Docência em Enfermagem: insatisfações e indicadores desfavoráveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corral-Mulato,Sabrina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bueno,Sonia Maria Villela, Franco,Dathiê de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000600009
Resumo: OBJETIVO: Identificar e analisar entre docentes de um curso de graduação em Enfermagem os momentos de insatisfação e os indicadores desfavoráveis de sua profissão e a relação entre esses elementos. MÉTODOS: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, tendo como participantes 13 professores. A técnica de coleta de dados foi um questionário com questões norteadoras: de identificação e sobre a temática. A análise do material foi por identificação dos eixos temáticos e categorização. RESULTADOS: Verificou-se que a insatisfação na profissão compreendeu principalmente, duas categorias: questões éticas e o excesso de atividades, categorias que também foram identificadas como indicadores desfavoráveis da profissão. CONCLUSÃO: Tanto a insatisfação, quanto os indicadores desfavoráveis tiveram como principais questões éticas e excesso de atividades da carreira acadêmica, demandando atenção, devido aos problemas de saúde que podem acarretar ao profissional.
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