Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139194 |
Resumo: | Dentro das organizações, as áreas para o cafezinho, os refeitórios, as salas de reunião são pontos de encontro para interações. Esses locais, por si sós, têm um significado para os funcionários. Apesar disso, as organizações, atualmente, não têm aproveitado em sua totalidade esses espaços de interação em seus formatos de comunicação face a face. Esta é a principal reflexão proposta neste trabalho, que traz os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com representantes de catorze empresas, todos da área de comunicação corporativa. |
id |
USP-72_ec652719ea9816b5e57ed8ea0936623d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139194 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a faceInteraction spaces in business: places for formal face to face communicationEspacios de interacción en las empresas: los lugares de la comunicación formal cara a caraComunicación con los empleados. Espacios de interacción. Comunicación formal cara a cara. Periodicidad.Communication with employees. Interaction spaces. Formal face to face communication. Periodicity.Comunicação com os funcionários. Espaços de interação. Comunicação formal face a face. Periodicidade.Dentro das organizações, as áreas para o cafezinho, os refeitórios, as salas de reunião são pontos de encontro para interações. Esses locais, por si sós, têm um significado para os funcionários. Apesar disso, as organizações, atualmente, não têm aproveitado em sua totalidade esses espaços de interação em seus formatos de comunicação face a face. Esta é a principal reflexão proposta neste trabalho, que traz os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com representantes de catorze empresas, todos da área de comunicação corporativa. Dentro de las organizaciones, las áreas de café, comedores, salas de reuniones son lugares para la interacción. Estos espacios, por sí mismos, tienen un significado para los empleados. No obstante, las organizaciones, actualmente, no han aprovechado estos espacios de interacción en sus formatos de comunicación cara a cara. Esta es la principal reflexión que se propone en este trabajo, después de realizar una investigación cualitativa llevada a cabo con representantes de catorze empresas, todos del ambiente de comunicación corporativa.In organizations, areas for coffee, dining halls and meeting rooms are places for interactions. These sites, by themselves, convey a meaning for employees. However, organizations do not fully leverage these interaction spaces as face to face communication channels. This is the main idea proposed in this article, which refers to the results of a qualitative research conducted with representatives of fourteen companies, all of them from the Corporate Communications area.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13919410.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139194Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 85-952238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139194/134536Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPerez, Kátia2017-11-08T12:56:53Zoai:revistas.usp.br:article/139194Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:34.151996Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face Interaction spaces in business: places for formal face to face communication Espacios de interacción en las empresas: los lugares de la comunicación formal cara a cara |
title |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face |
spellingShingle |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face Perez, Kátia Comunicación con los empleados. Espacios de interacción. Comunicación formal cara a cara. Periodicidad. Communication with employees. Interaction spaces. Formal face to face communication. Periodicity. Comunicação com os funcionários. Espaços de interação. Comunicação formal face a face. Periodicidade. |
title_short |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face |
title_full |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face |
title_fullStr |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face |
title_full_unstemmed |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face |
title_sort |
Espaços de interação nas empresas: os lugares da comunicação formal face a face |
author |
Perez, Kátia |
author_facet |
Perez, Kátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Kátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación con los empleados. Espacios de interacción. Comunicación formal cara a cara. Periodicidad. Communication with employees. Interaction spaces. Formal face to face communication. Periodicity. Comunicação com os funcionários. Espaços de interação. Comunicação formal face a face. Periodicidade. |
topic |
Comunicación con los empleados. Espacios de interacción. Comunicación formal cara a cara. Periodicidad. Communication with employees. Interaction spaces. Formal face to face communication. Periodicity. Comunicação com os funcionários. Espaços de interação. Comunicação formal face a face. Periodicidade. |
description |
Dentro das organizações, as áreas para o cafezinho, os refeitórios, as salas de reunião são pontos de encontro para interações. Esses locais, por si sós, têm um significado para os funcionários. Apesar disso, as organizações, atualmente, não têm aproveitado em sua totalidade esses espaços de interação em seus formatos de comunicação face a face. Esta é a principal reflexão proposta neste trabalho, que traz os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com representantes de catorze empresas, todos da área de comunicação corporativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139194 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139194 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139194 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139194/134536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 85-95 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109729386496 |