Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Carolina Frazon
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/159884
Resumo: Por meio de pesquisa bibliográfica acompanhada de exemplos reais originados de amostragem não probabilística intencional, o artigo trata da possibilidade de uso de estratégias de relações públicas digitais como uma alternativa ao bloqueio imposto pelos algoritmos das plataformas de mídias sociais. Apoiado em casos reais, o artigo é iniciado pela conceituação do algoritmo, passando pela caracterização das relações públicas digitais e, depois, abordando a utilização destas para compensar entraves impostos pelos sites de redes sociai. Por fim, apresentam-se as considerações finais.
id USP-72_7a0f9dc34004704b99c4d39e99d132eb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/159884
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociaisRelaciones públicas digitales como alternativa a los algoritmos de las plataformas de redes socialesDigital public relations as an alternative to the social media platform algorithmsAlgorithmSocial Media PlatformsDigital Public RelationsAlgoritmoPlataformas de Redes SocialesRelaciones Públicas DigitalesAlgoritmoPlataformas de Mídias SociaisRelações Públicas DigitaisPor meio de pesquisa bibliográfica acompanhada de exemplos reais originados de amostragem não probabilística intencional, o artigo trata da possibilidade de uso de estratégias de relações públicas digitais como uma alternativa ao bloqueio imposto pelos algoritmos das plataformas de mídias sociais. Apoiado em casos reais, o artigo é iniciado pela conceituação do algoritmo, passando pela caracterização das relações públicas digitais e, depois, abordando a utilização destas para compensar entraves impostos pelos sites de redes sociai. Por fim, apresentam-se as considerações finais.Through a bibliographical research followed by real examples from intentional non-probabilistic sampling, this article deals with the possibility of using digital public relations strategies as an alternative to the block imposed by the social media platform algorithms. With the support of real cases throughout its extension, this study begins with the conceptualization of the algorithm, by characterizing digital public relations using it to compensate for the obstacles imposed by social networks’ websites, and finally, the final considerations.Por medio de investigación bibliográfica acompañada de ejemplos reales originados de muestreo no probabilístico intencional, el artículo trata de la posibilidad de uso de estrategias de relaciones públicas digitales como una alternativa al bloqueo impuesto por los algoritmos de las plataformas de medios sociales. Con el apoyo de casos reales por toda su extensión, el artículo se inicia por la conceptualización del algoritmo, pasando por la caracterización de las relaciones públicas digitales y en cómo utilizarlas para compensar los obstáculos impuestos por los sitios de redes sociales y, finalmente, las consideraciones finales.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/15988410.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.159884Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 27-422238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/159884/156029Copyright (c) 2019 Carolina Frazon Terrainfo:eu-repo/semantics/openAccessTerra, Carolina Frazon2019-09-17T18:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/159884Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:50.046697Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
Relaciones públicas digitales como alternativa a los algoritmos de las plataformas de redes sociales
Digital public relations as an alternative to the social media platform algorithms
title Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
spellingShingle Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
Terra, Carolina Frazon
Algorithm
Social Media Platforms
Digital Public Relations
Algoritmo
Plataformas de Redes Sociales
Relaciones Públicas Digitales
Algoritmo
Plataformas de Mídias Sociais
Relações Públicas Digitais
title_short Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
title_full Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
title_fullStr Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
title_full_unstemmed Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
title_sort Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais
author Terra, Carolina Frazon
author_facet Terra, Carolina Frazon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Carolina Frazon
dc.subject.por.fl_str_mv Algorithm
Social Media Platforms
Digital Public Relations
Algoritmo
Plataformas de Redes Sociales
Relaciones Públicas Digitales
Algoritmo
Plataformas de Mídias Sociais
Relações Públicas Digitais
topic Algorithm
Social Media Platforms
Digital Public Relations
Algoritmo
Plataformas de Redes Sociales
Relaciones Públicas Digitales
Algoritmo
Plataformas de Mídias Sociais
Relações Públicas Digitais
description Por meio de pesquisa bibliográfica acompanhada de exemplos reais originados de amostragem não probabilística intencional, o artigo trata da possibilidade de uso de estratégias de relações públicas digitais como uma alternativa ao bloqueio imposto pelos algoritmos das plataformas de mídias sociais. Apoiado em casos reais, o artigo é iniciado pela conceituação do algoritmo, passando pela caracterização das relações públicas digitais e, depois, abordando a utilização destas para compensar entraves impostos pelos sites de redes sociai. Por fim, apresentam-se as considerações finais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/159884
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.159884
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/159884
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.159884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/159884/156029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Carolina Frazon Terra
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Carolina Frazon Terra
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 27-42
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110917423104