Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira,Maria Dyrce Dias
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Kurcgant,Paulina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002008000400004
Resumo: OBJETIVO: Apreender a percepção de egressos de um curso de graduação em Enfermagem sobre o processo de sua formação, frente às demandas que vivenciamos no cotidiano profissional para subsidiar a reformulação pedagógica do curso. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e o método adotado foi o Estudo de Caso. Foram entrevistados 32 enfermeiros egressos do ano de 2003 e foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Resgataram-se cinco categorias, donde se depreende que o programa de ensino deve reforçar o desenvolvimento de competências ético-políticas; contextualizar-se segundo as políticas públicas de saúde; promover pesquisas vinculadas às demandas de saúde da comunidade; considerar a interdisciplinaridade na distribuição de conteúdos e carga horária e reforçar a formação de competências específicas, principalmente, as relacionadas à gestão em enfermagem. CONCLUSÃO: Este estudo permitiu identificar aspectos do processo formativo que interferem no cotidiano de trabalho de enfermeiros e merecem ser considerados na reestruturação dos Projetos Político Pedagógicos.
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