Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946 |
Resumo: | Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal. |
id |
USP-72_b733ad550ec2307a1501938cfbb265f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138946 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marcaUm triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marcaUm triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marcaMarca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca.Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity.Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca.Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal.Se parte de la metáfora de la miopía para explicar la visión más limitada de la marca, entendida como una señal de identidad de un producto. Siendo la marca una señal, recurre a la semiótica, la ciencia de las señales, para aplicar un modelo que amplía el concepto de marca a tres dimensiones: la de la señal de identidad propiamente dicha; la del objeto al que la señal se refiere, y la de la respuesta del mercado a la señal.This article uses the short-sightedness metaphor to explain the more limited vision of the brand, understood to be the sign of identity of a product. As the brand is a sign, it resorts to semiotics, the science of signs, to apply a model that expands the concept of brand to three dimensions: the sign of identity per se; the object to which the sign relates; and the market’s response to the sign.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13894610.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 98-1132238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946/134294Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessLencastre, Paulo deCôrte-Real, Ana2017-10-31T10:35:59Zoai:revistas.usp.br:article/138946Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:20.540073Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca |
title |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca |
spellingShingle |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca Lencastre, Paulo de Marca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca. Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity. Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca. |
title_short |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca |
title_full |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca |
title_fullStr |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca |
title_full_unstemmed |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca |
title_sort |
Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca |
author |
Lencastre, Paulo de |
author_facet |
Lencastre, Paulo de Côrte-Real, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Côrte-Real, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lencastre, Paulo de Côrte-Real, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca. Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity. Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca. |
topic |
Marca. Branding (Gestión De Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidad corporativa. Extensión de la marca. Posicionamiento de la marca. Imagen de la marca. Valor de la marca. Brand. Branding. Semiotics. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Corporate identity. Brand extension. Brand positioning. Brand image. Brand equity. Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca. |
description |
Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946/134294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 98-113 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047108438589440 |