Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139181 |
Resumo: | O artigo propõe o uso da comunicação pública na gestão pública como forma de exercer a responsabilidade social. Analisa brevemente a correlação existente entre ambas, fundamentando aspectos teóricos relevantes sobre o conceito da comunicação pública. Demonstra operacionalmente essa prática, trazendo resultados da pesquisa realizada no Ministério Público do Trabalho no Paraná, ao evidenciar que a opção pela comunicação pública, de fato, promove a responsabilidade social ao favorecer a participação e os interesses da sociedade, na exigência da accountabillity e no alastramento da esfera pública. |
id |
USP-72_6ff13bfbc185c6f138ecee4e7a1dcb30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139181 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicasPublic communication as a practice of social responsibility by public organizationsComunicación pública como práctica de responsabilidad social de las organizaciones públicasComunicación pública. Interés público. Organizacionespúblicas • Responsabilidad Social • Releases.Public communication. Public interest. Public organization. Social responsibility. Releases.Comunicação pública. Responsabilidade social. Organizações públicas. Interesse público. Releases.O artigo propõe o uso da comunicação pública na gestão pública como forma de exercer a responsabilidade social. Analisa brevemente a correlação existente entre ambas, fundamentando aspectos teóricos relevantes sobre o conceito da comunicação pública. Demonstra operacionalmente essa prática, trazendo resultados da pesquisa realizada no Ministério Público do Trabalho no Paraná, ao evidenciar que a opção pela comunicação pública, de fato, promove a responsabilidade social ao favorecer a participação e os interesses da sociedade, na exigência da accountabillity e no alastramento da esfera pública. El artículo propone el uso de la comunicación pública en la gestión pública como una forma de ejercer la responsabilidad social. Analiza la correlación existente entre ambas, fundamentando aspectos teóricos relevantes sobre el concepto de la comunicación pública. Demuestra operacionalmente esa práctica, trayendo los resultados de la investigación realizada en el Ministerio Público del Trabajo en el estado de Paraná, Brasil, al demostrar que la opción por la comunicación pública, de hecho, promueve la responsabilidad social al favorecer la participación y los intereses de la sociedad, en la exigencia de la accountabillity y en la propagación de la esfera pública.The article proposes using public communication in public management as a means to exercise social responsibility. It briefly analyzes the correlation between both of them, based on relevant theoretical aspects concerning the concept of public communication. It shows this practice operationally, bringing search results held at the Labor Public Prosecutor’s Office in Paraná, to highlight that the choice of public communication, in fact, promotes social responsibility by encouraging participation and interests of society in the demand for accountabillity and in diffusion of public sphere.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13918110.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139181Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 231-2432238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139181/134523Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRosso, GiseleSilvestrin, Celsi Brönstrup2017-11-08T11:53:47Zoai:revistas.usp.br:article/139181Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:33.403474Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas Public communication as a practice of social responsibility by public organizations Comunicación pública como práctica de responsabilidad social de las organizaciones públicas |
title |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas |
spellingShingle |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas Rosso, Gisele Comunicación pública. Interés público. Organizacionespúblicas • Responsabilidad Social • Releases. Public communication. Public interest. Public organization. Social responsibility. Releases. Comunicação pública. Responsabilidade social. Organizações públicas. Interesse público. Releases. |
title_short |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas |
title_full |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas |
title_fullStr |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas |
title_full_unstemmed |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas |
title_sort |
Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas |
author |
Rosso, Gisele |
author_facet |
Rosso, Gisele Silvestrin, Celsi Brönstrup |
author_role |
author |
author2 |
Silvestrin, Celsi Brönstrup |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosso, Gisele Silvestrin, Celsi Brönstrup |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación pública. Interés público. Organizacionespúblicas • Responsabilidad Social • Releases. Public communication. Public interest. Public organization. Social responsibility. Releases. Comunicação pública. Responsabilidade social. Organizações públicas. Interesse público. Releases. |
topic |
Comunicación pública. Interés público. Organizacionespúblicas • Responsabilidad Social • Releases. Public communication. Public interest. Public organization. Social responsibility. Releases. Comunicação pública. Responsabilidade social. Organizações públicas. Interesse público. Releases. |
description |
O artigo propõe o uso da comunicação pública na gestão pública como forma de exercer a responsabilidade social. Analisa brevemente a correlação existente entre ambas, fundamentando aspectos teóricos relevantes sobre o conceito da comunicação pública. Demonstra operacionalmente essa prática, trazendo resultados da pesquisa realizada no Ministério Público do Trabalho no Paraná, ao evidenciar que a opção pela comunicação pública, de fato, promove a responsabilidade social ao favorecer a participação e os interesses da sociedade, na exigência da accountabillity e no alastramento da esfera pública. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139181 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139181 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139181 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139181/134523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 231-243 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109416910848 |