Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009 |
Resumo: | Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. |
id |
USP-8_97ab7342fbebbfab6c550f461d1895de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002014000200009 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalarSimulaçãoEducação em enfermagem/ métodosEstudantes de enfermagemInstrução assistida por computadorBacharelado em Enfermagem/métodos Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009Acta Paulista de Enfermagem v.27 n.2 2014reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201400025info:eu-repo/semantics/openAccessValadares,Alessandra Freire MedinaMagro,Marcia Cristina da Silvapor2015-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002014000200009Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2015-07-02T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
spellingShingle |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar Valadares,Alessandra Freire Medina Simulação Educação em enfermagem/ métodos Estudantes de enfermagem Instrução assistida por computador Bacharelado em Enfermagem/métodos |
title_short |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_full |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_fullStr |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_full_unstemmed |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_sort |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
author |
Valadares,Alessandra Freire Medina |
author_facet |
Valadares,Alessandra Freire Medina Magro,Marcia Cristina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Magro,Marcia Cristina da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadares,Alessandra Freire Medina Magro,Marcia Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação Educação em enfermagem/ métodos Estudantes de enfermagem Instrução assistida por computador Bacharelado em Enfermagem/métodos |
topic |
Simulação Educação em enfermagem/ métodos Estudantes de enfermagem Instrução assistida por computador Bacharelado em Enfermagem/métodos |
description |
Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0194201400025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.27 n.2 2014 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858265948651520 |