Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427 |
Resumo: | Trata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI. |
id |
UNESP-8_dcb3e5fecd294596b0980b28b556a2eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832016000200427 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em EnfermagemTrabalho docenteEducação em EnfermagemEducação SuperiorTrata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.UNESP2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0391info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Maria Aparecida de OliveiraCunha,Isabel Cristina Kowal OlmBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaRossit,Rosana Aparecida Salvadorpor2016-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000200427Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-03-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem |
title |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem |
spellingShingle |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Trabalho docente Educação em Enfermagem Educação Superior |
title_short |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem |
title_full |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem |
title_fullStr |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem |
title_sort |
Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem |
author |
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira |
author_facet |
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Rossit,Rosana Aparecida Salvador |
author_role |
author |
author2 |
Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Rossit,Rosana Aparecida Salvador |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Rossit,Rosana Aparecida Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Educação em Enfermagem Educação Superior |
topic |
Trabalho docente Educação em Enfermagem Educação Superior |
description |
Trata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622015.0391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521812058112 |