Competências para a formação do enfermeiro de prática avançada para a atenção básica de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiani,Silvia Helena de Bortoli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aguirre-Boza,Francisca, Hoyos,Maria Cristina, Barreto,Maynara Fernanda Carvalho, Peña,Laura Morán, Mackay,Maria Consuelo Cerón, Silva,Fernando Antonio Menezes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000600572
Resumo: Resumo Objetivo Determinar um conjunto de competências centrais para a formação do enfermeiro de prática avançada na atenção básica de saúde, na América Latina e no Caribe. Métodos Estudo quantitativo descritivo, com análise qualitativa de dados, realizado em 2017. Participaram 830 enfermeiros da América Latina e do Caribe. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com sete domínios, dimensões e competências do enfermeiro de prática avançada. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Resultados Dos 830 enfermeiros que responderam à pesquisa, 40,7% ocupavam um cargo na área da educação; 41,4% trabalhavam em áreas clínicas e 17,8% ocupavam cargos de direção ou ministeriais. Quanto à escolaridade, 45,7% apresentavam mestrado e 17,3%, doutorado. Das 64 competências avaliadas, 59 foram consideradas centrais para a formação do enfermeiro de prática avançada e cinco como não indispensáveis ou muito relevantes. Conclusão O estudo apresenta um conjunto de competências centrais para o enfermeiro de prática avançada e contribui para a discussão sobre as competências centrais em sua formação na Assistência Primária à Saúde - APS. Quanto maior a escolaridade dos indivíduos, mais marcada foi a tendência de considerar as competências de ética e pesquisa relevantes, enquanto que a competência de prescrever medicamentos foi considerara relevante apenas para participantes cujos países regulamentam o papel de enfermeiros de prática avançada. As competências propostas devem ser consideradas dentro do contexto específico e regulado pela legislação de cada país.
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