Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007 |
Resumo: | OBJETIVO: Discutir os indicativos de mudança identificados por professores no cenário da formação do enfermeiro em relação à sua dimensão ética. MÉTODOS: Pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem pós-estruturalista, com seleção de seis cursos de graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina, em que foram desenvolvidos grupos focais com 50 professores. RESULTADOS: Os professores indicaram mudanças em três diferentes cenários: no cenário da sociedade, da ciência e da academia; no cenário do trabalho da enfermagem e no cenário local, na forma como os alunos se apresentam nesse contexto. CONCLUSÕES: As mudanças perpassam dimensões locais, nacionais e globalizadas, fomentadas por transformações na estrutura social e política com evidências implicadas no pensar e fazer ético do profissional. |
id |
USP-8_5f35c8277b760622c3402a2081365272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002011000400007 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professoresEducação em enfermagemÉtica em enfermagemÉticaOBJETIVO: Discutir os indicativos de mudança identificados por professores no cenário da formação do enfermeiro em relação à sua dimensão ética. MÉTODOS: Pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem pós-estruturalista, com seleção de seis cursos de graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina, em que foram desenvolvidos grupos focais com 50 professores. RESULTADOS: Os professores indicaram mudanças em três diferentes cenários: no cenário da sociedade, da ciência e da academia; no cenário do trabalho da enfermagem e no cenário local, na forma como os alunos se apresentam nesse contexto. CONCLUSÕES: As mudanças perpassam dimensões locais, nacionais e globalizadas, fomentadas por transformações na estrutura social e política com evidências implicadas no pensar e fazer ético do profissional.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.4 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Flávia Regina SouzaBorges,Laurete MedeirosBrehmer,Laura Cavalcanti de FariasSilveira,Luciana Ramospor2011-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000400007Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-09-23T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores |
title |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores |
spellingShingle |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores Ramos,Flávia Regina Souza Educação em enfermagem Ética em enfermagem Ética |
title_short |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores |
title_full |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores |
title_fullStr |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores |
title_full_unstemmed |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores |
title_sort |
Formação ética do enfermeiro: indicativos de mudança na percepção de professores |
author |
Ramos,Flávia Regina Souza |
author_facet |
Ramos,Flávia Regina Souza Borges,Laurete Medeiros Brehmer,Laura Cavalcanti de Farias Silveira,Luciana Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Borges,Laurete Medeiros Brehmer,Laura Cavalcanti de Farias Silveira,Luciana Ramos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Flávia Regina Souza Borges,Laurete Medeiros Brehmer,Laura Cavalcanti de Farias Silveira,Luciana Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ética em enfermagem Ética |
topic |
Educação em enfermagem Ética em enfermagem Ética |
description |
OBJETIVO: Discutir os indicativos de mudança identificados por professores no cenário da formação do enfermeiro em relação à sua dimensão ética. MÉTODOS: Pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem pós-estruturalista, com seleção de seis cursos de graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina, em que foram desenvolvidos grupos focais com 50 professores. RESULTADOS: Os professores indicaram mudanças em três diferentes cenários: no cenário da sociedade, da ciência e da academia; no cenário do trabalho da enfermagem e no cenário local, na forma como os alunos se apresentam nesse contexto. CONCLUSÕES: As mudanças perpassam dimensões locais, nacionais e globalizadas, fomentadas por transformações na estrutura social e política com evidências implicadas no pensar e fazer ético do profissional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002011000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.4 2011 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858264243666944 |