Inteligência emocional em enfermeiros: a escala Trait Meta-Mood Scale
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000200204 |
Resumo: | Resumo Objetivo Nesse contexto, o objetivo desse estudo é duplo. Primeiro, almeja-se explorar as propriedades psicométricas da TMMS-24 em uma amostra de enfermeiros espanhóis e em segundo lugar fornecer alguns percentis para interpretar os níveis de IE em enfermeiros espanhóis. Métodos Um desenho de estudo descritivo correlacional foi utilizado para avaliar as propriedades psicométricas da TMMS-24. Este estudo foi realizado com uma amostra de 530 enfermeiros de 11 hospitais espanhóis da Comunidade Valenciana. Os critérios de inclusão foram enfermeiros ativos (temporário, interino ou permanente) nos centros selecionados que haviam previamente consentido em participar. A idade dos participantes variou de 22 a 64 anos (X= 44,13; DP = 11,58). 75,6% eram mulheres (401), 53,8% (285) eram funcionários permanentes, 28,4% (151) eram substitutos e 17,8% (94) tinham contrato temporário. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, Versão 22), além dos programas EQS (Structural Equation Modeling Software, Versão 6.2) e FACTOR. Resultados Os resultados indicam que as propriedades psicométricas da TMMS-24 são adequadas e seu uso parece ser justificado. Por último, são apresentados percentis para interpretar os níveis de inteligência emocional em enfermeiros espanhóis. Conclusão O instrumento tem várias aplicações potenciais para gerentes de enfermagem preocupados com o ambiente de trabalho de saúde e com enfermagem. Primeiro, o estudo apoia o uso da TMMS-24 no contexto de enfermagem na Espanha. Em segundo lugar, o estudo também apoia o uso da TMMS-24 para avaliar a IE em enfermeiros. Terceiro, a avaliação da prática de enfermagem atual, a partir de uma perspectiva de autoavaliação, pode determinar as necessidades de treinamento e avaliar a eficácia da formação e das intervenções para melhorar a IE. Em quarto lugar, a existência do instrumento e dos percentis facilita a interpretação das pontuações obtidas e permite uma rápida comparação com outras amostras de enfermeiros. |
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