Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Aranha, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Astolphi de Souza, Marcela, Elaine Rosilho Pedroso, Glicinia, Bazoni Soares Maia, Edmara, de Lione Melo, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801
Resumo: Objetivo: Compreender, na perspectiva da família, o significado de admitir a criança nohospital com a utilização do brinquedo terapêutico instrucional.Método: Pesquisa fenomenológica realizada com 12 famílias de crianças de quatro a noveanos, recém-admitidas em um hospital público e de ensino, no interior do Estado de SãoPaulo, no período de outubro a dezembro de 2016. Estas participaram de uma sessão debrinquedo terapêutico instrucional com foco nos procedimentos realizados na admissãohospitalar – aferição de peso, altura, sinais vitais e coleta de exames. As famílias, por sua vez,foram convidadas a participar de entrevista fenomenológica no dia seguinte à sessão.Resultados: O brinquedo terapêutico instrucional colaborou na compreensão dosprocedimentos terapêuticos, modificando o comportamento da criança. Também foiressaltada, pelas famílias, a necessidade de o brinquedo ser incorporado como cuidado deenfermagem.Conclusão: Diante dos benefícios para a criança, a família acredita que esta estratégia devaser executada como cuidado de enfermagem rotineiro e, portanto, realizada sistematicamentedurante a hospitalização infantil.Palavras-chave: Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.Cuidados de enfermagem.
id UFRGS-15_18db1ee2cb978e5b301a6a92f47ce502
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/99801
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da famíliaCriança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem.Objetivo: Compreender, na perspectiva da família, o significado de admitir a criança nohospital com a utilização do brinquedo terapêutico instrucional.Método: Pesquisa fenomenológica realizada com 12 famílias de crianças de quatro a noveanos, recém-admitidas em um hospital público e de ensino, no interior do Estado de SãoPaulo, no período de outubro a dezembro de 2016. Estas participaram de uma sessão debrinquedo terapêutico instrucional com foco nos procedimentos realizados na admissãohospitalar – aferição de peso, altura, sinais vitais e coleta de exames. As famílias, por sua vez,foram convidadas a participar de entrevista fenomenológica no dia seguinte à sessão.Resultados: O brinquedo terapêutico instrucional colaborou na compreensão dosprocedimentos terapêuticos, modificando o comportamento da criança. Também foiressaltada, pelas famílias, a necessidade de o brinquedo ser incorporado como cuidado deenfermagem.Conclusão: Diante dos benefícios para a criança, a família acredita que esta estratégia devaser executada como cuidado de enfermagem rotineiro e, portanto, realizada sistematicamentedurante a hospitalização infantil.Palavras-chave: Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.Cuidados de enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55883https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55884Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Aranha, BrunaAstolphi de Souza, MarcelaElaine Rosilho Pedroso, GliciniaBazoni Soares Maia, Edmarade Lione Melo, Luciana2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/99801Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
title Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
spellingShingle Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
Ferreira Aranha, Bruna
Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem.
title_short Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
title_full Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
title_fullStr Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
title_full_unstemmed Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
title_sort Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
author Ferreira Aranha, Bruna
author_facet Ferreira Aranha, Bruna
Astolphi de Souza, Marcela
Elaine Rosilho Pedroso, Glicinia
Bazoni Soares Maia, Edmara
de Lione Melo, Luciana
author_role author
author2 Astolphi de Souza, Marcela
Elaine Rosilho Pedroso, Glicinia
Bazoni Soares Maia, Edmara
de Lione Melo, Luciana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Aranha, Bruna
Astolphi de Souza, Marcela
Elaine Rosilho Pedroso, Glicinia
Bazoni Soares Maia, Edmara
de Lione Melo, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem.
topic Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem.
description Objetivo: Compreender, na perspectiva da família, o significado de admitir a criança nohospital com a utilização do brinquedo terapêutico instrucional.Método: Pesquisa fenomenológica realizada com 12 famílias de crianças de quatro a noveanos, recém-admitidas em um hospital público e de ensino, no interior do Estado de SãoPaulo, no período de outubro a dezembro de 2016. Estas participaram de uma sessão debrinquedo terapêutico instrucional com foco nos procedimentos realizados na admissãohospitalar – aferição de peso, altura, sinais vitais e coleta de exames. As famílias, por sua vez,foram convidadas a participar de entrevista fenomenológica no dia seguinte à sessão.Resultados: O brinquedo terapêutico instrucional colaborou na compreensão dosprocedimentos terapêuticos, modificando o comportamento da criança. Também foiressaltada, pelas famílias, a necessidade de o brinquedo ser incorporado como cuidado deenfermagem.Conclusão: Diante dos benefícios para a criança, a família acredita que esta estratégia devaser executada como cuidado de enfermagem rotineiro e, portanto, realizada sistematicamentedurante a hospitalização infantil.Palavras-chave: Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.Cuidados de enfermagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55883
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766339382935552