A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante,Ramaiana de Jesus Gonzaga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira,Rita de Cássia Rocha, Peñarrieta,Elaine de Carvalho Santana, Barrêto,Luana Gabriella Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100071
Resumo: Resumo Objetivo: Compreender sentidos de práticas obstétricas realizadas na atenção à parturiente em um hospital público na ótica de puérperas. Métodos: Estudo fenomenológico heideggeriano, realizado em um hospital público. Participaram 06 mulheres, maiores de 18 anos, em pós-parto imediato. Foi aplicada a entrevista fenomenológica como técnica de coleta no período de janeiro a maio de 2017. A análise compreensiva se deu seguindo as etapas de redução, construção e destruição fenomenológica, conforme o referencial teórico filosófico de Martin Heidegger e estudiosos da fenomenologia. Resultados: Foi desvelado que as parturientes vivenciam o fenômeno do transcurso parturitivo, no modo do temor e solicitude e na abertura da disposição para si-mesma, representados pelas estruturas existenciais descritas nas unidades de sentidos: A - O temor na vivência do parto normal – ótica da mulher. B - Solicitude da mulher na disposição para ser-si-mesma vivenciando o cuidado como ser-aí no transcurso parturitivo. Conclusão: Há um descompasso entre as práticas baseadas em evidências, o cuidado compreensivo e o cotidiano do atendimento à parturiente, que se vincula ao modo inautêntico no cuidado, constantemente, ocupado e no a gente. Defendemos que as práticas implementadas durante o transcurso parturitivo sejam pautadas no modo compreensivo de solicitude, centrado na dimensão existencial da mulher, vinculadas ao horizonte da existencialidade e ao modo aberto de ser-no-mundo.
id USP-8_19a5fcabb71a3b7f309169d55c473364
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002018000100071
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricasMulherGestantesSaúde da mulherResumo Objetivo: Compreender sentidos de práticas obstétricas realizadas na atenção à parturiente em um hospital público na ótica de puérperas. Métodos: Estudo fenomenológico heideggeriano, realizado em um hospital público. Participaram 06 mulheres, maiores de 18 anos, em pós-parto imediato. Foi aplicada a entrevista fenomenológica como técnica de coleta no período de janeiro a maio de 2017. A análise compreensiva se deu seguindo as etapas de redução, construção e destruição fenomenológica, conforme o referencial teórico filosófico de Martin Heidegger e estudiosos da fenomenologia. Resultados: Foi desvelado que as parturientes vivenciam o fenômeno do transcurso parturitivo, no modo do temor e solicitude e na abertura da disposição para si-mesma, representados pelas estruturas existenciais descritas nas unidades de sentidos: A - O temor na vivência do parto normal – ótica da mulher. B - Solicitude da mulher na disposição para ser-si-mesma vivenciando o cuidado como ser-aí no transcurso parturitivo. Conclusão: Há um descompasso entre as práticas baseadas em evidências, o cuidado compreensivo e o cotidiano do atendimento à parturiente, que se vincula ao modo inautêntico no cuidado, constantemente, ocupado e no a gente. Defendemos que as práticas implementadas durante o transcurso parturitivo sejam pautadas no modo compreensivo de solicitude, centrado na dimensão existencial da mulher, vinculadas ao horizonte da existencialidade e ao modo aberto de ser-no-mundo.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100071Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.1 2018reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201800011info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante,Ramaiana de Jesus GonzagaMoreira,Rita de Cássia RochaPeñarrieta,Elaine de Carvalho SantanaBarrêto,Luana Gabriella Pinheiropor2018-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002018000100071Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2018-05-09T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
title A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
spellingShingle A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
Cavalcante,Ramaiana de Jesus Gonzaga
Mulher
Gestantes
Saúde da mulher
title_short A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
title_full A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
title_fullStr A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
title_full_unstemmed A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
title_sort A fenomenologia como possibilidade de um olhar atentivo para as práticas obstétricas
author Cavalcante,Ramaiana de Jesus Gonzaga
author_facet Cavalcante,Ramaiana de Jesus Gonzaga
Moreira,Rita de Cássia Rocha
Peñarrieta,Elaine de Carvalho Santana
Barrêto,Luana Gabriella Pinheiro
author_role author
author2 Moreira,Rita de Cássia Rocha
Peñarrieta,Elaine de Carvalho Santana
Barrêto,Luana Gabriella Pinheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante,Ramaiana de Jesus Gonzaga
Moreira,Rita de Cássia Rocha
Peñarrieta,Elaine de Carvalho Santana
Barrêto,Luana Gabriella Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Gestantes
Saúde da mulher
topic Mulher
Gestantes
Saúde da mulher
description Resumo Objetivo: Compreender sentidos de práticas obstétricas realizadas na atenção à parturiente em um hospital público na ótica de puérperas. Métodos: Estudo fenomenológico heideggeriano, realizado em um hospital público. Participaram 06 mulheres, maiores de 18 anos, em pós-parto imediato. Foi aplicada a entrevista fenomenológica como técnica de coleta no período de janeiro a maio de 2017. A análise compreensiva se deu seguindo as etapas de redução, construção e destruição fenomenológica, conforme o referencial teórico filosófico de Martin Heidegger e estudiosos da fenomenologia. Resultados: Foi desvelado que as parturientes vivenciam o fenômeno do transcurso parturitivo, no modo do temor e solicitude e na abertura da disposição para si-mesma, representados pelas estruturas existenciais descritas nas unidades de sentidos: A - O temor na vivência do parto normal – ótica da mulher. B - Solicitude da mulher na disposição para ser-si-mesma vivenciando o cuidado como ser-aí no transcurso parturitivo. Conclusão: Há um descompasso entre as práticas baseadas em evidências, o cuidado compreensivo e o cotidiano do atendimento à parturiente, que se vincula ao modo inautêntico no cuidado, constantemente, ocupado e no a gente. Defendemos que as práticas implementadas durante o transcurso parturitivo sejam pautadas no modo compreensivo de solicitude, centrado na dimensão existencial da mulher, vinculadas ao horizonte da existencialidade e ao modo aberto de ser-no-mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100071
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201800011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.1 2018
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267648393216