Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hourneaux Junior, Flavio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caldana, Adriana Cristina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144120
Resumo: O ensaio apresenta os principais elementos e diretrizes da chamada gestão responsável (GR): responsabilidade, ética e sustentabilidade. São descritos também os principais elementos que constituem o Principles for Responsible Management Education (PRME), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fomento e desenvolvimento da GR. Além disso, os autores relatam as experiências do PRME no Brasil e no mundo e, principalmente, os resultados do congresso realizado no Brasil, em setembro de 2017, no qual se discutiu o tema em diversas perspectivas.
id USP-72_d16de1071f4fa0399d42a826f21df854
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144120
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)Responsible management: responsibility, ethics, and sustainability from the Principles for Responsible Management Education (PRME)Gestão responsável: responsabilidade, ética e sustentabilidade a partir do Principles for Responsible Management Education (PRME)Responsible managementResponsibilityEthicsSustainabilityPrinciples for Responsible Management Education (PRME)Gestión responsibleResponsabilidadÉticaSostenibilidadPrinciples for Responsible Management Education (PRME)Gestão responsávelResponsabilidadeÉticaSustentabilidadePrinciples for Responsible Management Education (PRME)O ensaio apresenta os principais elementos e diretrizes da chamada gestão responsável (GR): responsabilidade, ética e sustentabilidade. São descritos também os principais elementos que constituem o Principles for Responsible Management Education (PRME), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fomento e desenvolvimento da GR. Além disso, os autores relatam as experiências do PRME no Brasil e no mundo e, principalmente, os resultados do congresso realizado no Brasil, em setembro de 2017, no qual se discutiu o tema em diversas perspectivas.This essay presents the main elements and guidelines of the so-called responsible management (RM): responsibility, ethics and sustainability. They describe the main elements that form the Principles for Responsible Management Education (PRME), an United Nations (UN) initiative for the RM promotion and development. In addition, the authors report on PRME’s experiences in Brazil and in the world, especially the results of the conference held in Brazil, in September 2017, where the subject was discussed through different perspectives.El ensayo presenta los principales elementos y directrices de la llamada gestión responsable (GR): responsabilidad, ética y sostenibilidad. Se describen también los principales elementos que constituyen el Principles for Responsible Management Education (PRME), iniciativa de la Organización de las Naciones Unidas (ONU) para el fomento y desarrollo de la GR. Además, los autores relatan las experiencias del PRME en Brasil y en el mundo y, principalmente, los resultados del congreso realizado en Brasil, en el septiembre del 2017, donde se discutió el tema en sus diferentes perspectivas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/14412010.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144120Organicom; v. 14 n. 27 (2017): Comunicação, ética e integridade; 166-1802238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144120/138792Copyright (c) 2017 Flavio Hourneaux Junior, Adriana Cristina Caldanainfo:eu-repo/semantics/openAccessHourneaux Junior, FlavioCaldana, Adriana Cristina Ferreira2019-06-06T17:19:51Zoai:revistas.usp.br:article/144120Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:46.025218Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
Responsible management: responsibility, ethics, and sustainability from the Principles for Responsible Management Education (PRME)
Gestão responsável: responsabilidade, ética e sustentabilidade a partir do Principles for Responsible Management Education (PRME)
title Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
spellingShingle Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
Hourneaux Junior, Flavio
Responsible management
Responsibility
Ethics
Sustainability
Principles for Responsible Management Education (PRME)
Gestión responsible
Responsabilidad
Ética
Sostenibilidad
Principles for Responsible Management Education (PRME)
Gestão responsável
Responsabilidade
Ética
Sustentabilidade
Principles for Responsible Management Education (PRME)
title_short Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
title_full Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
title_fullStr Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
title_full_unstemmed Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
title_sort Gestión responsable: responsabilidad, ética y sostenibilidad a partir de los Principios para la Educación en Gestión Responsable (PRME)
author Hourneaux Junior, Flavio
author_facet Hourneaux Junior, Flavio
Caldana, Adriana Cristina Ferreira
author_role author
author2 Caldana, Adriana Cristina Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hourneaux Junior, Flavio
Caldana, Adriana Cristina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Responsible management
Responsibility
Ethics
Sustainability
Principles for Responsible Management Education (PRME)
Gestión responsible
Responsabilidad
Ética
Sostenibilidad
Principles for Responsible Management Education (PRME)
Gestão responsável
Responsabilidade
Ética
Sustentabilidade
Principles for Responsible Management Education (PRME)
topic Responsible management
Responsibility
Ethics
Sustainability
Principles for Responsible Management Education (PRME)
Gestión responsible
Responsabilidad
Ética
Sostenibilidad
Principles for Responsible Management Education (PRME)
Gestão responsável
Responsabilidade
Ética
Sustentabilidade
Principles for Responsible Management Education (PRME)
description O ensaio apresenta os principais elementos e diretrizes da chamada gestão responsável (GR): responsabilidade, ética e sustentabilidade. São descritos também os principais elementos que constituem o Principles for Responsible Management Education (PRME), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fomento e desenvolvimento da GR. Além disso, os autores relatam as experiências do PRME no Brasil e no mundo e, principalmente, os resultados do congresso realizado no Brasil, em setembro de 2017, no qual se discutiu o tema em diversas perspectivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144120
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144120
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144120
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144120/138792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Flavio Hourneaux Junior, Adriana Cristina Caldana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Flavio Hourneaux Junior, Adriana Cristina Caldana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 14 n. 27 (2017): Comunicação, ética e integridade; 166-180
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110820954113