Percepção das crianças acerca da punção venosa por meio do brinquedo terapêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso,Maria Clara da Cunha Salomão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos,Ravini dos Santos Fernandes Vieira dos, Santos,Antonio Eduardo Vieira dos, Nunes,Michelle Darezzo Rodrigues, Lucas,Eduardo Alexander Júlio Cesar Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100410
Resumo: Resumo Objetivo Compreender a percepção das crianças acerca da punção venosa por meio do brinquedo terapêutico e compreender de que forma o brinquedo terapêutico pode contribuir para o procedimento de punção venosa e na interação entre a criança e o enfermeiro. Métodos Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa. Realizada nos setores pediátricos de Enfermaria, Cirurgia e Terapia Intensiva de um hospital universitário do Rio de Janeiro, com sete crianças entre quatro e 11 anos de idade, através de uma entrevista audiogravada submetida à análise temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição coparticipante, sob nº do parecer 2.544.589. Resultados Ao dramatizar na boneca, manusear os materiais hospitalares e deduzir o propósito final, esse mundo imaginário e repleto de conceitos equivocados torna-se uma experiência positiva tanto para a criança quanto para o enfermeiro. A interação através da brincadeira permite que elas tenham maior esclarecimento sobre o procedimento e maior receptividade à equipe de enfermagem, bem como a novos procedimentos que venham a ser realizados. Conclusão Esse estudo deu voz a essas crianças como sujeitos do cuidado na medida que há a ruptura da visão técnico centrada, favorecendo assim o protagonismo infantil. A realização desse estudo possibilitou ressaltar a importância de incorporar o brinquedo terapêutico no processo de cuidar da enfermagem pediátrica, demonstrando seu potencial efeito terapêutico.
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