Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Adriana da Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Parada, Augusto Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284
Resumo: A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento.
id USP-72_d163324c4ea15c3993e46c5b9797400c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139284
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal VivaOrganizational fans and the mnemonic discourse in the social media: notes based on the study of the Viva ChannelFans organizacionales y el discurso mnémico en los medios sociales: observaciones a partir del estudio del Canal VivaFans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva.Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel.Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva.A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento.The perspective addressed in the following discussion presumes the existence of an organizational fan that, due to a uniquebehavior establishes him/herself as a public of interest for the organizations. Starting from this classification and using asa focus of study the Viva Channel, of the Globo Group, one can list what would be the standard of behavior of this new publicand, further, in which way the symbolic exchanges materialize as factors of identification and relationship between the fansand the organizations in digital spaces. Thus, these scenarios point to possible communicational articulations on the partof the organizations for the maintenance of such relationship.La perspectiva abordada en la discusión a continuación parte del presupuesto de la existencia de un fan organizacionalque, en virtud de un comportamiento proprio, se establece como un público de interés de las organizaciones. A partir de talcategorización, y usando como foco de estudio el Canal Viva, del Grupo Globo, se consigue enumerar cuáles serían los padrones decomportamiento de ese nuevo público y, más, de qué forma las trocas simbólicas se concretizan como factores de identificacióny relacionamiento entre los fans y las organizaciones en espacios digitales. Así, tales panoramas apuntan para una miradasobre posibles articulaciones comunicacionales por parte de las organizaciones para la manutención de ese relacionamiento.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13928410.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139284Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 259-2712238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284/134625Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Adriana da RosaParada, Augusto Rodrigues2017-11-09T16:12:38Zoai:revistas.usp.br:article/139284Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:39.360528Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
Organizational fans and the mnemonic discourse in the social media: notes based on the study of the Viva Channel
Fans organizacionales y el discurso mnémico en los medios sociales: observaciones a partir del estudio del Canal Viva
title Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
spellingShingle Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
Amaral, Adriana da Rosa
Fans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva.
Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel.
Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva.
title_short Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
title_full Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
title_fullStr Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
title_full_unstemmed Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
title_sort Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
author Amaral, Adriana da Rosa
author_facet Amaral, Adriana da Rosa
Parada, Augusto Rodrigues
author_role author
author2 Parada, Augusto Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Adriana da Rosa
Parada, Augusto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Fans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva.
Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel.
Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva.
topic Fans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva.
Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel.
Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva.
description A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139284
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284/134625
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 259-271
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109870944256