O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190352 |
Resumo: | Los clubes de fútbol, además de ser entidades responsables de la gestión del equipo, también son espacios de socialización, de creación de recuerdos, ritos y expresiones profundas de la afición. En Brasil, aún no hay un consenso sobre las discusionesen torno al rol organizativo que juegan estas entidades. Por tanto, a partir de reflexiones teóricas basadas en los conceptos de organización e institución, este artículo busca señalar caminos para una posible clasificación organizativa de dichasentidades dentro de la industria del deporte. |
id |
USP-72_6892bcca7540cc6a75ee2e252f4fdde7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/190352 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
spelling |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituiçãoThe organizational role of soccer clubs in Brazil and the concepts of organization and institutionEl papel organizativo de los clubes de fútbol en Brasil y los conceptos de organización e instituciónFútbolClubesOrganizacionesInstitucionesIndustria del deporteFootballClubsOrganizationsInstitutionsSports industryFutebolClubesIndústria do esporteInstituiçõesOrganizaçõesLos clubes de fútbol, además de ser entidades responsables de la gestión del equipo, también son espacios de socialización, de creación de recuerdos, ritos y expresiones profundas de la afición. En Brasil, aún no hay un consenso sobre las discusionesen torno al rol organizativo que juegan estas entidades. Por tanto, a partir de reflexiones teóricas basadas en los conceptos de organización e institución, este artículo busca señalar caminos para una posible clasificación organizativa de dichasentidades dentro de la industria del deporte.Os clubes de futebol, além de serem entidades responsáveis pela gestão da equipe, são também espaços de socialização, de criação de memórias, ritos e manifestações profundas de torcedores. No Brasil, no entanto, ainda não há consenso sobre o papel organizacional desempenhado por tais entidades. Desta maneira, o objetivo deste artigo é, a partir de reflexões teóricas pautadas nos conceitos de organização e instituição, apontar caminhos para uma possível taxonomia organizacional de tais entidades dentro da indústria do esporte.Football clubs, in addition to being entities responsible for managing the team, are also spaces for socialization, creation of memories, rites and deep manifestations of fans. In Brazil, however, there is still no consensus about the organizationalrole played by such entities. Thus, this article aims, from theoretical reflections based on the concepts of organization and institution, to point out ways for a possible organizational classification of such entities within the sports industry.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/19035210.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 160-1702238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190352/188212https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190352/191690Copyright (c) 2022 Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Keynayanna Késsia C. Fortaleza, Ary José Rocco Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarlassara, Eduardo de Oliveira CruzRocco Júnior, Ary JoséFortaleza, Keynayanna Késsia Costa 2023-02-24T17:12:23Zoai:revistas.usp.br:article/190352Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-02-24T17:12:23Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição The organizational role of soccer clubs in Brazil and the concepts of organization and institution El papel organizativo de los clubes de fútbol en Brasil y los conceptos de organización e institución |
title |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição |
spellingShingle |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Fútbol Clubes Organizaciones Instituciones Industria del deporte Football Clubs Organizations Institutions Sports industry Futebol Clubes Indústria do esporte Instituições Organizações Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Fútbol Clubes Organizaciones Instituciones Industria del deporte Football Clubs Organizations Institutions Sports industry Futebol Clubes Indústria do esporte Instituições Organizações |
title_short |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição |
title_full |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição |
title_fullStr |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição |
title_full_unstemmed |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição |
title_sort |
O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição |
author |
Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz |
author_facet |
Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Rocco Júnior, Ary José Fortaleza, Keynayanna Késsia Costa Rocco Júnior, Ary José Fortaleza, Keynayanna Késsia Costa |
author_role |
author |
author2 |
Rocco Júnior, Ary José Fortaleza, Keynayanna Késsia Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Rocco Júnior, Ary José Fortaleza, Keynayanna Késsia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fútbol Clubes Organizaciones Instituciones Industria del deporte Football Clubs Organizations Institutions Sports industry Futebol Clubes Indústria do esporte Instituições Organizações |
topic |
Fútbol Clubes Organizaciones Instituciones Industria del deporte Football Clubs Organizations Institutions Sports industry Futebol Clubes Indústria do esporte Instituições Organizações |
description |
Los clubes de fútbol, además de ser entidades responsables de la gestión del equipo, también son espacios de socialización, de creación de recuerdos, ritos y expresiones profundas de la afición. En Brasil, aún no hay un consenso sobre las discusionesen torno al rol organizativo que juegan estas entidades. Por tanto, a partir de reflexiones teóricas basadas en los conceptos de organización e institución, este artículo busca señalar caminos para una posible clasificación organizativa de dichasentidades dentro de la industria del deporte. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190352 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190352 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190352/188212 https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190352/191690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 160-170 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1822180961998077954 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352 |