What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos. |
id |
USP-72_9aca8fa3220ce2f12173a3d54855e2f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/162532 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysysO que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão¿Lo que imaginan las empresas brasileñas? Análisis de las declaraciones de visiónGestão estratégica Declarações de visão Discurso de gestão Análise de conteúdoGestión estratégica Declaraciones de visión Discurso de gestión Análisis de contenidoStrategic management Vision statements Management discourse Content analysisEsta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos. This study delineated an imaginary profile of the 500 biggest Brazilian companies based on their vision statements. The research strategy used was qualitative, using content and discourse analysis techniques. The results show that half of Brazilian companies have a vision statement in their home pages. Those statements have an average of words similar to the international average, according to the literature. There is low adaptation in terms of presence of components recommended by the literature for a good vision statement. The results show that the technique of elaborating and using mission statements is well spread in Brazil, but there is space for improvements in terms of its contents.Esta investigación cualitativa buscó conocer el perfil de las más grandes empresas de Brasil en cuanto a sus declaraciones de visión, con la utilización de técnicas de análisis de contenido y de análisis de discurso. Los resultados evidencian que la mitad de las empresas tienen su declaración de visión frecuentemente similar al promedio internacional y presentan una baja adecuación a los términos componentes para tener una buena declaración. Además, muestran que la técnica de elaboración y uso de declaraciones de visión están bien propagadas en Brasil, pero hay espacio para perfeccionamientos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16253210.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532Organicom; v. 17 n. 34 (2020): Desinformação e comunicação na sociedade contemporânea; 24-352238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532/168688Copyright (c) 2021 André Rehbein Sathler, Roberto Campos da Rocha Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSathler, André Rehbein Miranda, Roberto Campos da Rocha2021-04-28T17:34:35Zoai:revistas.usp.br:article/162532Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:51.168801Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys O que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão ¿Lo que imaginan las empresas brasileñas? Análisis de las declaraciones de visión |
title |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys |
spellingShingle |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys Sathler, André Rehbein Gestão estratégica Declarações de visão Discurso de gestão Análise de conteúdo Gestión estratégica Declaraciones de visión Discurso de gestión Análisis de contenido Strategic management Vision statements Management discourse Content analysis |
title_short |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys |
title_full |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys |
title_fullStr |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys |
title_full_unstemmed |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys |
title_sort |
What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys |
author |
Sathler, André Rehbein |
author_facet |
Sathler, André Rehbein Miranda, Roberto Campos da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Roberto Campos da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sathler, André Rehbein Miranda, Roberto Campos da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão estratégica Declarações de visão Discurso de gestão Análise de conteúdo Gestión estratégica Declaraciones de visión Discurso de gestión Análisis de contenido Strategic management Vision statements Management discourse Content analysis |
topic |
Gestão estratégica Declarações de visão Discurso de gestão Análise de conteúdo Gestión estratégica Declaraciones de visión Discurso de gestión Análisis de contenido Strategic management Vision statements Management discourse Content analysis |
description |
Esta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532/168688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 André Rehbein Sathler, Roberto Campos da Rocha Miranda http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 André Rehbein Sathler, Roberto Campos da Rocha Miranda http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 17 n. 34 (2020): Desinformação e comunicação na sociedade contemporânea; 24-35 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111234093056 |