O lobby como estratégia criativa de oposição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139087 |
Resumo: | Este artigo aborda a semiose de um conceito empregado na comunicação de uma organização. Baseia-se no modelo de Goodall Jr., Eisenberg e Trethewey (2010) que apresenta a comunicação diante da dicotomia entre criatividade e sujeição (Scroferneker, 2006); e se enquadra na perspectiva interpretativa, que aborda organizações como culturas (Kunsch, 2009). A interpretação se baseia em conceitos como texto e não-texto (Lotman, 1978, Machado, 2003). Os resultados indicam o potencial de ressignificação de um conceito no contexto externo à organização e ações adaptativas da mesma. |
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O lobby como estratégia criativa de oposiçãoLobbying as a creative opposition strategyEl lobby como estrategia creativa de oposiciónImagen institucional. Creatividad. Cultura organizacional.Texto. Lobby.Institutional image. Creativity. Organizational culture. Text. Lobby.Imagem institucional. Criatividade. Cultura organizacional. Texto. Lobby.Este artigo aborda a semiose de um conceito empregado na comunicação de uma organização. Baseia-se no modelo de Goodall Jr., Eisenberg e Trethewey (2010) que apresenta a comunicação diante da dicotomia entre criatividade e sujeição (Scroferneker, 2006); e se enquadra na perspectiva interpretativa, que aborda organizações como culturas (Kunsch, 2009). A interpretação se baseia em conceitos como texto e não-texto (Lotman, 1978, Machado, 2003). Os resultados indicam o potencial de ressignificação de um conceito no contexto externo à organização e ações adaptativas da mesma.This article addresses the semiotics of a concept used for the communication of an organization. It is based on the model by Goodall Jr., Eisenberg and Trethewey (2010), which presents communication in the light of the dichotomy between creativity and subjection (Scroferneker, 2006); and it is related to the interpretive perspective that addresses the organizations as cultures (Kunsch, 2009). The interpretation is based on concepts such as text and non-text (Lotman, 1978; Machado, 2003). The results show the re-signification potential of a concept in a context that is external to the organization and its adaptation actions.El artículo trata de la semiosis de un concepto empleado en la comunicación de una organización. Se basa en el modelo de Goodall Jr., Eisenberg y Trethewey (2010) que muestra la comunicación ante la dicotomía entre creatividad y sujeción (Scroferneker, 2006); y se enmarca en la perspectiva interpretativa, que aborda las organizaciones como culturas (Kunsch, 2009). La interpretación se basa en conceptos como texto y no texto (Lotman, 1978, Machado, 2003). Los resultados indican el potencial de resignificación de un concepto en el contexto externo a la organización y acciones adaptativas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13908710.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139087Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 105-1172238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139087/134436Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFormiga Sobrinho, Asdrúbal Borges2017-11-07T11:20:06Zoai:revistas.usp.br:article/139087Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:28.534974Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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