Efetividade da intervenção educativa no conhecimento de homens relacionado às doenças cardiovasculares
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
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Resumo: | Resumo Objetivo Comparar o conhecimento sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares antes e após intervenção educativa realizada com homens metalúrgicos. Métodos Estudo de intervenção, realizado com 135 metalúrgicos, com idades entre 18 e 70 anos. O conhecimento sobre doenças cardiovasculares foi determinado pelo questionário Heart Disease Fact Questionnaire (HDFQ-2). Foram utilizados testes t de Student para amostras independentes e de Mann-Whitney, na comparação entre grupos, e testes t de Student para amostras dependentes e de Wilcoxon, na avaliação pareada. Resultados Tanto no grupo intervenção quanto no controle houve aumento estatisticamente significativo de 1,4 pontos na média do conhecimento entre o momento de base e o de seguimento. Conclusão A intervenção educativa, realizada em grupo, no local de trabalho e em horário de almoço, mostrou-se uma estratégia possível e eficaz para aumentar o conhecimento de homens sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares. |
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Efetividade da intervenção educativa no conhecimento de homens relacionado às doenças cardiovascularesEducação em enfermagemEnfermagem em saúde públicaConhecimentoDoenças cardiovasculares/educaçãoFatores de riscoSaúde do homemIndústria metalúrgicaResumo Objetivo Comparar o conhecimento sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares antes e após intervenção educativa realizada com homens metalúrgicos. Métodos Estudo de intervenção, realizado com 135 metalúrgicos, com idades entre 18 e 70 anos. O conhecimento sobre doenças cardiovasculares foi determinado pelo questionário Heart Disease Fact Questionnaire (HDFQ-2). Foram utilizados testes t de Student para amostras independentes e de Mann-Whitney, na comparação entre grupos, e testes t de Student para amostras dependentes e de Wilcoxon, na avaliação pareada. Resultados Tanto no grupo intervenção quanto no controle houve aumento estatisticamente significativo de 1,4 pontos na média do conhecimento entre o momento de base e o de seguimento. Conclusão A intervenção educativa, realizada em grupo, no local de trabalho e em horário de almoço, mostrou-se uma estratégia possível e eficaz para aumentar o conhecimento de homens sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000100038Acta Paulista de Enfermagem v.29 n.1 2016reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201600006info:eu-repo/semantics/openAccessGanassin,Gabriela SchiavonSilva,Elza Monteiro daPimenta,Adriano MarçalMarcon,Sonia Silvapor2016-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002016000100038Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2016-05-19T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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