Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Cindy Macedo da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bellaguarda,Maria Lígia dos Reis, Canever,Bruna, Costa,Roberta, Knihs,Neide da Silva, Caldeira,Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100310
Resumo: Resumo Objetivo Compreender o coping dos profissionais de enfermagem no processo morte- morrer em neonatologia. Método Estudo qualitativo na abordagem exploratória descritiva, participaram dez profissionais da enfermagem. Histórias rememoradas dos profissionais no cuidado do processo da morte e do morrer em neonatologia foi o meio para a coleta de dados. Organização, tratamento e análise dos dados fundamentado na análise de conteúdo de Bardin e no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados Emergiram duas categorias da interface da análise e os fundamentos da Teoria Motivacional de Coping de Skinner, Equipe de enfermagem e a teoria motivacional de coping na morte em neonatologia; Ação regulatória de ameaça e o enfrentamento da morte em neonatologia. As estratégias de coping da equipe de enfermagem estudada mostram que os padrões cognitivos e respostas comportamentais referem-se à própria maneira de lidar com o cotidiano do sofrimento vivenciado em família, onde os profissionais buscam informação para ultrapassar a ameaça, num enfrentamento de desamparo e de fuga do acolhimento. Conclusão Os processos autorreferenciais experienciados em situações estressantes por profissionais da enfermagem favorecem à empatia, o vínculo e a comunicação com a família de neonatos à morte. Os indicativos de fragilidade na formação mantêm-se predisponentes para as dificuldades no enfrentamento da morte-morrer.
id USP-8_1df8948bba90828d06ec6eb10ed1eea3
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100310
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatalEquipe de enfermagemUnidades de cuidado intensivo neonatalAtitude frente à morteMorteRecém-nascidoResumo Objetivo Compreender o coping dos profissionais de enfermagem no processo morte- morrer em neonatologia. Método Estudo qualitativo na abordagem exploratória descritiva, participaram dez profissionais da enfermagem. Histórias rememoradas dos profissionais no cuidado do processo da morte e do morrer em neonatologia foi o meio para a coleta de dados. Organização, tratamento e análise dos dados fundamentado na análise de conteúdo de Bardin e no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados Emergiram duas categorias da interface da análise e os fundamentos da Teoria Motivacional de Coping de Skinner, Equipe de enfermagem e a teoria motivacional de coping na morte em neonatologia; Ação regulatória de ameaça e o enfrentamento da morte em neonatologia. As estratégias de coping da equipe de enfermagem estudada mostram que os padrões cognitivos e respostas comportamentais referem-se à própria maneira de lidar com o cotidiano do sofrimento vivenciado em família, onde os profissionais buscam informação para ultrapassar a ameaça, num enfrentamento de desamparo e de fuga do acolhimento. Conclusão Os processos autorreferenciais experienciados em situações estressantes por profissionais da enfermagem favorecem à empatia, o vínculo e a comunicação com a família de neonatos à morte. Os indicativos de fragilidade na formação mantêm-se predisponentes para as dificuldades no enfrentamento da morte-morrer.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100310Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao02261info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Cindy Macedo daBellaguarda,Maria Lígia dos ReisCanever,BrunaCosta,RobertaKnihs,Neide da SilvaCaldeira,Silviapor2022-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100310Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-03-09T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
title Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
spellingShingle Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
Silveira,Cindy Macedo da
Equipe de enfermagem
Unidades de cuidado intensivo neonatal
Atitude frente à morte
Morte
Recém-nascido
title_short Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
title_full Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
title_fullStr Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
title_full_unstemmed Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
title_sort Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal
author Silveira,Cindy Macedo da
author_facet Silveira,Cindy Macedo da
Bellaguarda,Maria Lígia dos Reis
Canever,Bruna
Costa,Roberta
Knihs,Neide da Silva
Caldeira,Silvia
author_role author
author2 Bellaguarda,Maria Lígia dos Reis
Canever,Bruna
Costa,Roberta
Knihs,Neide da Silva
Caldeira,Silvia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Cindy Macedo da
Bellaguarda,Maria Lígia dos Reis
Canever,Bruna
Costa,Roberta
Knihs,Neide da Silva
Caldeira,Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de enfermagem
Unidades de cuidado intensivo neonatal
Atitude frente à morte
Morte
Recém-nascido
topic Equipe de enfermagem
Unidades de cuidado intensivo neonatal
Atitude frente à morte
Morte
Recém-nascido
description Resumo Objetivo Compreender o coping dos profissionais de enfermagem no processo morte- morrer em neonatologia. Método Estudo qualitativo na abordagem exploratória descritiva, participaram dez profissionais da enfermagem. Histórias rememoradas dos profissionais no cuidado do processo da morte e do morrer em neonatologia foi o meio para a coleta de dados. Organização, tratamento e análise dos dados fundamentado na análise de conteúdo de Bardin e no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados Emergiram duas categorias da interface da análise e os fundamentos da Teoria Motivacional de Coping de Skinner, Equipe de enfermagem e a teoria motivacional de coping na morte em neonatologia; Ação regulatória de ameaça e o enfrentamento da morte em neonatologia. As estratégias de coping da equipe de enfermagem estudada mostram que os padrões cognitivos e respostas comportamentais referem-se à própria maneira de lidar com o cotidiano do sofrimento vivenciado em família, onde os profissionais buscam informação para ultrapassar a ameaça, num enfrentamento de desamparo e de fuga do acolhimento. Conclusão Os processos autorreferenciais experienciados em situações estressantes por profissionais da enfermagem favorecem à empatia, o vínculo e a comunicação com a família de neonatos à morte. Os indicativos de fragilidade na formação mantêm-se predisponentes para as dificuldades no enfrentamento da morte-morrer.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100310
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ao02261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269533732864