo Métodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje. Methods. Research. Market research. Digital. Language. Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem. |
title_short |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços |
title_full |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços |
title_fullStr |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços |
title_full_unstemmed |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços |
title_sort |
Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços |
author |
Batista, Leandro Leonardo |
author_facet |
Batista, Leandro Leonardo Perez, Clotilde |
author_role |
author |
author2 |
Perez, Clotilde |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Leandro Leonardo Perez, Clotilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje. Methods. Research. Market research. Digital. Language. Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem. |
topic |
Métodos. Investigación. Investigación de mercado. Digital. Lenguaje. Methods. Research. Market research. Digital. Language. Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem. |
description |
O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340/134681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 69-78 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110241091584 |