Comunicación: profesión de la cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870 |
Resumo: | A autora faz uma reflexão sobre o papel dos comunicadores tendo como ótica sua relação com a cultura em um ambiente pós-moderno de novos meios, de criação e recriação de símbolos e atitudes. Uma nova dimensão abre-se ao comunicador, permitindo gerar outros processos de comunicação, deslocando os processos meramente informacionais e efetivistas para fazer justiça à comunicação humana, confrontando versões, apresentando novos mundos e possibilidades, mostrando e construindo, sobretudo, cultura. |
id |
USP-72_db59ca0a3a1357e03cec4f2056ebe145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138870 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicación: profesión de la culturaComunicación: profesión de la culturaComunicación: profesión de la culturaCommunication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes.Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação.Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación.A autora faz uma reflexão sobre o papel dos comunicadores tendo como ótica sua relação com a cultura em um ambiente pós-moderno de novos meios, de criação e recriação de símbolos e atitudes. Uma nova dimensão abre-se ao comunicador, permitindo gerar outros processos de comunicação, deslocando os processos meramente informacionais e efetivistas para fazer justiça à comunicação humana, confrontando versões, apresentando novos mundos e possibilidades, mostrando e construindo, sobretudo, cultura.The author reflects on the role of communication professionals, focusing their relationship with the culture in a postmodern environment, one of new media and of creation and re-creation of symbols and postures. A new dimension is revealed to this professional, permitting the rise of other communicational processes, displacing those which are merely informational and instrumental in order to reinforce human communication, confronting versions, presenting new worlds and possibilities, showing and building culture above all.La autora reflexiona sobre el papel de los especialistas en comunicación partiendo de su relación con la cultura en el entorno postmoderno de los nuevos medios y de creación y re-creación de símbolos y actitudes. El especialista se depara con una nueva dimensión, que le permite generar otros procesos de comunicación desplazando los procesos meramente informativos e instrumentales para centrarse en la comunicación humana confrontando versiones, presentando nuevos mundos y posibilidades y, principalmente, mostrando y construyendo cultura.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13887010.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138870Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 72-832238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870/134217Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRestrepo, Mariluz2017-10-25T10:24:35Zoai:revistas.usp.br:article/138870Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:16.319132Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicación: profesión de la cultura Comunicación: profesión de la cultura Comunicación: profesión de la cultura |
title |
Comunicación: profesión de la cultura |
spellingShingle |
Comunicación: profesión de la cultura Restrepo, Mariluz Communication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes. Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação. Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación. |
title_short |
Comunicación: profesión de la cultura |
title_full |
Comunicación: profesión de la cultura |
title_fullStr |
Comunicación: profesión de la cultura |
title_full_unstemmed |
Comunicación: profesión de la cultura |
title_sort |
Comunicación: profesión de la cultura |
author |
Restrepo, Mariluz |
author_facet |
Restrepo, Mariluz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Restrepo, Mariluz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes. Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação. Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación. |
topic |
Communication. Culture. Post Modernity. New media. Communicational processes. Comunicação. Cultura. Pós-Modernidade. Novos meios. Processos de comunicação. Comunicación. Cultura. Postmodernidad. Nuevos Medios. Procesos de comunicación. |
description |
A autora faz uma reflexão sobre o papel dos comunicadores tendo como ótica sua relação com a cultura em um ambiente pós-moderno de novos meios, de criação e recriação de símbolos e atitudes. Uma nova dimensão abre-se ao comunicador, permitindo gerar outros processos de comunicação, deslocando os processos meramente informacionais e efetivistas para fazer justiça à comunicação humana, confrontando versões, apresentando novos mundos e possibilidades, mostrando e construindo, sobretudo, cultura. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138870 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138870/134217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 72-83 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047108333731840 |