Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dreyer, Bianca Marder
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821
Resumo: The review of the literature on relationship management and measurement of results indicates the need for reflection on the contribution of Public Relations to the generation of value through the management of relational capital. With this purpose, this article seeks to point out the theoretical bases and assumptions for proposing a model for evaluating and measuring processes and results of relationship management in organizational communication and public relations.
id USP-72_7bcae14caa3d2e5f7c09bab69eea96e2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/209821
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuraçãoRelaciones Públicas y capital relacional: fundamentos teóricos y supuestos para un modelo de mediciónPublic Relations and relational capital: theoretical basis and assumptions for a measurement modelRelaciones públicasRelaciónCapital relacionalMediciónGeneración de valorPublic relationsRelationRelational capitalMeasurementValue creationRelações públicasRelacionamentoCapital relacionalMensuraçãoGeração de valorThe review of the literature on relationship management and measurement of results indicates the need for reflection on the contribution of Public Relations to the generation of value through the management of relational capital. With this purpose, this article seeks to point out the theoretical bases and assumptions for proposing a model for evaluating and measuring processes and results of relationship management in organizational communication and public relations.A revisão da literatura sobre os temas gestão de relacionamentos e mensuração de resultados aponta para a necessidade de reflexão acerca da contribuição das Relações Públicas para a geração de valor por meio da gestão do capital relacional. Com este propósito, o presente artigo busca apontar as bases teóricas e premissas para a proposição de um modelo de avaliação e mensuração de processos e resultados da gestão de relacionamentos em comunicação organizacional e relações públicas.La revisión bibliográfica sobre gestión de relaciones y medición de resultados apunta a la necesidad de reflexionar sobre la contribución de las Relaciones Públicas a la generación de valor a través de la gestión del capital relacional. Con ese propósito, este artículo busca señalar las bases teóricas y los supuestos para proponer un modelo de evaluación y medición de procesos y resultados de la gestión de relaciones en la comunicación organizacional y las relaciones públicas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20982110.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.209821Organicom; v. 20 n. 42 (2023): Mensuração e Avaliação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas; 33-482238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198640https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198661Copyright (c) 2023 Bianca Marder Dreyer, Valéria de Siqueira Castro Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDreyer, Bianca MarderLopes, Valéria de Siqueira CastroDreyer, Bianca MarderLopes, Valéria de Siqueira CastroDreyer, Bianca MarderLopes, Valéria de Siqueira Castro2023-10-27T15:31:13Zoai:revistas.usp.br:article/209821Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-10-27T15:31:13Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
Relaciones Públicas y capital relacional: fundamentos teóricos y supuestos para un modelo de medición
Public Relations and relational capital: theoretical basis and assumptions for a measurement model
title Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
spellingShingle Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
Dreyer, Bianca Marder
Relaciones públicas
Relación
Capital relacional
Medición
Generación de valor
Public relations
Relation
Relational capital
Measurement
Value creation
Relações públicas
Relacionamento
Capital relacional
Mensuração
Geração de valor
title_short Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
title_full Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
title_fullStr Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
title_full_unstemmed Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
title_sort Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
author Dreyer, Bianca Marder
author_facet Dreyer, Bianca Marder
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
author_role author
author2 Lopes, Valéria de Siqueira Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dreyer, Bianca Marder
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Dreyer, Bianca Marder
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Dreyer, Bianca Marder
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Relaciones públicas
Relación
Capital relacional
Medición
Generación de valor
Public relations
Relation
Relational capital
Measurement
Value creation
Relações públicas
Relacionamento
Capital relacional
Mensuração
Geração de valor
topic Relaciones públicas
Relación
Capital relacional
Medición
Generación de valor
Public relations
Relation
Relational capital
Measurement
Value creation
Relações públicas
Relacionamento
Capital relacional
Mensuração
Geração de valor
description The review of the literature on relationship management and measurement of results indicates the need for reflection on the contribution of Public Relations to the generation of value through the management of relational capital. With this purpose, this article seeks to point out the theoretical bases and assumptions for proposing a model for evaluating and measuring processes and results of relationship management in organizational communication and public relations.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.209821
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.209821
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198640
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Bianca Marder Dreyer, Valéria de Siqueira Castro Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Bianca Marder Dreyer, Valéria de Siqueira Castro Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 20 n. 42 (2023): Mensuração e Avaliação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas; 33-48
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108021256192