Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2947 |
Resumo: | A inteligência emocional (IE) é uma área de estudo que recebe cada vez mais atenção devido ao reconhecimento do seu potencial promotor de adaptação e facilitador de bem-estar emocional e global do indivíduo, bem como de sucesso académico e profissional. Contudo, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da IE em contexto de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) junto de uma amostra de estudantes universitários portugueses. Para tal, foram examinadas as propriedades psicométricas do TMMS-24 junto de amostra de 682 estudantes (idades entre 18 e 58 anos, M = 20.33, DP = 2.88), matriculados no 1º ano (40.9%), 2º ano (32.8%), 3º ano (24.6%) e 4º ano (1.6%) de uma instituição de ES do Porto. A amostra foi dividida em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas (sensibilidade, fiabilidade e validade) da medida de avaliação da IE. Os resultados da análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória corroboraram a estrutura de três fatores da escala original (Atenção, Clareza e Reparo das emoções). Além disso, essas dimensões apresentaram adequada consistência interna e correlacionados entre si na direção esperada. Os resultados mostraram evidências de validade convergente. A TMMS-24 apresenta-se assim como um recurso relevante para uma avaliação eficaz, rápida, prática e confiável do autorrelato da perceção da IE no contexto académico. Futuras investigações deverão procurar alargar a amostra, avaliar a estabilidade do constructo e verificar se o número de itens do TMMS-24 deverá ser reduzido. |
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Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitáriosInteligência emocionalEnsino superiorAdaptaçãoCompetências transversaisEmotional intelligenceHigher educationAdaptationTransversal skillsA inteligência emocional (IE) é uma área de estudo que recebe cada vez mais atenção devido ao reconhecimento do seu potencial promotor de adaptação e facilitador de bem-estar emocional e global do indivíduo, bem como de sucesso académico e profissional. Contudo, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da IE em contexto de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) junto de uma amostra de estudantes universitários portugueses. Para tal, foram examinadas as propriedades psicométricas do TMMS-24 junto de amostra de 682 estudantes (idades entre 18 e 58 anos, M = 20.33, DP = 2.88), matriculados no 1º ano (40.9%), 2º ano (32.8%), 3º ano (24.6%) e 4º ano (1.6%) de uma instituição de ES do Porto. A amostra foi dividida em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas (sensibilidade, fiabilidade e validade) da medida de avaliação da IE. Os resultados da análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória corroboraram a estrutura de três fatores da escala original (Atenção, Clareza e Reparo das emoções). Além disso, essas dimensões apresentaram adequada consistência interna e correlacionados entre si na direção esperada. Os resultados mostraram evidências de validade convergente. A TMMS-24 apresenta-se assim como um recurso relevante para uma avaliação eficaz, rápida, prática e confiável do autorrelato da perceção da IE no contexto académico. Futuras investigações deverão procurar alargar a amostra, avaliar a estabilidade do constructo e verificar se o número de itens do TMMS-24 deverá ser reduzido.Emotional intelligence (EI) is an area of study that has received increasing attention due to the recognition of its potential for promoting adaptation and facilitating the individual's overall emotional well-being and well-being, as well as academic and professional success. However, there are still few studies validating instruments for the assessment of EI in higher education settings. The aim of this study was to adapt and validate the Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) among a sample of Portuguese university students. To this end, the psychometric properties of the TMMS-24 were examined in a sample of 682 students (aged between 18 and 58 years, M = 20.33, SD = 2.88), enrolled in the 1st year (40.9%), 2nd year (32.8%), 3rd year (24.6%) and 4th year (1.6%) of an institution of higher education in Porto.The sample was divided into two sub-samples, in which the psychometric properties (sensitivity, reliability and validity) of the EI assessment measure were explored. The results of the exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis corroborated the structure of three factors of the original scale (Attention, Clarity and Emotion Repair). In addition, these dimensions showed adequate internal consistency and correlated with each other in the expected direction. The results showed evidence of convergent validity. The TMMS-24 is thus a relevant resource for an effective, rapid, practical and reliable assessment of the self-report of the perception of emotional intelligence in the academic context. Future investigations should seek to expand the sample, assess the stability of the construct and verify whether the number of items in the TMMS-24 should be reduced.2019-11-19T10:17:10Z2020-07-15T00:00:00Z2019-09-26T00:00:00Z2019-09-262019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2947TID:202287106porSousa, Bruna Catarina Alves deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:22ZPortal AgregadorONG |
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A inteligência emocional (IE) é uma área de estudo que recebe cada vez mais atenção devido ao reconhecimento do seu potencial promotor de adaptação e facilitador de bem-estar emocional e global do indivíduo, bem como de sucesso académico e profissional. Contudo, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da IE em contexto de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) junto de uma amostra de estudantes universitários portugueses. Para tal, foram examinadas as propriedades psicométricas do TMMS-24 junto de amostra de 682 estudantes (idades entre 18 e 58 anos, M = 20.33, DP = 2.88), matriculados no 1º ano (40.9%), 2º ano (32.8%), 3º ano (24.6%) e 4º ano (1.6%) de uma instituição de ES do Porto. A amostra foi dividida em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas (sensibilidade, fiabilidade e validade) da medida de avaliação da IE. Os resultados da análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória corroboraram a estrutura de três fatores da escala original (Atenção, Clareza e Reparo das emoções). Além disso, essas dimensões apresentaram adequada consistência interna e correlacionados entre si na direção esperada. Os resultados mostraram evidências de validade convergente. A TMMS-24 apresenta-se assim como um recurso relevante para uma avaliação eficaz, rápida, prática e confiável do autorrelato da perceção da IE no contexto académico. Futuras investigações deverão procurar alargar a amostra, avaliar a estabilidade do constructo e verificar se o número de itens do TMMS-24 deverá ser reduzido. |
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