Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821 |
Resumo: | The review of the literature on relationship management and measurement of results indicates the need for reflection on the contribution of Public Relations to the generation of value through the management of relational capital. With this purpose, this article seeks to point out the theoretical bases and assumptions for proposing a model for evaluating and measuring processes and results of relationship management in organizational communication and public relations. |
id |
USP-72_7bcae14caa3d2e5f7c09bab69eea96e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/209821 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuraçãoRelaciones Públicas y capital relacional: fundamentos teóricos y supuestos para un modelo de mediciónPublic Relations and relational capital: theoretical basis and assumptions for a measurement modelRelaciones públicasRelaciónCapital relacionalMediciónGeneración de valorPublic relationsRelationRelational capitalMeasurementValue creationRelações públicasRelacionamentoCapital relacionalMensuraçãoGeração de valorThe review of the literature on relationship management and measurement of results indicates the need for reflection on the contribution of Public Relations to the generation of value through the management of relational capital. With this purpose, this article seeks to point out the theoretical bases and assumptions for proposing a model for evaluating and measuring processes and results of relationship management in organizational communication and public relations.A revisão da literatura sobre os temas gestão de relacionamentos e mensuração de resultados aponta para a necessidade de reflexão acerca da contribuição das Relações Públicas para a geração de valor por meio da gestão do capital relacional. Com este propósito, o presente artigo busca apontar as bases teóricas e premissas para a proposição de um modelo de avaliação e mensuração de processos e resultados da gestão de relacionamentos em comunicação organizacional e relações públicas.La revisión bibliográfica sobre gestión de relaciones y medición de resultados apunta a la necesidad de reflexionar sobre la contribución de las Relaciones Públicas a la generación de valor a través de la gestión del capital relacional. Con ese propósito, este artículo busca señalar las bases teóricas y los supuestos para proponer un modelo de evaluación y medición de procesos y resultados de la gestión de relaciones en la comunicación organizacional y las relaciones públicas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20982110.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.209821Organicom; v. 20 n. 42 (2023): Mensuração e Avaliação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas; 33-482238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198640https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198661Copyright (c) 2023 Bianca Marder Dreyer, Valéria de Siqueira Castro Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDreyer, Bianca MarderLopes, Valéria de Siqueira CastroDreyer, Bianca MarderLopes, Valéria de Siqueira CastroDreyer, Bianca MarderLopes, Valéria de Siqueira Castro2023-10-27T15:31:13Zoai:revistas.usp.br:article/209821Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-10-27T15:31:13Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração Relaciones Públicas y capital relacional: fundamentos teóricos y supuestos para un modelo de medición Public Relations and relational capital: theoretical basis and assumptions for a measurement model |
title |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração |
spellingShingle |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração Dreyer, Bianca Marder Relaciones públicas Relación Capital relacional Medición Generación de valor Public relations Relation Relational capital Measurement Value creation Relações públicas Relacionamento Capital relacional Mensuração Geração de valor |
title_short |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração |
title_full |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração |
title_fullStr |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração |
title_full_unstemmed |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração |
title_sort |
Relações Públicas e capital relacional: bases teóricas e premissas para um modelo de mensuração |
author |
Dreyer, Bianca Marder |
author_facet |
Dreyer, Bianca Marder Lopes, Valéria de Siqueira Castro |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Valéria de Siqueira Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dreyer, Bianca Marder Lopes, Valéria de Siqueira Castro Dreyer, Bianca Marder Lopes, Valéria de Siqueira Castro Dreyer, Bianca Marder Lopes, Valéria de Siqueira Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relaciones públicas Relación Capital relacional Medición Generación de valor Public relations Relation Relational capital Measurement Value creation Relações públicas Relacionamento Capital relacional Mensuração Geração de valor |
topic |
Relaciones públicas Relación Capital relacional Medición Generación de valor Public relations Relation Relational capital Measurement Value creation Relações públicas Relacionamento Capital relacional Mensuração Geração de valor |
description |
The review of the literature on relationship management and measurement of results indicates the need for reflection on the contribution of Public Relations to the generation of value through the management of relational capital. With this purpose, this article seeks to point out the theoretical bases and assumptions for proposing a model for evaluating and measuring processes and results of relationship management in organizational communication and public relations. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.209821 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.209821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198640 https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/209821/198661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Bianca Marder Dreyer, Valéria de Siqueira Castro Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Bianca Marder Dreyer, Valéria de Siqueira Castro Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 20 n. 42 (2023): Mensuração e Avaliação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas; 33-48 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047108021256192 |