Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400390 |
Resumo: | Resumo Objetivo Apreender a perspectiva de jovens com diabetes mellitus sobre a participação em um grupo de estimulo ao autocuidado na rede social Facebook®. Métodos Estudo descritivo e exploratório, junto a 35 jovens com diabetes mellitus tipo 1 que participaram de um grupo no Facebook®. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-esturuada e após submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados Foram identificadas três categorias: assistência convencional oferecida aos jovens com diabetes mellitus; vantagens da utilização do Facebook® para inovação da assistência à saúde, e espírito de comunidade e fortalecimento a partir do Facebook®, as quais mostram que, na perspectiva de jovens com diabetes, a participação no grupo favoreceu o desenvolvimento do espírito de comunidade e o fortalecimento de vínculo entre os pares, além de auxiliar no processo de aceitação da doença e na formação de uma rede de suporte. Além disso, observou-se avaliação positiva sobre a participação, uma vez que os jovens manifestaram o desejo de que outros grupos com características semelhantes fossem implementados. Conclusão Ações educativas na rede social Facebook® são bem aceitas por jovens e pode constituir uma estratégia importante para aproximá-los dos serviços de saúde e auxiliá-los nas ações de autocuidado. |
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