Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais

Bibliographic Details
Main Author: Bueno, Wilson da Costa
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Organicom (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139192
Summary: A comunicação interna precisa se adaptar ao novo ethos organizacional, incorporando as características e as demandas de parcela importante dos seus públicos internos, constituída por representantes da chamada Geração Y.  Ao mesmo tempo, deve estar empenhada em construir uma autêntica cultura de comunicação em rede. O artigo evidencia a necessidade de mudanças importantes no modelo de gestão e nas posturas dos gestores das organizações brasileiras, em particular nos processos, ações e estratégias de comunicação que caracterizam a comunicação interna. Propõe a introdução do sistema de liderança aberta para garantir o efetivo comprometimento dos funcionários, favorecer a construção de uma clima organizacional saudável e reter os verdadeiros talentos das organizações. 
id USP-72_f3b3e1ebd8b24ea12eb951c001a837e0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139192
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociaisInternal communication and open leadership: the challenges of incorporating generation Y and social mediaComunicación interna y liderazgo abierto: los desafíos de incorporar a la generación Y y a las redes socialesComunicación interna. Comunicación y gestión. Comunicación y medios sociales. Generación Y.Internal communication. Communication and management. Communication and social media. Generation Y.Comunicação interna. Comunicação e gestão. Comunicação e mídias sociais. Geração Y.A comunicação interna precisa se adaptar ao novo ethos organizacional, incorporando as características e as demandas de parcela importante dos seus públicos internos, constituída por representantes da chamada Geração Y.  Ao mesmo tempo, deve estar empenhada em construir uma autêntica cultura de comunicação em rede. O artigo evidencia a necessidade de mudanças importantes no modelo de gestão e nas posturas dos gestores das organizações brasileiras, em particular nos processos, ações e estratégias de comunicação que caracterizam a comunicação interna. Propõe a introdução do sistema de liderança aberta para garantir o efetivo comprometimento dos funcionários, favorecer a construção de uma clima organizacional saudável e reter os verdadeiros talentos das organizações. Internal communication needs to adapt to new organizational ethos, incorporating the characteristics and demands of a significant portion of their internal audiences, consisting of representatives of the so-called Generation Y.  At the same time, it must be committed to building a true culture of network communication. The article highlights the need for major changes in the management model and the attitudes of managers in Brazilian organizations, in particular the communication processes, actions and strategies that characterize internal communication. The article proposes the introduction of open leadership to ensure effective involvement of employees, promote the building of a healthy organizational atmosphere and retain organizations’ true talents.La comunicación interna debe adaptarse a la nueva filosofía organizacional, incorporando las características y exigencias de parte importante de su público interno, compuesto por representantes de la llamada Generación Y.  Al mismo tiempo, debe estar comprometida con la construcción de una verdadera cultura de la comunicación en red. El artículo pone de relieve la necesidad de cambios importantes en el modelo de gestión y las actitudes de los directivos de las organizaciones brasileñas, en particular, los procesos, acciones y estrategias de comunicación que caracterizan la comunicación interna. Propone la introducción de liderazgo abierto para asegurar la participación efectiva de los trabajadores, promover la construcción de un clima organizacional saludable y retener a los verdaderos talentos de las organizaciones.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13919210.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139192Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 60-712238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139192/134534Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Wilson da Costa2017-11-08T12:51:24Zoai:revistas.usp.br:article/139192Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:34.011686Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
Internal communication and open leadership: the challenges of incorporating generation Y and social media
Comunicación interna y liderazgo abierto: los desafíos de incorporar a la generación Y y a las redes sociales
title Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
spellingShingle Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
Bueno, Wilson da Costa
Comunicación interna. Comunicación y gestión. Comunicación y medios sociales. Generación Y.
Internal communication. Communication and management. Communication and social media. Generation Y.
Comunicação interna. Comunicação e gestão. Comunicação e mídias sociais. Geração Y.
title_short Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
title_full Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
title_fullStr Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
title_full_unstemmed Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
title_sort Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
author Bueno, Wilson da Costa
author_facet Bueno, Wilson da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación interna. Comunicación y gestión. Comunicación y medios sociales. Generación Y.
Internal communication. Communication and management. Communication and social media. Generation Y.
Comunicação interna. Comunicação e gestão. Comunicação e mídias sociais. Geração Y.
topic Comunicación interna. Comunicación y gestión. Comunicación y medios sociales. Generación Y.
Internal communication. Communication and management. Communication and social media. Generation Y.
Comunicação interna. Comunicação e gestão. Comunicação e mídias sociais. Geração Y.
description A comunicação interna precisa se adaptar ao novo ethos organizacional, incorporando as características e as demandas de parcela importante dos seus públicos internos, constituída por representantes da chamada Geração Y.  Ao mesmo tempo, deve estar empenhada em construir uma autêntica cultura de comunicação em rede. O artigo evidencia a necessidade de mudanças importantes no modelo de gestão e nas posturas dos gestores das organizações brasileiras, em particular nos processos, ações e estratégias de comunicação que caracterizam a comunicação interna. Propõe a introdução do sistema de liderança aberta para garantir o efetivo comprometimento dos funcionários, favorecer a construção de uma clima organizacional saudável e reter os verdadeiros talentos das organizações. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139192
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139192
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139192
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139192/134534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 60-71
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109724143616