Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociais
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139192 |
Resumo: | A comunicação interna precisa se adaptar ao novo ethos organizacional, incorporando as características e as demandas de parcela importante dos seus públicos internos, constituída por representantes da chamada Geração Y. Ao mesmo tempo, deve estar empenhada em construir uma autêntica cultura de comunicação em rede. O artigo evidencia a necessidade de mudanças importantes no modelo de gestão e nas posturas dos gestores das organizações brasileiras, em particular nos processos, ações e estratégias de comunicação que caracterizam a comunicação interna. Propõe a introdução do sistema de liderança aberta para garantir o efetivo comprometimento dos funcionários, favorecer a construção de uma clima organizacional saudável e reter os verdadeiros talentos das organizações. |
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Comunicação interna e liderança aberta: os desafios de incorporar a geração Y e as mídias sociaisInternal communication and open leadership: the challenges of incorporating generation Y and social mediaComunicación interna y liderazgo abierto: los desafíos de incorporar a la generación Y y a las redes socialesComunicación interna. Comunicación y gestión. Comunicación y medios sociales. Generación Y.Internal communication. Communication and management. Communication and social media. Generation Y.Comunicação interna. Comunicação e gestão. Comunicação e mídias sociais. Geração Y.A comunicação interna precisa se adaptar ao novo ethos organizacional, incorporando as características e as demandas de parcela importante dos seus públicos internos, constituída por representantes da chamada Geração Y. Ao mesmo tempo, deve estar empenhada em construir uma autêntica cultura de comunicação em rede. O artigo evidencia a necessidade de mudanças importantes no modelo de gestão e nas posturas dos gestores das organizações brasileiras, em particular nos processos, ações e estratégias de comunicação que caracterizam a comunicação interna. Propõe a introdução do sistema de liderança aberta para garantir o efetivo comprometimento dos funcionários, favorecer a construção de uma clima organizacional saudável e reter os verdadeiros talentos das organizações. Internal communication needs to adapt to new organizational ethos, incorporating the characteristics and demands of a significant portion of their internal audiences, consisting of representatives of the so-called Generation Y. At the same time, it must be committed to building a true culture of network communication. The article highlights the need for major changes in the management model and the attitudes of managers in Brazilian organizations, in particular the communication processes, actions and strategies that characterize internal communication. The article proposes the introduction of open leadership to ensure effective involvement of employees, promote the building of a healthy organizational atmosphere and retain organizations’ true talents.La comunicación interna debe adaptarse a la nueva filosofía organizacional, incorporando las características y exigencias de parte importante de su público interno, compuesto por representantes de la llamada Generación Y. Al mismo tiempo, debe estar comprometida con la construcción de una verdadera cultura de la comunicación en red. El artículo pone de relieve la necesidad de cambios importantes en el modelo de gestión y las actitudes de los directivos de las organizaciones brasileñas, en particular, los procesos, acciones y estrategias de comunicación que caracterizan la comunicación interna. Propone la introducción de liderazgo abierto para asegurar la participación efectiva de los trabajadores, promover la construcción de un clima organizacional saludable y retener a los verdaderos talentos de las organizaciones.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13919210.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139192Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 60-712238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139192/134534Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Wilson da Costa2017-11-08T12:51:24Zoai:revistas.usp.br:article/139192Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:34.011686Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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