Impactos da pandemia COVID-19 na vida, saúde e trabalho de enfermeiras
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100391 |
Resumo: | Resumo Objetivo Analisar os impactos da pandemia COVID-19 na vida, saúde e trabalho de enfermeiras/os brasileiras/os. Métodos Pesquisa de abordagem qualitativa e histórico-social, guiada pelo referencial da Nova História. O estudo contou com 22 participantes, com prevalência do gênero feminino. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2020, por meio de entrevista semiestruturada, em ambiente virtual, com uso de instrumento eletrônico criado no Google Forms e tramitação via e-mail. A análise foi conduzida pela metodologia da história oral, com transcrição, transcriação e categorização dos dados. Resultados A pandemia causou impacto na dimensão pessoal, profissional e educacional das enfermeiras. Na dimensão pessoal ocorreram mudanças na rotina de vida, medo da contaminação, exaustão física e mental. Na assistência profissional, houve sobrecarga de trabalho, escassez de pessoal e de material, elevado número de contaminações e mortes de membros da equipe por COVID-19. Na formação profissional, foram necessárias adaptações ao ensino remoto. Diante do ineditismo e letalidade da doença, o saber especializado de enfermagem foi essencial na promoção da confiança para o acolhimento e cuidado dos pacientes nos covidários. Conclusão O estudo valorizou as narrativas de enfermeiras brasileiras sobre o enfrentamento da pandemia COVID-19 e ampliou a discussão sobre as deficiências laborais vividas pela enfermagem e seu agravamento no contexto pandêmico. A situação apresentada é preocupante e demanda olhar crítico dos envolvidos no processo de gestão da saúde e do cuidado humano, visando condições adequadas e seguras de trabalho para os profissionais de enfermagem, com proteção da saúde e vida desses trabalhadores. |
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