Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano,Monaliza Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rebouças,Cristiana Brasil de Almeida, Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400930
Resumo: Estudo realizado com o objetivo de construir e avaliar um jogo educativo sobre drogas psicoativas acessível a pessoas cegas, desenvolvido em três etapas: construção do jogo educativo, avaliação por três especialistas em educação especial e doze cegos. Foi construído um jogo de tabuleiro denominado Drogas: jogando limpo . Na Versão Alfa os especialistas fizeram sugestões em relação às e instruções e ao tabuleiro: textura das casas, peças do jogo e escrita em Braille. Na Versão Beta, procedeu-se à avaliação pelos cegos, os quais sugeriram alterações na textura das casas e colocação de velcro para fixação do pino no tabuleiro. Passou-se, então, à Versão Gama, jogada pelas últimas três duplas de cegos e considerada adequada. Na avaliação dos juízes, o jogo revelou-se adequado, pois permite o acesso à informação sobre drogas psicoativas de maneira lúdica.
id USP-24_50caca5a2ae50ed04f776298f373ea6a
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000400930
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliaçãoEducação em saúdeJogos e brinquedosDrogas ilícitasPessoas com deficiênciaTecnologiaEstudo realizado com o objetivo de construir e avaliar um jogo educativo sobre drogas psicoativas acessível a pessoas cegas, desenvolvido em três etapas: construção do jogo educativo, avaliação por três especialistas em educação especial e doze cegos. Foi construído um jogo de tabuleiro denominado Drogas: jogando limpo . Na Versão Alfa os especialistas fizeram sugestões em relação às e instruções e ao tabuleiro: textura das casas, peças do jogo e escrita em Braille. Na Versão Beta, procedeu-se à avaliação pelos cegos, os quais sugeriram alterações na textura das casas e colocação de velcro para fixação do pino no tabuleiro. Passou-se, então, à Versão Gama, jogada pelas últimas três duplas de cegos e considerada adequada. Na avaliação dos juízes, o jogo revelou-se adequado, pois permite o acesso à informação sobre drogas psicoativas de maneira lúdica.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400930Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000400022info:eu-repo/semantics/openAccessMariano,Monaliza RibeiroRebouças,Cristiana Brasil de AlmeidaPagliuca,Lorita Marlena Freitagpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000400930Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
title Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
spellingShingle Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
Mariano,Monaliza Ribeiro
Educação em saúde
Jogos e brinquedos
Drogas ilícitas
Pessoas com deficiência
Tecnologia
title_short Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
title_full Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
title_fullStr Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
title_full_unstemmed Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
title_sort Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
author Mariano,Monaliza Ribeiro
author_facet Mariano,Monaliza Ribeiro
Rebouças,Cristiana Brasil de Almeida
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
author_role author
author2 Rebouças,Cristiana Brasil de Almeida
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano,Monaliza Ribeiro
Rebouças,Cristiana Brasil de Almeida
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Jogos e brinquedos
Drogas ilícitas
Pessoas com deficiência
Tecnologia
topic Educação em saúde
Jogos e brinquedos
Drogas ilícitas
Pessoas com deficiência
Tecnologia
description Estudo realizado com o objetivo de construir e avaliar um jogo educativo sobre drogas psicoativas acessível a pessoas cegas, desenvolvido em três etapas: construção do jogo educativo, avaliação por três especialistas em educação especial e doze cegos. Foi construído um jogo de tabuleiro denominado Drogas: jogando limpo . Na Versão Alfa os especialistas fizeram sugestões em relação às e instruções e ao tabuleiro: textura das casas, peças do jogo e escrita em Braille. Na Versão Beta, procedeu-se à avaliação pelos cegos, os quais sugeriram alterações na textura das casas e colocação de velcro para fixação do pino no tabuleiro. Passou-se, então, à Versão Gama, jogada pelas últimas três duplas de cegos e considerada adequada. Na avaliação dos juízes, o jogo revelou-se adequado, pois permite o acesso à informação sobre drogas psicoativas de maneira lúdica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400930
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420130000400022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536464818176