Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nass,Evelin Matilde Arcain
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marcon,Sonia Silva, Teston,Elen Ferraz, Reis,Pamela dos, Peruzzo,Hellen Emília, Monteschio,Lorenna Viccentine Coutinho, Bega,Aline Gabriela, Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400390
Resumo: Resumo Objetivo Apreender a perspectiva de jovens com diabetes mellitus sobre a participação em um grupo de estimulo ao autocuidado na rede social Facebook®. Métodos Estudo descritivo e exploratório, junto a 35 jovens com diabetes mellitus tipo 1 que participaram de um grupo no Facebook®. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-esturuada e após submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados Foram identificadas três categorias: assistência convencional oferecida aos jovens com diabetes mellitus; vantagens da utilização do Facebook® para inovação da assistência à saúde, e espírito de comunidade e fortalecimento a partir do Facebook®, as quais mostram que, na perspectiva de jovens com diabetes, a participação no grupo favoreceu o desenvolvimento do espírito de comunidade e o fortalecimento de vínculo entre os pares, além de auxiliar no processo de aceitação da doença e na formação de uma rede de suporte. Além disso, observou-se avaliação positiva sobre a participação, uma vez que os jovens manifestaram o desejo de que outros grupos com características semelhantes fossem implementados. Conclusão Ações educativas na rede social Facebook® são bem aceitas por jovens e pode constituir uma estratégia importante para aproximá-los dos serviços de saúde e auxiliá-los nas ações de autocuidado.
id USP-8_727d65cefa6d8219efd832d8bc389261
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002019000400390
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®Diabetes mellitusAutocuidadoRede socialResumo Objetivo Apreender a perspectiva de jovens com diabetes mellitus sobre a participação em um grupo de estimulo ao autocuidado na rede social Facebook®. Métodos Estudo descritivo e exploratório, junto a 35 jovens com diabetes mellitus tipo 1 que participaram de um grupo no Facebook®. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-esturuada e após submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados Foram identificadas três categorias: assistência convencional oferecida aos jovens com diabetes mellitus; vantagens da utilização do Facebook® para inovação da assistência à saúde, e espírito de comunidade e fortalecimento a partir do Facebook®, as quais mostram que, na perspectiva de jovens com diabetes, a participação no grupo favoreceu o desenvolvimento do espírito de comunidade e o fortalecimento de vínculo entre os pares, além de auxiliar no processo de aceitação da doença e na formação de uma rede de suporte. Além disso, observou-se avaliação positiva sobre a participação, uma vez que os jovens manifestaram o desejo de que outros grupos com características semelhantes fossem implementados. Conclusão Ações educativas na rede social Facebook® são bem aceitas por jovens e pode constituir uma estratégia importante para aproximá-los dos serviços de saúde e auxiliá-los nas ações de autocuidado.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400390Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.4 2019reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201900054info:eu-repo/semantics/openAccessNass,Evelin Matilde ArcainMarcon,Sonia SilvaTeston,Elen FerrazReis,Pamela dosPeruzzo,Hellen EmíliaMonteschio,Lorenna Viccentine CoutinhoBega,Aline GabrielaHaddad,Maria do Carmo Fernandez Lourençopor2019-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002019000400390Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2019-08-09T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
title Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
spellingShingle Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
Nass,Evelin Matilde Arcain
Diabetes mellitus
Autocuidado
Rede social
title_short Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
title_full Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
title_fullStr Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
title_full_unstemmed Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
title_sort Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®
author Nass,Evelin Matilde Arcain
author_facet Nass,Evelin Matilde Arcain
Marcon,Sonia Silva
Teston,Elen Ferraz
Reis,Pamela dos
Peruzzo,Hellen Emília
Monteschio,Lorenna Viccentine Coutinho
Bega,Aline Gabriela
Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço
author_role author
author2 Marcon,Sonia Silva
Teston,Elen Ferraz
Reis,Pamela dos
Peruzzo,Hellen Emília
Monteschio,Lorenna Viccentine Coutinho
Bega,Aline Gabriela
Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nass,Evelin Matilde Arcain
Marcon,Sonia Silva
Teston,Elen Ferraz
Reis,Pamela dos
Peruzzo,Hellen Emília
Monteschio,Lorenna Viccentine Coutinho
Bega,Aline Gabriela
Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes mellitus
Autocuidado
Rede social
topic Diabetes mellitus
Autocuidado
Rede social
description Resumo Objetivo Apreender a perspectiva de jovens com diabetes mellitus sobre a participação em um grupo de estimulo ao autocuidado na rede social Facebook®. Métodos Estudo descritivo e exploratório, junto a 35 jovens com diabetes mellitus tipo 1 que participaram de um grupo no Facebook®. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-esturuada e após submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados Foram identificadas três categorias: assistência convencional oferecida aos jovens com diabetes mellitus; vantagens da utilização do Facebook® para inovação da assistência à saúde, e espírito de comunidade e fortalecimento a partir do Facebook®, as quais mostram que, na perspectiva de jovens com diabetes, a participação no grupo favoreceu o desenvolvimento do espírito de comunidade e o fortalecimento de vínculo entre os pares, além de auxiliar no processo de aceitação da doença e na formação de uma rede de suporte. Além disso, observou-se avaliação positiva sobre a participação, uma vez que os jovens manifestaram o desejo de que outros grupos com características semelhantes fossem implementados. Conclusão Ações educativas na rede social Facebook® são bem aceitas por jovens e pode constituir uma estratégia importante para aproximá-los dos serviços de saúde e auxiliá-los nas ações de autocuidado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400390
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201900054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.4 2019
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268197847040