Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112 |
Resumo: | Este trabalho analisa a estratégia de comunicação da Confederação Brasileira de Rugby na divulgação do rúgbi no país, com as três fases da campanha de televisão elaborada em conjunto com a fabricante Topper a partir de 2010. Um dos objetivos da entidade é tornar o esporte mais conhecido entre o público brasileiro, tendo em vista a inclusão dessa modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Muito popular nos países de colonização britânica, o rúgbi ainda tem pouca visibilidade no cenário esportivo nacional, algo que se quer transformar com a comunicação organizacional e a publicidade. |
id |
USP-72_e8fd673a3ef08570e8035fdab6cedb0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139112 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacionalPersuasion or performance: the communicational strategies to transform rugby into a national passionPersuasión o performance: las estrategias comunicacionales para transformar el rugbi en pasión nacionalRugbi. Publicidad. Comunicación organizacional.Rugby. Advertising. Organizational communication.Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional.Este trabalho analisa a estratégia de comunicação da Confederação Brasileira de Rugby na divulgação do rúgbi no país, com as três fases da campanha de televisão elaborada em conjunto com a fabricante Topper a partir de 2010. Um dos objetivos da entidade é tornar o esporte mais conhecido entre o público brasileiro, tendo em vista a inclusão dessa modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Muito popular nos países de colonização britânica, o rúgbi ainda tem pouca visibilidade no cenário esportivo nacional, algo que se quer transformar com a comunicação organizacional e a publicidade. This paper analyzes the communication strategy of the Brazilian Rugby Confederation in the promotion of sport in the country, with three television campaigns developed since 2010 together with manufacturer Topper. One of the goals of the organization is to make the sport better known among the Brazilian public, with a view to inclusion of rugby in the Olympics in Rio de Janeiro in 2016. Very popular in countries colonized by Britain, the sport still has little visibility in the national sports scene, something to be transformed in organizational communication and advertising.Este trabajo analiza la estrategia de comunicación de la Confederación Brasileña de Rugbi en la promoción del rugbi en el país, con las tres fases de la campaña de televisión elaborada en conjunto con el fabricante Topper a partir de 2010. Uno de los objetivos de la organización es hacer que el deporte sea más conocido entre el público brasileño, con miras a la inclusión del rugbi en los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro, en 2016. Muy popular en los países colonizados por Gran Bretaña, el deporte todavía tiene poca visibilidad en la escena deportiva brasileña, algo que se pretende transformar por medio de la comunicación organizacional y la publicidad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13911210.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139112Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 153-1682238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112/134461Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, José CarlosCafeo, Marta Regina Garcia2017-11-07T12:41:10Zoai:revistas.usp.br:article/139112Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.910230Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional Persuasion or performance: the communicational strategies to transform rugby into a national passion Persuasión o performance: las estrategias comunicacionales para transformar el rugbi en pasión nacional |
title |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional |
spellingShingle |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional Marques, José Carlos Rugbi. Publicidad. Comunicación organizacional. Rugby. Advertising. Organizational communication. Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional. |
title_short |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional |
title_full |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional |
title_fullStr |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional |
title_full_unstemmed |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional |
title_sort |
Persuasão ou performance: as estratégias comunicacionais para transformar o rúgbi em paixão nacional |
author |
Marques, José Carlos |
author_facet |
Marques, José Carlos Cafeo, Marta Regina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Cafeo, Marta Regina Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, José Carlos Cafeo, Marta Regina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rugbi. Publicidad. Comunicación organizacional. Rugby. Advertising. Organizational communication. Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional. |
topic |
Rugbi. Publicidad. Comunicación organizacional. Rugby. Advertising. Organizational communication. Rúgbi. Publicidade. Comunicação organizacional. |
description |
Este trabalho analisa a estratégia de comunicação da Confederação Brasileira de Rugby na divulgação do rúgbi no país, com as três fases da campanha de televisão elaborada em conjunto com a fabricante Topper a partir de 2010. Um dos objetivos da entidade é tornar o esporte mais conhecido entre o público brasileiro, tendo em vista a inclusão dessa modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Muito popular nos países de colonização britânica, o rúgbi ainda tem pouca visibilidade no cenário esportivo nacional, algo que se quer transformar com a comunicação organizacional e a publicidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139112 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139112/134461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 153-168 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109320441856 |