Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, José Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cafeo, Marta Regina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112
Resumo: Este trabalho analisa a estratégia de comunicação da Confederação Brasileira de Rugby na divulgação do rúgbi no país, com as três fases da campanha de televisão elaborada em conjunto com a fabricante Topper a partir de 2010. Um dos objetivos da entidade é tornar o esporte mais conhecido entre o público brasileiro, tendo em vista a inclusão dessa modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Muito popular nos países de colonização britânica, o rúgbi ainda tem pouca visibilidade no cenário esportivo nacional, algo que se quer transformar com a comunicação organizacional e a publicidade. 
id USP-72_e8fd673a3ef08570e8035fdab6cedb0e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139112
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacionalPersuasion or performance: the communicational strategies to transform rugby into a national passionPersuasión o performance: las estrategias comunicacionales para transformar el rugbi en pasión nacionalRugbi. Publicidad. Comunicación organizacional.Rugby. Advertising. Organizational communication.Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional.Este trabalho analisa a estratégia de comunicação da Confederação Brasileira de Rugby na divulgação do rúgbi no país, com as três fases da campanha de televisão elaborada em conjunto com a fabricante Topper a partir de 2010. Um dos objetivos da entidade é tornar o esporte mais conhecido entre o público brasileiro, tendo em vista a inclusão dessa modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Muito popular nos países de colonização britânica, o rúgbi ainda tem pouca visibilidade no cenário esportivo nacional, algo que se quer transformar com a comunicação organizacional e a publicidade. This paper analyzes the communication strategy of the Brazilian Rugby Confederation in the promotion of sport in the country, with three television campaigns developed since 2010 together with manufacturer Topper. One of the goals of the organization is to make the sport better known among the Brazilian public, with a view to inclusion of rugby in the Olympics in Rio de Janeiro in 2016. Very popular in countries colonized by Britain, the sport still has little visibility in the national sports scene, something to be transformed in organizational communication and advertising.Este trabajo analiza la estrategia de comunicación de la Confederación Brasileña de Rugbi en la promoción del rugbi en el país, con las tres fases de la campaña de televisión elaborada en conjunto con el fabricante Topper a partir de 2010. Uno de los objetivos de la organización es hacer que el deporte sea más conocido entre el público brasileño, con miras a la inclusión del rugbi en los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro, en 2016. Muy popular en los países colonizados por Gran Bretaña, el deporte todavía tiene poca visibilidad en la escena deportiva brasileña, algo que se pretende transformar por medio de la comunicación organizacional y la publicidad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13911210.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139112Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 153-1682238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112/134461Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, José CarlosCafeo, Marta Regina Garcia2017-11-07T12:41:10Zoai:revistas.usp.br:article/139112Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.910230Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
Persuasion or performance: the communicational strategies to transform rugby into a national passion
Persuasión o performance: las estrategias comunicacionales para transformar el rugbi en pasión nacional
title Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
spellingShingle Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
Marques, José Carlos
Rugbi. Publicidad. Comunicación organizacional.
Rugby. Advertising. Organizational communication.
Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional.
title_short Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
title_full Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
title_fullStr Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
title_full_unstemmed Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
title_sort Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
author Marques, José Carlos
author_facet Marques, José Carlos
Cafeo, Marta Regina Garcia
author_role author
author2 Cafeo, Marta Regina Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, José Carlos
Cafeo, Marta Regina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Rugbi. Publicidad. Comunicación organizacional.
Rugby. Advertising. Organizational communication.
Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional.
topic Rugbi. Publicidad. Comunicación organizacional.
Rugby. Advertising. Organizational communication.
Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional.
description Este trabalho analisa a estratégia de comunicação da Confederação Brasileira de Rugby na divulgação do rúgbi no país, com as três fases da campanha de televisão elaborada em conjunto com a fabricante Topper a partir de 2010. Um dos objetivos da entidade é tornar o esporte mais conhecido entre o público brasileiro, tendo em vista a inclusão dessa modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Muito popular nos países de colonização britânica, o rúgbi ainda tem pouca visibilidade no cenário esportivo nacional, algo que se quer transformar com a comunicação organizacional e a publicidade. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139112
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112/134461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 153-168
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109320441856