Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago,Roberta Fortes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade,Elaine Maria Leite Rangel, Mendes,Isabel Amélia Costa, Viana,Maria Corina Amaral, Nery,Inez Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100419
Resumo: Resumo Objetivo Descrever o processo de construção e avaliação de um Objeto Virtual de Aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas no contexto da atenção básica. Métodos Trata-se de um estudo metodológico, tecnológico de abordagem quantitativa realizado em cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação da qualidade do Objeto Virtual por cinco juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher usando o Learning Object Review Instrument e ergonomia por cinco juízes em Informática de acordo com variáveis relacionadas a funcionalidade, usabilidade e eficiência. Resultados O Objeto Virtual foi intitulado GESTAQ. Na avaliação dos juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher, com exceção da usabilidade interativa, os outros itens relativos à qualidade do Objeto Virtual de Aprendizagem obtiveram percentual igual ou superior a 80%. Enquanto, na avaliação dos juízes em Informática, todas as variáveis relacionadas a funcionalidade, usabilidade e eficiência obtiveram percentual igual ou superior a 80%. Destacou-se como sugestão apontada por estes juízes a melhoria do layout, que foi atendida. Conclusão O Objeto Virtual de Aprendizagem foi avaliado de forma satisfatória por juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher e Informática, quanto a qualidade e ergonomia. Desta forma, acredita-se que o GESTAQ possa ser usado como recurso digital complementar ao processo educativo de adolescentes grávidas no contexto da atenção básica para fornecer orientações sobre pré-natal.
id USP-8_5291bf43c643f0d25ea613c6d5120c42
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002020000100419
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básicaGravidez na adolescênciaEducação em saúdeTecnologia educacionalEducação à distanciaMateriais de ensinoResumo Objetivo Descrever o processo de construção e avaliação de um Objeto Virtual de Aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas no contexto da atenção básica. Métodos Trata-se de um estudo metodológico, tecnológico de abordagem quantitativa realizado em cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação da qualidade do Objeto Virtual por cinco juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher usando o Learning Object Review Instrument e ergonomia por cinco juízes em Informática de acordo com variáveis relacionadas a funcionalidade, usabilidade e eficiência. Resultados O Objeto Virtual foi intitulado GESTAQ. Na avaliação dos juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher, com exceção da usabilidade interativa, os outros itens relativos à qualidade do Objeto Virtual de Aprendizagem obtiveram percentual igual ou superior a 80%. Enquanto, na avaliação dos juízes em Informática, todas as variáveis relacionadas a funcionalidade, usabilidade e eficiência obtiveram percentual igual ou superior a 80%. Destacou-se como sugestão apontada por estes juízes a melhoria do layout, que foi atendida. Conclusão O Objeto Virtual de Aprendizagem foi avaliado de forma satisfatória por juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher e Informática, quanto a qualidade e ergonomia. Desta forma, acredita-se que o GESTAQ possa ser usado como recurso digital complementar ao processo educativo de adolescentes grávidas no contexto da atenção básica para fornecer orientações sobre pré-natal.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100419Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ao0063info:eu-repo/semantics/openAccessSantiago,Roberta FortesAndrade,Elaine Maria Leite RangelMendes,Isabel Amélia CostaViana,Maria Corina AmaralNery,Inez Sampaiopor2020-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100419Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-05-07T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
title Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
spellingShingle Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
Santiago,Roberta Fortes
Gravidez na adolescência
Educação em saúde
Tecnologia educacional
Educação à distancia
Materiais de ensino
title_short Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
title_full Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
title_fullStr Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
title_full_unstemmed Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
title_sort Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica
author Santiago,Roberta Fortes
author_facet Santiago,Roberta Fortes
Andrade,Elaine Maria Leite Rangel
Mendes,Isabel Amélia Costa
Viana,Maria Corina Amaral
Nery,Inez Sampaio
author_role author
author2 Andrade,Elaine Maria Leite Rangel
Mendes,Isabel Amélia Costa
Viana,Maria Corina Amaral
Nery,Inez Sampaio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago,Roberta Fortes
Andrade,Elaine Maria Leite Rangel
Mendes,Isabel Amélia Costa
Viana,Maria Corina Amaral
Nery,Inez Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez na adolescência
Educação em saúde
Tecnologia educacional
Educação à distancia
Materiais de ensino
topic Gravidez na adolescência
Educação em saúde
Tecnologia educacional
Educação à distancia
Materiais de ensino
description Resumo Objetivo Descrever o processo de construção e avaliação de um Objeto Virtual de Aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas no contexto da atenção básica. Métodos Trata-se de um estudo metodológico, tecnológico de abordagem quantitativa realizado em cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação da qualidade do Objeto Virtual por cinco juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher usando o Learning Object Review Instrument e ergonomia por cinco juízes em Informática de acordo com variáveis relacionadas a funcionalidade, usabilidade e eficiência. Resultados O Objeto Virtual foi intitulado GESTAQ. Na avaliação dos juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher, com exceção da usabilidade interativa, os outros itens relativos à qualidade do Objeto Virtual de Aprendizagem obtiveram percentual igual ou superior a 80%. Enquanto, na avaliação dos juízes em Informática, todas as variáveis relacionadas a funcionalidade, usabilidade e eficiência obtiveram percentual igual ou superior a 80%. Destacou-se como sugestão apontada por estes juízes a melhoria do layout, que foi atendida. Conclusão O Objeto Virtual de Aprendizagem foi avaliado de forma satisfatória por juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher e Informática, quanto a qualidade e ergonomia. Desta forma, acredita-se que o GESTAQ possa ser usado como recurso digital complementar ao processo educativo de adolescentes grávidas no contexto da atenção básica para fornecer orientações sobre pré-natal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100419
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2020ao0063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268316336128