Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801 |
Resumo: | Objetivo: Compreender, na perspectiva da família, o significado de admitir a criança nohospital com a utilização do brinquedo terapêutico instrucional.Método: Pesquisa fenomenológica realizada com 12 famílias de crianças de quatro a noveanos, recém-admitidas em um hospital público e de ensino, no interior do Estado de SãoPaulo, no período de outubro a dezembro de 2016. Estas participaram de uma sessão debrinquedo terapêutico instrucional com foco nos procedimentos realizados na admissãohospitalar – aferição de peso, altura, sinais vitais e coleta de exames. As famílias, por sua vez,foram convidadas a participar de entrevista fenomenológica no dia seguinte à sessão.Resultados: O brinquedo terapêutico instrucional colaborou na compreensão dosprocedimentos terapêuticos, modificando o comportamento da criança. Também foiressaltada, pelas famílias, a necessidade de o brinquedo ser incorporado como cuidado deenfermagem.Conclusão: Diante dos benefícios para a criança, a família acredita que esta estratégia devaser executada como cuidado de enfermagem rotineiro e, portanto, realizada sistematicamentedurante a hospitalização infantil.Palavras-chave: Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.Cuidados de enfermagem. |
id |
UFRGS-15_18db1ee2cb978e5b301a6a92f47ce502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/99801 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da famíliaCriança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem.Objetivo: Compreender, na perspectiva da família, o significado de admitir a criança nohospital com a utilização do brinquedo terapêutico instrucional.Método: Pesquisa fenomenológica realizada com 12 famílias de crianças de quatro a noveanos, recém-admitidas em um hospital público e de ensino, no interior do Estado de SãoPaulo, no período de outubro a dezembro de 2016. Estas participaram de uma sessão debrinquedo terapêutico instrucional com foco nos procedimentos realizados na admissãohospitalar – aferição de peso, altura, sinais vitais e coleta de exames. As famílias, por sua vez,foram convidadas a participar de entrevista fenomenológica no dia seguinte à sessão.Resultados: O brinquedo terapêutico instrucional colaborou na compreensão dosprocedimentos terapêuticos, modificando o comportamento da criança. Também foiressaltada, pelas famílias, a necessidade de o brinquedo ser incorporado como cuidado deenfermagem.Conclusão: Diante dos benefícios para a criança, a família acredita que esta estratégia devaser executada como cuidado de enfermagem rotineiro e, portanto, realizada sistematicamentedurante a hospitalização infantil.Palavras-chave: Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.Cuidados de enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55883https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55884Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Aranha, BrunaAstolphi de Souza, MarcelaElaine Rosilho Pedroso, GliciniaBazoni Soares Maia, Edmarade Lione Melo, Luciana2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/99801Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família |
title |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família |
spellingShingle |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família Ferreira Aranha, Bruna Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem. |
title_short |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família |
title_full |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família |
title_fullStr |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família |
title_full_unstemmed |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família |
title_sort |
Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família |
author |
Ferreira Aranha, Bruna |
author_facet |
Ferreira Aranha, Bruna Astolphi de Souza, Marcela Elaine Rosilho Pedroso, Glicinia Bazoni Soares Maia, Edmara de Lione Melo, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Astolphi de Souza, Marcela Elaine Rosilho Pedroso, Glicinia Bazoni Soares Maia, Edmara de Lione Melo, Luciana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Aranha, Bruna Astolphi de Souza, Marcela Elaine Rosilho Pedroso, Glicinia Bazoni Soares Maia, Edmara de Lione Melo, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem. |
topic |
Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem. |
description |
Objetivo: Compreender, na perspectiva da família, o significado de admitir a criança nohospital com a utilização do brinquedo terapêutico instrucional.Método: Pesquisa fenomenológica realizada com 12 famílias de crianças de quatro a noveanos, recém-admitidas em um hospital público e de ensino, no interior do Estado de SãoPaulo, no período de outubro a dezembro de 2016. Estas participaram de uma sessão debrinquedo terapêutico instrucional com foco nos procedimentos realizados na admissãohospitalar – aferição de peso, altura, sinais vitais e coleta de exames. As famílias, por sua vez,foram convidadas a participar de entrevista fenomenológica no dia seguinte à sessão.Resultados: O brinquedo terapêutico instrucional colaborou na compreensão dosprocedimentos terapêuticos, modificando o comportamento da criança. Também foiressaltada, pelas famílias, a necessidade de o brinquedo ser incorporado como cuidado deenfermagem.Conclusão: Diante dos benefícios para a criança, a família acredita que esta estratégia devaser executada como cuidado de enfermagem rotineiro e, portanto, realizada sistematicamentedurante a hospitalização infantil.Palavras-chave: Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.Cuidados de enfermagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55883 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99801/55884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766339382935552 |