A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcio Carneiro dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444
Resumo: We discuss the impact of the transformations generated by the digital media ecosystem in the field of communication, from the quantitative explosion of the emitters, sustained by the ubiquity of networks and technological devices that support the production of content. Based on the proposals of Design Science and the approach of Digital Methods, we think the possibilities of epistemological and methodological expansion, through interdisciplinary initiatives and the incorporation of new skills in the formation of professionals and researchers, in order to face the current situation of data overload and tools poorly adapted to understand it.
id USP-72_dd41a6298541bc3f45040f21e7f29e54
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/161444
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicaçãoThe datification of a knowledge field: how algorithms, numbers and quantitative approaches are changing communicationLa datificación de un campo de conocimiento: como los algoritmos, los números y los enfoques cuantitativos están cambiando la comunicaciónDataAlgorithmsCommunicationDatosAlgoritmosComunicaciónDadosAlgoritmosComunicaçãoWe discuss the impact of the transformations generated by the digital media ecosystem in the field of communication, from the quantitative explosion of the emitters, sustained by the ubiquity of networks and technological devices that support the production of content. Based on the proposals of Design Science and the approach of Digital Methods, we think the possibilities of epistemological and methodological expansion, through interdisciplinary initiatives and the incorporation of new skills in the formation of professionals and researchers, in order to face the current situation of data overload and tools poorly adapted to understand it.Discutimos el impacto de las transformaciones generadas por el ecosistema de medios digitales en el campo de la comunicación, a partir de la explosión cuantitativa de los emisores, que se sostiene en la ubicuidad de las redes y dispositivos tecnológicos que apoyan la producción de contenido. Con base en las propuestas de design science y el enfoque de métodos digitales, analizamos las posibilidades de expansión epistemológica y metodológica, fundamentadas en iniciativas interdisciplinarias y en la incorporación de nuevas habilidades en la formación de profesionales e investigadores, para enfrentar la situación actual del exceso de datos y herramientas mal adaptadas para entenderla.Discute-se o impacto das transformações geradas pelo ecossistema digital dos meios no campo da comunicação, a partir da explosão quantitativa dos emissores, sustentada pela ubiquidade das redes e dispositivos tecnológicos de suporte à produção de conteúdo. Analisam-se, a partir das propostas da design science e da abordagem dos métodos digitais, as possibilidades de expansão epistemológica e metodológica, baseadas nas iniciativas interdisciplinares e na incorporação de novas habilidades na formação de profissionais e pesquisadores, para enfrentar a atual situação de excesso de dados e ferramental pouco adaptado para compreendê-la.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16144410.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 145-1572238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444/159283Copyright (c) 2019 Márcio Carneiro dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Márcio Carneiro dos2020-02-13T22:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/161444Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:50.946251Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
The datification of a knowledge field: how algorithms, numbers and quantitative approaches are changing communication
La datificación de un campo de conocimiento: como los algoritmos, los números y los enfoques cuantitativos están cambiando la comunicación
title A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
spellingShingle A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
Santos, Márcio Carneiro dos
Data
Algorithms
Communication
Datos
Algoritmos
Comunicación
Dados
Algoritmos
Comunicação
title_short A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
title_full A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
title_fullStr A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
title_full_unstemmed A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
title_sort A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
author Santos, Márcio Carneiro dos
author_facet Santos, Márcio Carneiro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcio Carneiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Data
Algorithms
Communication
Datos
Algoritmos
Comunicación
Dados
Algoritmos
Comunicação
topic Data
Algorithms
Communication
Datos
Algoritmos
Comunicación
Dados
Algoritmos
Comunicação
description We discuss the impact of the transformations generated by the digital media ecosystem in the field of communication, from the quantitative explosion of the emitters, sustained by the ubiquity of networks and technological devices that support the production of content. Based on the proposals of Design Science and the approach of Digital Methods, we think the possibilities of epistemological and methodological expansion, through interdisciplinary initiatives and the incorporation of new skills in the formation of professionals and researchers, in order to face the current situation of data overload and tools poorly adapted to understand it.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444/159283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Márcio Carneiro dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Márcio Carneiro dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 145-157
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110937346048