A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Gilvania de Sousa, Braunbeck, Guillermo O., Santana, Maria Eduarda Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Contabilidade & Finanças (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os resultados do uso do caso para ensino nominado Open Safari no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, com o fim de obter evidências quanto à sua eficácia no desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis à aprendizagem e ao emprego das International Financial Reporting Standards (IFRS), analisando os resultados à luz da Taxonomia de Bloom. O uso de casos para ensino tem se mostrado um mecanismo eficiente para desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências, e o IFRS Education considera o método propício a esse intento no ensino com base na Estrutura Conceitual do International Accounting Standard Board (IASB). O levantamento empreendeu-se com a participação de 159 estudantes matriculados na disciplina Teoria da Contabilidade (TC) em 2013 e 2014. Além disso, constituíram-se cinco grupos focais, com a média de oito estudantes cada. Os resultados da pesquisa sugerem que, na percepção dos estudantes, o caso Open Safari auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente aquelas relacionadas ao exercício de julgamentos e escolhas contábeis, próprios às IFRS e à capacidade crítica de considerar diversas possibilidades, cenário típico do ambiente empresarial. As habilidades apontadas como as mais aprimoradas estão ligadas à capacidade de considerar mais de uma solução para os problemas reais, à interpretação de cenários, à consolidação de vários conteúdos da disciplina e do curso e à associação com a prática e desenvolvimento de senso crítico e de responsabilidade individual pelo próprio aprendizado. O caso mostrou-se até mesmo eficiente no acesso aos níveis mais sofisticados do Domínio Cognitivo de aquisição e consolidação de conhecimento da Taxonomia de Bloom. Este estudo contribui reforçando que o caso Open Safari cumpre com os objetivos da IFRS Education para o Ensino Embasado na Estrutura Conceitual.
id USP-7_e055de66ed968c8e9c460c9d5617f374
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141341
network_acronym_str USP-7
network_name_str Revista Contabilidade & Finanças (Online)
repository_id_str
spelling A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to TeachingUm Safari no Brasil: evidências sobre o Ensino Baseado na Estrutura Conceitualestrutura conceitualIFRS Educationcaso Open Safariensino de contabilidadeEnsino Embasado na Estrutura Conceitualconceptual frameworkIFRS EducationOpen Safari caseteaching accountingFramework-Based Approach to Teaching Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os resultados do uso do caso para ensino nominado Open Safari no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, com o fim de obter evidências quanto à sua eficácia no desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis à aprendizagem e ao emprego das International Financial Reporting Standards (IFRS), analisando os resultados à luz da Taxonomia de Bloom. O uso de casos para ensino tem se mostrado um mecanismo eficiente para desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências, e o IFRS Education considera o método propício a esse intento no ensino com base na Estrutura Conceitual do International Accounting Standard Board (IASB). O levantamento empreendeu-se com a participação de 159 estudantes matriculados na disciplina Teoria da Contabilidade (TC) em 2013 e 2014. Além disso, constituíram-se cinco grupos focais, com a média de oito estudantes cada. Os resultados da pesquisa sugerem que, na percepção dos estudantes, o caso Open Safari auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente aquelas relacionadas ao exercício de julgamentos e escolhas contábeis, próprios às IFRS e à capacidade crítica de considerar diversas possibilidades, cenário típico do ambiente empresarial. As habilidades apontadas como as mais aprimoradas estão ligadas à capacidade de considerar mais de uma solução para os problemas reais, à interpretação de cenários, à consolidação de vários conteúdos da disciplina e do curso e à associação com a prática e desenvolvimento de senso crítico e de responsabilidade individual pelo próprio aprendizado. O caso mostrou-se até mesmo eficiente no acesso aos níveis mais sofisticados do Domínio Cognitivo de aquisição e consolidação de conhecimento da Taxonomia de Bloom. Este estudo contribui reforçando que o caso Open Safari cumpre com os objetivos da IFRS Education para o Ensino Embasado na Estrutura Conceitual. This study aims to present the results of using the Open Safari case for teaching in the Accounting Sciences course of a Brazilian public university, and obtain evidence regarding its effectiveness in developing the skills and competencies needed for learning and applying International Financial Reporting Standards (IFRS), by analyzing the results in light of the Bloom Taxonomy. The use of cases for teaching has been shown to be an efficient mechanism for developing and improving skills and competencies, and IFRS Education considers the method conducive to teaching based on the Conceptual Framework of the International Accounting Standards Board (IASB). The research was carried out with the participation of 159 students enrolled in the Accounting Theory (AT) discipline in 2013 and 2014. In addition, five focus groups were formed, with an average of eight students each. The results of the research suggest that in the students’ perception the Open Safari case helps in developing skills and competencies, especially those related to exercising judgment and accounting choices associated with IFRS and the critical ability to consider different possibilities, which is a typical scenario in the corporate environment. The skills indicated as being the most improved are linked to the ability to consider more than one solution for real problems, to interpreting scenarios, to consolidating various contents of the discipline and the course, to associating these with practice, and developing critical thinking and an individual responsibility for one’s own learning. The case was even shown to be efficient in accessing more sophisticated levels of the Cognitive Domain of acquisition and consolidation of knowledge of the Bloom Taxonomy. This study contributes by reinforcing the idea that the Open Safari case fulfills the aims of IFRS Education for the Framework-Based Approach to Teaching.