Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Fernanda Demutti Pimpão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pontes,Cleide Maria, Javorski,Marly, Gomes,Liliana Ferreira, Barros,Alessandra Carla Ricardo de, Leal,Luciana Pedrosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500466
Resumo: Resumo Objetivo: Validar um instrumento para avaliação do conhecimento de escolares acerca do aleitamento materno. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: construção do instrumento, validação de conteúdo com 22 juízes e de aparência com 10 escolares do ensino fundamental. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas, médias, desvios-padrão, teste binomial e Content Validity Index - CVI. As observações dos juízes foram analisadas e quando necessário o instrumento foi modificado. Resultados: Na validação de conteúdo, a primeira versão do instrumento continha 32 itens que na maioria foram considerados adequados e atingiram I-CVI igual ou acima de 0,80 entre os juízes. Após as modificações, o instrumento passou a ter 21 itens. Na validação de aparência, a maioria dos itens alcançou I-CVI igual ou acima de 0,80. Conclusão: O instrumento foi validado em conteúdo e aparência, podendo ser utilizado na avaliação do conhecimento de escolares sobre aleitamento materno.
id USP-8_5fec3bd356f0eab397cb426f8ffe8f48
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002017000500466
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentaçãoAleitamento maternoEstudos de validaçãoSaúde escolarEnsino fundamental e médioResumo Objetivo: Validar um instrumento para avaliação do conhecimento de escolares acerca do aleitamento materno. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: construção do instrumento, validação de conteúdo com 22 juízes e de aparência com 10 escolares do ensino fundamental. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas, médias, desvios-padrão, teste binomial e Content Validity Index - CVI. As observações dos juízes foram analisadas e quando necessário o instrumento foi modificado. Resultados: Na validação de conteúdo, a primeira versão do instrumento continha 32 itens que na maioria foram considerados adequados e atingiram I-CVI igual ou acima de 0,80 entre os juízes. Após as modificações, o instrumento passou a ter 21 itens. Na validação de aparência, a maioria dos itens alcançou I-CVI igual ou acima de 0,80. Conclusão: O instrumento foi validado em conteúdo e aparência, podendo ser utilizado na avaliação do conhecimento de escolares sobre aleitamento materno.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500466Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.5 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700068info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Fernanda Demutti PimpãoPontes,Cleide MariaJavorski,MarlyGomes,Liliana FerreiraBarros,Alessandra Carla Ricardo deLeal,Luciana Pedrosapor2017-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000500466Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-12-19T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
title Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
spellingShingle Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
Martins,Fernanda Demutti Pimpão
Aleitamento materno
Estudos de validação
Saúde escolar
Ensino fundamental e médio
title_short Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
title_full Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
title_fullStr Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
title_full_unstemmed Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
title_sort Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação
author Martins,Fernanda Demutti Pimpão
author_facet Martins,Fernanda Demutti Pimpão
Pontes,Cleide Maria
Javorski,Marly
Gomes,Liliana Ferreira
Barros,Alessandra Carla Ricardo de
Leal,Luciana Pedrosa
author_role author
author2 Pontes,Cleide Maria
Javorski,Marly
Gomes,Liliana Ferreira
Barros,Alessandra Carla Ricardo de
Leal,Luciana Pedrosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Fernanda Demutti Pimpão
Pontes,Cleide Maria
Javorski,Marly
Gomes,Liliana Ferreira
Barros,Alessandra Carla Ricardo de
Leal,Luciana Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Estudos de validação
Saúde escolar
Ensino fundamental e médio
topic Aleitamento materno
Estudos de validação
Saúde escolar
Ensino fundamental e médio
description Resumo Objetivo: Validar um instrumento para avaliação do conhecimento de escolares acerca do aleitamento materno. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: construção do instrumento, validação de conteúdo com 22 juízes e de aparência com 10 escolares do ensino fundamental. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas, médias, desvios-padrão, teste binomial e Content Validity Index - CVI. As observações dos juízes foram analisadas e quando necessário o instrumento foi modificado. Resultados: Na validação de conteúdo, a primeira versão do instrumento continha 32 itens que na maioria foram considerados adequados e atingiram I-CVI igual ou acima de 0,80 entre os juízes. Após as modificações, o instrumento passou a ter 21 itens. Na validação de aparência, a maioria dos itens alcançou I-CVI igual ou acima de 0,80. Conclusão: O instrumento foi validado em conteúdo e aparência, podendo ser utilizado na avaliação do conhecimento de escolares sobre aleitamento materno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500466
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201700068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.5 2017
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267288731648