What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sathler, André Rehbein
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Roberto Campos da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532
Resumo: Esta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos.  
id USP-72_9aca8fa3220ce2f12173a3d54855e2f6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/162532
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysysO que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão¿Lo que imaginan las empresas brasileñas? Análisis de las declaraciones de visiónGestão estratégica Declarações de visão Discurso de gestão Análise de conteúdoGestión estratégica Declaraciones de visión Discurso de gestión Análisis de contenidoStrategic management Vision statements Management discourse Content analysisEsta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos.  This study delineated an imaginary profile of the 500 biggest Brazilian companies based on their vision statements. The research strategy used was qualitative, using content and discourse analysis techniques. The results show that half of Brazilian companies have a vision statement in their home pages. Those statements have an average of words similar to the international average, according to the literature. There is low adaptation in terms of presence of components recommended by the literature for a good vision statement. The results show that the technique of elaborating and using mission statements is well spread in Brazil, but there is space for improvements in terms of its contents.Esta investigación cualitativa buscó conocer el perfil de las más grandes empresas de Brasil en cuanto a sus declaraciones de visión, con la utilización de técnicas de análisis de contenido y de análisis de discurso. Los resultados evidencian que la mitad de las empresas tienen su declaración de visión frecuentemente similar al promedio internacional y presentan una baja adecuación a los términos componentes para tener una buena declaración. Además, muestran que la técnica de elaboración y uso de declaraciones de visión están bien propagadas en Brasil, pero hay espacio para perfeccionamientos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16253210.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532Organicom; v. 17 n. 34 (2020): Desinformação e comunicação na sociedade contemporânea; 24-352238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532/168688Copyright (c) 2021 André Rehbein Sathler, Roberto Campos da Rocha Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSathler, André Rehbein Miranda, Roberto Campos da Rocha2021-04-28T17:34:35Zoai:revistas.usp.br:article/162532Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:51.168801Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
O que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão
¿Lo que imaginan las empresas brasileñas? Análisis de las declaraciones de visión
title What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
spellingShingle What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
Sathler, André Rehbein
Gestão estratégica
Declarações de visão
Discurso de gestão
Análise de conteúdo
Gestión estratégica
Declaraciones de visión
Discurso de gestión
Análisis de contenido
Strategic management
Vision statements
Management discourse
Content analysis
title_short What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
title_full What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
title_fullStr What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
title_full_unstemmed What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
title_sort What Brazilian’s companies imagine? A discursive vision statements analysys
author Sathler, André Rehbein
author_facet Sathler, André Rehbein
Miranda, Roberto Campos da Rocha
author_role author
author2 Miranda, Roberto Campos da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sathler, André Rehbein
Miranda, Roberto Campos da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Declarações de visão
Discurso de gestão
Análise de conteúdo
Gestión estratégica
Declaraciones de visión
Discurso de gestión
Análisis de contenido
Strategic management
Vision statements
Management discourse
Content analysis
topic Gestão estratégica
Declarações de visão
Discurso de gestão
Análise de conteúdo
Gestión estratégica
Declaraciones de visión
Discurso de gestión
Análisis de contenido
Strategic management
Vision statements
Management discourse
Content analysis
description Esta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532/168688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 André Rehbein Sathler, Roberto Campos da Rocha Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 André Rehbein Sathler, Roberto Campos da Rocha Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 34 (2020): Desinformação e comunicação na sociedade contemporânea; 24-35
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111234093056