A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138973 |
Resumo: | Reflete-se sobre a comunicação como força vital de toda organização que a leva a entrar em relação com seus públicos por meio de mensagens. O foco das análises é a enunciação da organização midiática Zero Hora (ZH). Examinam-se as marcas de auto-referencialidade presentes na discursivização da cultura organizacional, mostrando-se fragmentos textuais da coluna Cartas do Editor. A enunciação da organização indica valores culturais como credibilidade, qualidade e responsabilidade, conferindo visibilidade a aspectos de si. A especificidade dos efeitos de suas operações auto-referenciais recai sobre as condições de produção de efeito de sentido de imagem. |
id |
USP-72_b585c004feaf132e94cb3b660327c983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138973 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagemA discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagemA discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagemComunicación Organizacional. Visibilidad. Autorreferencia. Efect os de sentido de la imagen.Organizational Communication. Visibility. Self –referentiality. Effects of sense of image.Comunicação Organizacional. Visibilidade. Auto-referencialidade. Efeito de sentido de imagem.Reflete-se sobre a comunicação como força vital de toda organização que a leva a entrar em relação com seus públicos por meio de mensagens. O foco das análises é a enunciação da organização midiática Zero Hora (ZH). Examinam-se as marcas de auto-referencialidade presentes na discursivização da cultura organizacional, mostrando-se fragmentos textuais da coluna Cartas do Editor. A enunciação da organização indica valores culturais como credibilidade, qualidade e responsabilidade, conferindo visibilidade a aspectos de si. A especificidade dos efeitos de suas operações auto-referenciais recai sobre as condições de produção de efeito de sentido de imagem.Reflexiona sobre la comunicación como una fuerza vital en toda la organización, que la lleva a entrar en relación con sus públicos a través de mensajes. El objeto de este análisis es la enunciación de la organización mediática Zero Hora (ZH). Se examinan las marcas de autorreferencia en la enunciación discursiva de la cultura de la organización, mostrando fragmentos textuales de la columna “Cartas del Editor”. La enunciación de la organización indica que los valores culturales tales como la credibilidad, la calidad y la rendición de cuentas, dando visibilidad a aspectos de sí. La especificidad de los efectos de sus operaciones de autorreferencia cae en las condiciones de producción de efectos de sentido de imagen.This study is a reflection on communication as a vital force of every organization, which leads it to relate with its public by means of messages. The focus of the analyses is the articulation of the media organization Zero Hora (ZH). The marks of self-referentiality that are present in the discursiveness of the organizational culture, revealing fragments of texts of the “Editor’s Letters” column. The articulation of the organization reveals cultural values like credibility, quality and responsibility, conferring visibility on aspects concerning itself. The specificity of the effects of its self-referential operations falls upon the conditions for producing effects of sense of image.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13897310.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138973Organicom; v. 5 n. 8 (2008): Ética e Comunicação nas Organizações; 140-1492238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138973/134321Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCasaroli, LutianaPeruzzolo, Adair Caetano2017-10-31T15:38:56Zoai:revistas.usp.br:article/138973Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:22.067015Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem |
title |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem |
spellingShingle |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem Casaroli, Lutiana Comunicación Organizacional. Visibilidad. Autorreferencia. Efect os de sentido de la imagen. Organizational Communication. Visibility. Self –referentiality. Effects of sense of image. Comunicação Organizacional. Visibilidade. Auto-referencialidade. Efeito de sentido de imagem. |
title_short |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem |
title_full |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem |
title_fullStr |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem |
title_full_unstemmed |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem |
title_sort |
A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem |
author |
Casaroli, Lutiana |
author_facet |
Casaroli, Lutiana Peruzzolo, Adair Caetano |
author_role |
author |
author2 |
Peruzzolo, Adair Caetano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casaroli, Lutiana Peruzzolo, Adair Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación Organizacional. Visibilidad. Autorreferencia. Efect os de sentido de la imagen. Organizational Communication. Visibility. Self –referentiality. Effects of sense of image. Comunicação Organizacional. Visibilidade. Auto-referencialidade. Efeito de sentido de imagem. |
topic |
Comunicación Organizacional. Visibilidad. Autorreferencia. Efect os de sentido de la imagen. Organizational Communication. Visibility. Self –referentiality. Effects of sense of image. Comunicação Organizacional. Visibilidade. Auto-referencialidade. Efeito de sentido de imagem. |
description |
Reflete-se sobre a comunicação como força vital de toda organização que a leva a entrar em relação com seus públicos por meio de mensagens. O foco das análises é a enunciação da organização midiática Zero Hora (ZH). Examinam-se as marcas de auto-referencialidade presentes na discursivização da cultura organizacional, mostrando-se fragmentos textuais da coluna Cartas do Editor. A enunciação da organização indica valores culturais como credibilidade, qualidade e responsabilidade, conferindo visibilidade a aspectos de si. A especificidade dos efeitos de suas operações auto-referenciais recai sobre as condições de produção de efeito de sentido de imagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138973 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138973 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138973 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138973/134321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 5 n. 8 (2008): Ética e Comunicação nas Organizações; 140-149 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047108782522368 |