Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruna Catarina Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2947
Resumo: A inteligência emocional (IE) é uma área de estudo que recebe cada vez mais atenção devido ao reconhecimento do seu potencial promotor de adaptação e facilitador de bem-estar emocional e global do indivíduo, bem como de sucesso académico e profissional. Contudo, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da IE em contexto de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) junto de uma amostra de estudantes universitários portugueses. Para tal, foram examinadas as propriedades psicométricas do TMMS-24 junto de amostra de 682 estudantes (idades entre 18 e 58 anos, M = 20.33, DP = 2.88), matriculados no 1º ano (40.9%), 2º ano (32.8%), 3º ano (24.6%) e 4º ano (1.6%) de uma instituição de ES do Porto. A amostra foi dividida em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas (sensibilidade, fiabilidade e validade) da medida de avaliação da IE. Os resultados da análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória corroboraram a estrutura de três fatores da escala original (Atenção, Clareza e Reparo das emoções). Além disso, essas dimensões apresentaram adequada consistência interna e correlacionados entre si na direção esperada. Os resultados mostraram evidências de validade convergente. A TMMS-24 apresenta-se assim como um recurso relevante para uma avaliação eficaz, rápida, prática e confiável do autorrelato da perceção da IE no contexto académico. Futuras investigações deverão procurar alargar a amostra, avaliar a estabilidade do constructo e verificar se o número de itens do TMMS-24 deverá ser reduzido.
id RCAP_b74229e4978679e231c97a988d13e873
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitáriosInteligência emocionalEnsino superiorAdaptaçãoCompetências transversaisEmotional intelligenceHigher educationAdaptationTransversal skillsA inteligência emocional (IE) é uma área de estudo que recebe cada vez mais atenção devido ao reconhecimento do seu potencial promotor de adaptação e facilitador de bem-estar emocional e global do indivíduo, bem como de sucesso académico e profissional. Contudo, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da IE em contexto de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) junto de uma amostra de estudantes universitários portugueses. Para tal, foram examinadas as propriedades psicométricas do TMMS-24 junto de amostra de 682 estudantes (idades entre 18 e 58 anos, M = 20.33, DP = 2.88), matriculados no 1º ano (40.9%), 2º ano (32.8%), 3º ano (24.6%) e 4º ano (1.6%) de uma instituição de ES do Porto. A amostra foi dividida em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas (sensibilidade, fiabilidade e validade) da medida de avaliação da IE. Os resultados da análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória corroboraram a estrutura de três fatores da escala original (Atenção, Clareza e Reparo das emoções). Além disso, essas dimensões apresentaram adequada consistência interna e correlacionados entre si na direção esperada. Os resultados mostraram evidências de validade convergente. A TMMS-24 apresenta-se assim como um recurso relevante para uma avaliação eficaz, rápida, prática e confiável do autorrelato da perceção da IE no contexto académico. Futuras investigações deverão procurar alargar a amostra, avaliar a estabilidade do constructo e verificar se o número de itens do TMMS-24 deverá ser reduzido.Emotional intelligence (EI) is an area of study that has received increasing attention due to the recognition of its potential for promoting adaptation and facilitating the individual's overall emotional well-being and well-being, as well as academic and professional success. However, there are still few studies validating instruments for the assessment of EI in higher education settings. The aim of this study was to adapt and validate the Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) among a sample of Portuguese university students. To this end, the psychometric properties of the TMMS-24 were examined in a sample of 682 students (aged between 18 and 58 years, M = 20.33, SD = 2.88), enrolled in the 1st year (40.9%), 2nd year (32.8%), 3rd year (24.6%) and 4th year (1.6%) of an institution of higher education in Porto.The sample was divided into two sub-samples, in which the psychometric properties (sensitivity, reliability and validity) of the EI assessment measure were explored. The results of the exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis corroborated the structure of three factors of the original scale (Attention, Clarity and Emotion Repair). In addition, these dimensions showed adequate internal consistency and correlated with each other in the expected direction. The results showed evidence of convergent validity. The TMMS-24 is thus a relevant resource for an effective, rapid, practical and reliable assessment of the self-report of the perception of emotional intelligence in the academic context. Future investigations should seek to expand the sample, assess the stability of the construct and verify whether the number of items in the TMMS-24 should be reduced.2019-11-19T10:17:10Z2020-07-15T00:00:00Z2019-09-26T00:00:00Z2019-09-262019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2947TID:202287106porSousa, Bruna Catarina Alves deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:22ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
title Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
spellingShingle Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
Sousa, Bruna Catarina Alves de
Inteligência emocional
Ensino superior
Adaptação
Competências transversais
Emotional intelligence
Higher education
Adaptation
Transversal skills
title_short Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
title_full Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
title_fullStr Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
title_full_unstemmed Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
title_sort Validação da Trait Meta-Mood Scale-24: Estudo com estudantes universitários
author Sousa, Bruna Catarina Alves de
author_facet Sousa, Bruna Catarina Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruna Catarina Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Ensino superior
Adaptação
Competências transversais
Emotional intelligence
Higher education
Adaptation
Transversal skills
topic Inteligência emocional
Ensino superior
Adaptação
Competências transversais
Emotional intelligence
Higher education
Adaptation
Transversal skills
description A inteligência emocional (IE) é uma área de estudo que recebe cada vez mais atenção devido ao reconhecimento do seu potencial promotor de adaptação e facilitador de bem-estar emocional e global do indivíduo, bem como de sucesso académico e profissional. Contudo, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da IE em contexto de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24) junto de uma amostra de estudantes universitários portugueses. Para tal, foram examinadas as propriedades psicométricas do TMMS-24 junto de amostra de 682 estudantes (idades entre 18 e 58 anos, M = 20.33, DP = 2.88), matriculados no 1º ano (40.9%), 2º ano (32.8%), 3º ano (24.6%) e 4º ano (1.6%) de uma instituição de ES do Porto. A amostra foi dividida em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas (sensibilidade, fiabilidade e validade) da medida de avaliação da IE. Os resultados da análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória corroboraram a estrutura de três fatores da escala original (Atenção, Clareza e Reparo das emoções). Além disso, essas dimensões apresentaram adequada consistência interna e correlacionados entre si na direção esperada. Os resultados mostraram evidências de validade convergente. A TMMS-24 apresenta-se assim como um recurso relevante para uma avaliação eficaz, rápida, prática e confiável do autorrelato da perceção da IE no contexto académico. Futuras investigações deverão procurar alargar a amostra, avaliar a estabilidade do constructo e verificar se o número de itens do TMMS-24 deverá ser reduzido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19T10:17:10Z
2019-09-26T00:00:00Z
2019-09-26
2019-09
2020-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2947
TID:202287106
url http://hdl.handle.net/11328/2947
identifier_str_mv TID:202287106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302554214924288