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/14134110.1590/1808-057x201804760Revista Contabilidade & Finanças; v. 29 n. 76 (2018); 129-147Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 29 No. 76 (2018); 129-147Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 29 Núm. 76 (2018); 129-1471808-057X1519-7077reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341/136381https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341/136382https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341/150865Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia de SouzaGomes, Gilvania de SousaBraunbeck, Guillermo O.Santana, Maria Eduarda Gomes2018-04-23T19:28:11Zoai:revistas.usp.br:article/141341Revistahttp://www.revistas.usp.br/rcf/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprecont@usp.br||recont@usp.br1808-057X1519-7077opendoar:2018-04-23T19:28:11Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
Um Safari no Brasil: evidências sobre o Ensino Baseado na Estrutura Conceitual
title A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
spellingShingle A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
Costa, Patrícia de Souza
estrutura conceitual
IFRS Education
caso Open Safari
ensino de contabilidade
Ensino Embasado na Estrutura Conceitual
conceptual framework
IFRS Education
Open Safari case
teaching accounting
Framework-Based Approach to Teaching
title_short A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
title_full A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
title_fullStr A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
title_full_unstemmed A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
title_sort A Safari in Brazil: evidence regarding the Framework-Based Approach to Teaching
author Costa, Patrícia de Souza
author_facet Costa, Patrícia de Souza
Gomes, Gilvania de Sousa
Braunbeck, Guillermo O.
Santana, Maria Eduarda Gomes
author_role author
author2 Gomes, Gilvania de Sousa
Braunbeck, Guillermo O.
Santana, Maria Eduarda Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia de Souza
Gomes, Gilvania de Sousa
Braunbeck, Guillermo O.
Santana, Maria Eduarda Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv estrutura conceitual
IFRS Education
caso Open Safari
ensino de contabilidade
Ensino Embasado na Estrutura Conceitual
conceptual framework
IFRS Education
Open Safari case
teaching accounting
Framework-Based Approach to Teaching
topic estrutura conceitual
IFRS Education
caso Open Safari
ensino de contabilidade
Ensino Embasado na Estrutura Conceitual
conceptual framework
IFRS Education
Open Safari case
teaching accounting
Framework-Based Approach to Teaching
description Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os resultados do uso do caso para ensino nominado Open Safari no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, com o fim de obter evidências quanto à sua eficácia no desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis à aprendizagem e ao emprego das International Financial Reporting Standards (IFRS), analisando os resultados à luz da Taxonomia de Bloom. O uso de casos para ensino tem se mostrado um mecanismo eficiente para desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências, e o IFRS Education considera o método propício a esse intento no ensino com base na Estrutura Conceitual do International Accounting Standard Board (IASB). O levantamento empreendeu-se com a participação de 159 estudantes matriculados na disciplina Teoria da Contabilidade (TC) em 2013 e 2014. Além disso, constituíram-se cinco grupos focais, com a média de oito estudantes cada. Os resultados da pesquisa sugerem que, na percepção dos estudantes, o caso Open Safari auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente aquelas relacionadas ao exercício de julgamentos e escolhas contábeis, próprios às IFRS e à capacidade crítica de considerar diversas possibilidades, cenário típico do ambiente empresarial. As habilidades apontadas como as mais aprimoradas estão ligadas à capacidade de considerar mais de uma solução para os problemas reais, à interpretação de cenários, à consolidação de vários conteúdos da disciplina e do curso e à associação com a prática e desenvolvimento de senso crítico e de responsabilidade individual pelo próprio aprendizado. O caso mostrou-se até mesmo eficiente no acesso aos níveis mais sofisticados do Domínio Cognitivo de aquisição e consolidação de conhecimento da Taxonomia de Bloom. Este estudo contribui reforçando que o caso Open Safari cumpre com os objetivos da IFRS Education para o Ensino Embasado na Estrutura Conceitual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341
10.1590/1808-057x201804760
url https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341
identifier_str_mv 10.1590/1808-057x201804760
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341/136381
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341/136382
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/141341/150865
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Revista Contabilidade & Finanças; v. 29 n. 76 (2018); 129-147
Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 29 No. 76 (2018); 129-147
Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 29 Núm. 76 (2018); 129-147
1808-057X
1519-7077
reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Contabilidade & Finanças (Online)
collection Revista Contabilidade & Finanças (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv recont@usp.br||recont@usp.br
_version_ 1787713778389876736