Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100350 |
Resumo: | Resumo Objetivo Avaliar o aprendizado de pessoas com deficiência visual após participação em jogo educativo sobre drogas psicoativas. Métodos Pesquisa quase-experimental, realizada em uma associação de cegos e em laboratório experimental de ensino de saúde de uma universidade, com 60 cegos maiores de 18 anos, com cegueira ou baixa visão, alfabetizados em Braille ou capazes de ler textos com letras ampliadas. Foi aplicado o jogo educativo de tabuleiro “Drogas: jogando limpo”, que contempla conteúdo sobre o conceito, tipos de drogas, prejuízos, fatores de risco, situações envolvendo o uso das drogas e fatores de proteção/prevenção. Aprendizagem foi avaliada em entrevista individual, antes e após aplicação do jogo com questões organizadas por níveis de complexidades. Comparação do número de acertos avaliados pelo teste McNemar. Resultados Questões de baixa complexidade apresentaram diferença significativa (p=0,0001) nos acertos após uso do jogo e elevado índice de acertos antes e após (81,7% e 98,3%). Não houve diferença estatística nas questões de média e alta complexidade. Conclusão O jogo Drogas: jogando limpo, contribuiu, de forma significativa, para a aprendizagem das pessoas com deficiência visual, representando estratégia de inclusão de individuos com deficiência no acesso à informação. |
id |
USP-8_16efc981eb48f99fea6869537c6f12b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002022000100350 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visualJogos e brinquedosPromoção da SaúdeAprendizagemDrogas IlícitasEducação de pessoa com deficiência visualResumo Objetivo Avaliar o aprendizado de pessoas com deficiência visual após participação em jogo educativo sobre drogas psicoativas. Métodos Pesquisa quase-experimental, realizada em uma associação de cegos e em laboratório experimental de ensino de saúde de uma universidade, com 60 cegos maiores de 18 anos, com cegueira ou baixa visão, alfabetizados em Braille ou capazes de ler textos com letras ampliadas. Foi aplicado o jogo educativo de tabuleiro “Drogas: jogando limpo”, que contempla conteúdo sobre o conceito, tipos de drogas, prejuízos, fatores de risco, situações envolvendo o uso das drogas e fatores de proteção/prevenção. Aprendizagem foi avaliada em entrevista individual, antes e após aplicação do jogo com questões organizadas por níveis de complexidades. Comparação do número de acertos avaliados pelo teste McNemar. Resultados Questões de baixa complexidade apresentaram diferença significativa (p=0,0001) nos acertos após uso do jogo e elevado índice de acertos antes e após (81,7% e 98,3%). Não houve diferença estatística nas questões de média e alta complexidade. Conclusão O jogo Drogas: jogando limpo, contribuiu, de forma significativa, para a aprendizagem das pessoas com deficiência visual, representando estratégia de inclusão de individuos com deficiência no acesso à informação.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100350Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao0305345info:eu-repo/semantics/openAccessGrimaldi,Monaliza Ribeiro MarianoAguiar,Adriana Sousa Carvalho deAlmeida,Paulo César deLima,Morgama Mara NogueiraRoscoche,Kariane Gomes CezarioOliveira,Paula Marciana Pinheiro deSoares,Francisco Mayron MoraisPagliuca,Lorita Marlena Freitagpor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100350Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-06-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual |
title |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual Grimaldi,Monaliza Ribeiro Mariano Jogos e brinquedos Promoção da Saúde Aprendizagem Drogas Ilícitas Educação de pessoa com deficiência visual |
title_short |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual |
title_full |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual |
title_sort |
Jogo de tabuleiro sobre drogas psicoativas para pessoas com deficiência visual |
author |
Grimaldi,Monaliza Ribeiro Mariano |
author_facet |
Grimaldi,Monaliza Ribeiro Mariano Aguiar,Adriana Sousa Carvalho de Almeida,Paulo César de Lima,Morgama Mara Nogueira Roscoche,Kariane Gomes Cezario Oliveira,Paula Marciana Pinheiro de Soares,Francisco Mayron Morais Pagliuca,Lorita Marlena Freitag |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar,Adriana Sousa Carvalho de Almeida,Paulo César de Lima,Morgama Mara Nogueira Roscoche,Kariane Gomes Cezario Oliveira,Paula Marciana Pinheiro de Soares,Francisco Mayron Morais Pagliuca,Lorita Marlena Freitag |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grimaldi,Monaliza Ribeiro Mariano Aguiar,Adriana Sousa Carvalho de Almeida,Paulo César de Lima,Morgama Mara Nogueira Roscoche,Kariane Gomes Cezario Oliveira,Paula Marciana Pinheiro de Soares,Francisco Mayron Morais Pagliuca,Lorita Marlena Freitag |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Promoção da Saúde Aprendizagem Drogas Ilícitas Educação de pessoa com deficiência visual |
topic |
Jogos e brinquedos Promoção da Saúde Aprendizagem Drogas Ilícitas Educação de pessoa com deficiência visual |
description |
Resumo Objetivo Avaliar o aprendizado de pessoas com deficiência visual após participação em jogo educativo sobre drogas psicoativas. Métodos Pesquisa quase-experimental, realizada em uma associação de cegos e em laboratório experimental de ensino de saúde de uma universidade, com 60 cegos maiores de 18 anos, com cegueira ou baixa visão, alfabetizados em Braille ou capazes de ler textos com letras ampliadas. Foi aplicado o jogo educativo de tabuleiro “Drogas: jogando limpo”, que contempla conteúdo sobre o conceito, tipos de drogas, prejuízos, fatores de risco, situações envolvendo o uso das drogas e fatores de proteção/prevenção. Aprendizagem foi avaliada em entrevista individual, antes e após aplicação do jogo com questões organizadas por níveis de complexidades. Comparação do número de acertos avaliados pelo teste McNemar. Resultados Questões de baixa complexidade apresentaram diferença significativa (p=0,0001) nos acertos após uso do jogo e elevado índice de acertos antes e após (81,7% e 98,3%). Não houve diferença estatística nas questões de média e alta complexidade. Conclusão O jogo Drogas: jogando limpo, contribuiu, de forma significativa, para a aprendizagem das pessoas com deficiência visual, representando estratégia de inclusão de individuos com deficiência no acesso à informação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100350 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2022ao0305345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858269608181760 |