Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Flávia Regina Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges,Laurete Medeiros, Brehmer,Laura Cavalcanti de Farias, Silveira,Luciana Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007
Resumo: OBJETIVO: Discutir os indicativos de mudança identificados por professores no cenário da formação do enfermeiro em relação à sua dimensão ética. MÉTODOS: Pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem pós-estruturalista, com seleção de seis cursos de graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina, em que foram desenvolvidos grupos focais com 50 professores. RESULTADOS: Os professores indicaram mudanças em três diferentes cenários: no cenário da sociedade, da ciência e da academia; no cenário do trabalho da enfermagem e no cenário local, na forma como os alunos se apresentam nesse contexto. CONCLUSÕES: As mudanças perpassam dimensões locais, nacionais e globalizadas, fomentadas por transformações na estrutura social e política com evidências implicadas no pensar e fazer ético do profissional.
id USP-8_5f35c8277b760622c3402a2081365272
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002011000400007
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professoresEducação em enfermagemÉtica em enfermagemÉticaOBJETIVO: Discutir os indicativos de mudança identificados por professores no cenário da formação do enfermeiro em relação à sua dimensão ética. MÉTODOS: Pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem pós-estruturalista, com seleção de seis cursos de graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina, em que foram desenvolvidos grupos focais com 50 professores. RESULTADOS: Os professores indicaram mudanças em três diferentes cenários: no cenário da sociedade, da ciência e da academia; no cenário do trabalho da enfermagem e no cenário local, na forma como os alunos se apresentam nesse contexto. CONCLUSÕES: As mudanças perpassam dimensões locais, nacionais e globalizadas, fomentadas por transformações na estrutura social e política com evidências implicadas no pensar e fazer ético do profissional.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.4 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Flávia Regina SouzaBorges,Laurete MedeirosBrehmer,Laura Cavalcanti de FariasSilveira,Luciana Ramospor2011-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000400007Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-09-23T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
title Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
spellingShingle Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
Ramos,Flávia Regina Souza
Educação em enfermagem
Ética em enfermagem
Ética
title_short Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
title_full Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
title_fullStr Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
title_full_unstemmed Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
title_sort Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
author Ramos,Flávia Regina Souza
author_facet Ramos,Flávia Regina Souza
Borges,Laurete Medeiros
Brehmer,Laura Cavalcanti de Farias
Silveira,Luciana Ramos
author_role author
author2 Borges,Laurete Medeiros
Brehmer,Laura Cavalcanti de Farias
Silveira,Luciana Ramos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Flávia Regina Souza
Borges,Laurete Medeiros
Brehmer,Laura Cavalcanti de Farias
Silveira,Luciana Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ética em enfermagem
Ética
topic Educação em enfermagem
Ética em enfermagem
Ética
description OBJETIVO: Discutir os indicativos de mudança identificados por professores no cenário da formação do enfermeiro em relação à sua dimensão ética. MÉTODOS: Pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem pós-estruturalista, com seleção de seis cursos de graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina, em que foram desenvolvidos grupos focais com 50 professores. RESULTADOS: Os professores indicaram mudanças em três diferentes cenários: no cenário da sociedade, da ciência e da academia; no cenário do trabalho da enfermagem e no cenário local, na forma como os alunos se apresentam nesse contexto. CONCLUSÕES: As mudanças perpassam dimensões locais, nacionais e globalizadas, fomentadas por transformações na estrutura social e política com evidências implicadas no pensar e fazer ético do profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002011000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.4 2011
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858264243666944