Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284 |
Resumo: | A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento. |
id |
USP-72_d163324c4ea15c3993e46c5b9797400c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139284 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal VivaOrganizational fans and the mnemonic discourse in the social media: notes based on the study of the Viva ChannelFans organizacionales y el discurso mnémico en los medios sociales: observaciones a partir del estudio del Canal VivaFans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva.Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel.Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva.A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento.The perspective addressed in the following discussion presumes the existence of an organizational fan that, due to a uniquebehavior establishes him/herself as a public of interest for the organizations. Starting from this classification and using asa focus of study the Viva Channel, of the Globo Group, one can list what would be the standard of behavior of this new publicand, further, in which way the symbolic exchanges materialize as factors of identification and relationship between the fansand the organizations in digital spaces. Thus, these scenarios point to possible communicational articulations on the partof the organizations for the maintenance of such relationship.La perspectiva abordada en la discusión a continuación parte del presupuesto de la existencia de un fan organizacionalque, en virtud de un comportamiento proprio, se establece como un público de interés de las organizaciones. A partir de talcategorización, y usando como foco de estudio el Canal Viva, del Grupo Globo, se consigue enumerar cuáles serían los padrones decomportamiento de ese nuevo público y, más, de qué forma las trocas simbólicas se concretizan como factores de identificacióny relacionamiento entre los fans y las organizaciones en espacios digitales. Así, tales panoramas apuntan para una miradasobre posibles articulaciones comunicacionales por parte de las organizaciones para la manutención de ese relacionamiento.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13928410.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139284Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 259-2712238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284/134625Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Adriana da RosaParada, Augusto Rodrigues2017-11-09T16:12:38Zoai:revistas.usp.br:article/139284Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:39.360528Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva Organizational fans and the mnemonic discourse in the social media: notes based on the study of the Viva Channel Fans organizacionales y el discurso mnémico en los medios sociales: observaciones a partir del estudio del Canal Viva |
title |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva |
spellingShingle |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva Amaral, Adriana da Rosa Fans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva. Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel. Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva. |
title_short |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva |
title_full |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva |
title_fullStr |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva |
title_full_unstemmed |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva |
title_sort |
Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva |
author |
Amaral, Adriana da Rosa |
author_facet |
Amaral, Adriana da Rosa Parada, Augusto Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Parada, Augusto Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Adriana da Rosa Parada, Augusto Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva. Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel. Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva. |
topic |
Fans. Relacionamiento. Memoria. Fans organizacionales. Canal Viva. Fans. Relationship. Memory. Organizational fans. Viva Channel. Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva. |
description |
A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139284 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139284/134625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 259-271 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109870944256 |