Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lencastre, Paulo de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Côrte-Real, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946
Resumo: Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal.
id USP-72_b733ad550ec2307a1501938cfbb265f7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138946
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marcaUm triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marcaUm triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marcaMarca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca.Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity.Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca.Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal.Se parte de la metáfora de la miopía para explicar la visión más limitada de la marca, entendida como una señal de identidad de un producto. Siendo la marca una señal, recurre a la semiótica, la ciencia de las señales, para aplicar un modelo que amplía el concepto de marca a tres dimensiones: la de la señal de identidad propiamente dicha; la del objeto al que la señal se refiere, y la de la respuesta del mercado a la señal.This article uses the short-sightedness metaphor to explain the more limited vision of the brand, understood to be the sign of identity of a product. As the brand is a sign, it resorts to semiotics, the science of signs, to apply a model that expands the concept of brand to three dimensions: the sign of identity per se; the object to which the sign relates; and the market’s response to the sign.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13894610.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 98-1132238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946/134294Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessLencastre, Paulo deCôrte-Real, Ana2017-10-31T10:35:59Zoai:revistas.usp.br:article/138946Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:20.540073Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
title Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
spellingShingle Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
Lencastre, Paulo de
Marca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca.
Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity.
Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca.
title_short Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
title_full Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
title_fullStr Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
title_full_unstemmed Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
title_sort Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
author Lencastre, Paulo de
author_facet Lencastre, Paulo de
Côrte-Real, Ana
author_role author
author2 Côrte-Real, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lencastre, Paulo de
Côrte-Real, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Marca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca.
Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity.
Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca.
topic Marca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca.
Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity.
Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca.
description Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946/134294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 98-113
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108438589440