Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Katarinne Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brasil,Virginia Visconde, Mialhe,Fábio Luiz, Sampaio,Helena Alves de Carvalho, Sousa,Ana Luiza Lima, Canhestro,Mônica Ribeiro, Oliveira,Gabriela Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100409
Resumo: Resumo Objetivo: Validar o instrumento de avaliação do letramento em saúde Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Métodos: Para a adaptação transcultural e validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), foi utilizado o protocolo estabelecido pelos autores do instrumento original. O HLQ-Br foi respondido por 794 adultos de três regiões do Brasil. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Diagonally Weighted Least Squares e a confiabilidade foi verificada pelos indicadores alfa de Cronbach e confiabilidade composta. Resultados: A avaliação cognitiva do HLQ-Br mostrou que os itens do instrumento foram facilmente compreendidos pelos participantes. A análise confirmatória apresentou índices de ajuste satisfatórios: χ2WLSMV (866 GL) = 1698,53, p<0,0001; CFI = 0,978; TLI = 0,976 e RMSEA = 0,035 [0,032; 0,037, IC de 90%]. O alfa de Cronbach e confiabilidade composta foram >0,76 em oito das nove escalas do instrumento. Conclusão: O HLQ-Br apresentou equivalência com a versão original e propriedades psicométricas satisfatórias. Pode ser aplicado para avaliar o letramento em saúde da população brasileira na prática clínica, ensino e pesquisa. O uso do HLQ-Br nas práticas de saúde pode auxiliar a incorporar o letramento em saúde nas práticas de saúde no Brasil.
id USP-8_66ce58625097aa0fc91e17211bb989f1
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002021000100409
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiroLetramento em saúdeEstudos de validaçãoPsicometriaResumo Objetivo: Validar o instrumento de avaliação do letramento em saúde Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Métodos: Para a adaptação transcultural e validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), foi utilizado o protocolo estabelecido pelos autores do instrumento original. O HLQ-Br foi respondido por 794 adultos de três regiões do Brasil. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Diagonally Weighted Least Squares e a confiabilidade foi verificada pelos indicadores alfa de Cronbach e confiabilidade composta. Resultados: A avaliação cognitiva do HLQ-Br mostrou que os itens do instrumento foram facilmente compreendidos pelos participantes. A análise confirmatória apresentou índices de ajuste satisfatórios: χ2WLSMV (866 GL) = 1698,53, p<0,0001; CFI = 0,978; TLI = 0,976 e RMSEA = 0,035 [0,032; 0,037, IC de 90%]. O alfa de Cronbach e confiabilidade composta foram >0,76 em oito das nove escalas do instrumento. Conclusão: O HLQ-Br apresentou equivalência com a versão original e propriedades psicométricas satisfatórias. Pode ser aplicado para avaliar o letramento em saúde da população brasileira na prática clínica, ensino e pesquisa. O uso do HLQ-Br nas práticas de saúde pode auxiliar a incorporar o letramento em saúde nas práticas de saúde no Brasil.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100409Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2021ao02171info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Katarinne LimaBrasil,Virginia ViscondeMialhe,Fábio LuizSampaio,Helena Alves de CarvalhoSousa,Ana Luiza LimaCanhestro,Mônica RibeiroOliveira,Gabriela Ferreira depor2021-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002021000100409Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2021-03-11T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
title Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
spellingShingle Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
Moraes,Katarinne Lima
Letramento em saúde
Estudos de validação
Psicometria
title_short Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
title_full Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
title_fullStr Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
title_full_unstemmed Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
title_sort Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
author Moraes,Katarinne Lima
author_facet Moraes,Katarinne Lima
Brasil,Virginia Visconde
Mialhe,Fábio Luiz
Sampaio,Helena Alves de Carvalho
Sousa,Ana Luiza Lima
Canhestro,Mônica Ribeiro
Oliveira,Gabriela Ferreira de
author_role author
author2 Brasil,Virginia Visconde
Mialhe,Fábio Luiz
Sampaio,Helena Alves de Carvalho
Sousa,Ana Luiza Lima
Canhestro,Mônica Ribeiro
Oliveira,Gabriela Ferreira de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,Katarinne Lima
Brasil,Virginia Visconde
Mialhe,Fábio Luiz
Sampaio,Helena Alves de Carvalho
Sousa,Ana Luiza Lima
Canhestro,Mônica Ribeiro
Oliveira,Gabriela Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento em saúde
Estudos de validação
Psicometria
topic Letramento em saúde
Estudos de validação
Psicometria
description Resumo Objetivo: Validar o instrumento de avaliação do letramento em saúde Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Métodos: Para a adaptação transcultural e validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), foi utilizado o protocolo estabelecido pelos autores do instrumento original. O HLQ-Br foi respondido por 794 adultos de três regiões do Brasil. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Diagonally Weighted Least Squares e a confiabilidade foi verificada pelos indicadores alfa de Cronbach e confiabilidade composta. Resultados: A avaliação cognitiva do HLQ-Br mostrou que os itens do instrumento foram facilmente compreendidos pelos participantes. A análise confirmatória apresentou índices de ajuste satisfatórios: χ2WLSMV (866 GL) = 1698,53, p<0,0001; CFI = 0,978; TLI = 0,976 e RMSEA = 0,035 [0,032; 0,037, IC de 90%]. O alfa de Cronbach e confiabilidade composta foram >0,76 em oito das nove escalas do instrumento. Conclusão: O HLQ-Br apresentou equivalência com a versão original e propriedades psicométricas satisfatórias. Pode ser aplicado para avaliar o letramento em saúde da população brasileira na prática clínica, ensino e pesquisa. O uso do HLQ-Br nas práticas de saúde pode auxiliar a incorporar o letramento em saúde nas práticas de saúde no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100409
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2021ao02171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268753592320