Validação de instrumento para avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Jacqueline Evelyn Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares,Nathália Laís da Silva, Freitas,Bruna Hinnah Borges Martins de, Bortolini,Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000500480
Resumo: Resumo Objetivo: Construir e validar instrumentos para avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase e caracterização dos sujeitos. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas, a saber: construção dos instrumentos; validação de face e conteúdo com sete juízes; e validação semântica com 20 adolescentes, de 10 a 14 anos. Resultados: Houve concordância superior a 80% entre os juízes quanto a todos os domínios, itens e componentes avaliados. A concordância geral entre os juízes para o instrumento de avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase, com 14 itens, foi de 89% e do instrumento para caracterização dos participantes, com 17 itens, foi de 93%. Na validação semântica, os instrumentos foram considerados com boa compreensão, e não houve dificuldades para seu preenchimento. Entre os adolescentes, 10% afirmaram ter ou ter tido casos de hanseníase na família. A maioria dos adolescentes (55%) nunca tinha ouvido falar ou tinha recebido informações sobre hanseníase, assim como a maioria (60%) afirmou não saber o que era a hanseníase. Conclusão: Os instrumentos construídos para avaliar o conhecimento de adolescentes sobre hanseníase e caracterizar a população estudada foram considerados válidos quanto à face, ao conteúdo e à semântica. Ambos os instrumentos apresentaram aparência, compreensão e relevância consideradas muito boas ou excelentes, podendo ser aplicados ao público de estudo.
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