Comunicación: profesión de la cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Restrepo, Mariluz
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870
Resumo: A autora faz uma reflexão sobre o papel dos comunicadores tendo como ótica sua relação com a cultura em um ambiente pós-moderno de novos meios, de criação e recriação de símbolos e atitudes. Uma nova dimensão abre-se ao comunicador, permitindo gerar outros processos de comunicação, deslocando os processos meramente informacionais e efetivistas para fazer justiça à comunicação humana, confrontando versões, apresentando novos mundos e possibilidades, mostrando e construindo, sobretudo, cultura.
id USP-72_db59ca0a3a1357e03cec4f2056ebe145
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138870
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicación: profesión de la culturaComunicación: profesión de la culturaComunicación: profesión de la culturaCommunication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes.Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação.Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación.A autora faz uma reflexão sobre o papel dos comunicadores tendo como ótica sua relação com a cultura em um ambiente pós-moderno de novos meios, de criação e recriação de símbolos e atitudes. Uma nova dimensão abre-se ao comunicador, permitindo gerar outros processos de comunicação, deslocando os processos meramente informacionais e efetivistas para fazer justiça à comunicação humana, confrontando versões, apresentando novos mundos e possibilidades, mostrando e construindo, sobretudo, cultura.The author reflects on the role of communication professionals, focusing their relationship with the culture in a postmodern environment, one of new media and of creation and re-creation of symbols and postures. A new dimension is revealed to this professional, permitting the rise of other communicational processes, displacing those which are merely informational and instrumental in order to reinforce human communication, confronting versions, presenting new worlds and possibilities, showing and building culture above all.La autora reflexiona sobre el papel de los especialistas en comunicación partiendo de su relación con la cultura en el entorno postmoderno de los nuevos medios y de creación y re-creación de símbolos y actitudes. El especialista se depara con una nueva dimensión, que le permite generar otros procesos de comunicación desplazando los procesos meramente informativos e instrumentales para centrarse en la comunicación humana confrontando versiones, presentando nuevos mundos y posibilidades y, principalmente, mostrando y construyendo cultura.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13887010.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138870Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 72-832238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870/134217Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRestrepo, Mariluz2017-10-25T10:24:35Zoai:revistas.usp.br:article/138870Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:16.319132Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicación: profesión de la cultura
Comunicación: profesión de la cultura
Comunicación: profesión de la cultura
title Comunicación: profesión de la cultura
spellingShingle Comunicación: profesión de la cultura
Restrepo, Mariluz
Communication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes.
Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação.
Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación.
title_short Comunicación: profesión de la cultura
title_full Comunicación: profesión de la cultura
title_fullStr Comunicación: profesión de la cultura
title_full_unstemmed Comunicación: profesión de la cultura
title_sort Comunicación: profesión de la cultura
author Restrepo, Mariluz
author_facet Restrepo, Mariluz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Restrepo, Mariluz
dc.subject.por.fl_str_mv Communication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes.
Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação.
Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación.
topic Communication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes.
Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação.
Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación.
description A autora faz uma reflexão sobre o papel dos comunicadores tendo como ótica sua relação com a cultura em um ambiente pós-moderno de novos meios, de criação e recriação de símbolos e atitudes. Uma nova dimensão abre-se ao comunicador, permitindo gerar outros processos de comunicação, deslocando os processos meramente informacionais e efetivistas para fazer justiça à comunicação humana, confrontando versões, apresentando novos mundos e possibilidades, mostrando e construindo, sobretudo, cultura.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138870
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138870
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870/134217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 72-83
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108333731840