A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444 |
Resumo: | We discuss the impact of the transformations generated by the digital media ecosystem in the field of communication, from the quantitative explosion of the emitters, sustained by the ubiquity of networks and technological devices that support the production of content. Based on the proposals of Design Science and the approach of Digital Methods, we think the possibilities of epistemological and methodological expansion, through interdisciplinary initiatives and the incorporation of new skills in the formation of professionals and researchers, in order to face the current situation of data overload and tools poorly adapted to understand it. |
id |
USP-72_dd41a6298541bc3f45040f21e7f29e54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/161444 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicaçãoThe datification of a knowledge field: how algorithms, numbers and quantitative approaches are changing communicationLa datificación de un campo de conocimiento: como los algoritmos, los números y los enfoques cuantitativos están cambiando la comunicaciónDataAlgorithmsCommunicationDatosAlgoritmosComunicaciónDadosAlgoritmosComunicaçãoWe discuss the impact of the transformations generated by the digital media ecosystem in the field of communication, from the quantitative explosion of the emitters, sustained by the ubiquity of networks and technological devices that support the production of content. Based on the proposals of Design Science and the approach of Digital Methods, we think the possibilities of epistemological and methodological expansion, through interdisciplinary initiatives and the incorporation of new skills in the formation of professionals and researchers, in order to face the current situation of data overload and tools poorly adapted to understand it.Discutimos el impacto de las transformaciones generadas por el ecosistema de medios digitales en el campo de la comunicación, a partir de la explosión cuantitativa de los emisores, que se sostiene en la ubicuidad de las redes y dispositivos tecnológicos que apoyan la producción de contenido. Con base en las propuestas de design science y el enfoque de métodos digitales, analizamos las posibilidades de expansión epistemológica y metodológica, fundamentadas en iniciativas interdisciplinarias y en la incorporación de nuevas habilidades en la formación de profesionales e investigadores, para enfrentar la situación actual del exceso de datos y herramientas mal adaptadas para entenderla.Discute-se o impacto das transformações geradas pelo ecossistema digital dos meios no campo da comunicação, a partir da explosão quantitativa dos emissores, sustentada pela ubiquidade das redes e dispositivos tecnológicos de suporte à produção de conteúdo. Analisam-se, a partir das propostas da design science e da abordagem dos métodos digitais, as possibilidades de expansão epistemológica e metodológica, baseadas nas iniciativas interdisciplinares e na incorporação de novas habilidades na formação de profissionais e pesquisadores, para enfrentar a atual situação de excesso de dados e ferramental pouco adaptado para compreendê-la.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16144410.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 145-1572238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444/159283Copyright (c) 2019 Márcio Carneiro dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Márcio Carneiro dos2020-02-13T22:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/161444Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:50.946251Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação The datification of a knowledge field: how algorithms, numbers and quantitative approaches are changing communication La datificación de un campo de conocimiento: como los algoritmos, los números y los enfoques cuantitativos están cambiando la comunicación |
title |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação |
spellingShingle |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação Santos, Márcio Carneiro dos Data Algorithms Communication Datos Algoritmos Comunicación Dados Algoritmos Comunicação |
title_short |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação |
title_full |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação |
title_fullStr |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação |
title_full_unstemmed |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação |
title_sort |
A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação |
author |
Santos, Márcio Carneiro dos |
author_facet |
Santos, Márcio Carneiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Márcio Carneiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Data Algorithms Communication Datos Algoritmos Comunicación Dados Algoritmos Comunicação |
topic |
Data Algorithms Communication Datos Algoritmos Comunicación Dados Algoritmos Comunicação |
description |
We discuss the impact of the transformations generated by the digital media ecosystem in the field of communication, from the quantitative explosion of the emitters, sustained by the ubiquity of networks and technological devices that support the production of content. Based on the proposals of Design Science and the approach of Digital Methods, we think the possibilities of epistemological and methodological expansion, through interdisciplinary initiatives and the incorporation of new skills in the formation of professionals and researchers, in order to face the current situation of data overload and tools poorly adapted to understand it. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444/159283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Márcio Carneiro dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Márcio Carneiro dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 145-157 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110937346048 |