Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235 https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025 |
Resumo: | Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. |
id |
UNB_6827301484c3b34969986e8520492c6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29235 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalarOpinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital settingSimulação (Computadores)Enfermagem - estudo e ensinoEstudantes de EnfermagemEnsino auxiliado por computadorObjetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.Objective: Comparing the opinion of undergraduate nursing students about the realistic simulation and the curricular internship in a hospital setting. Methods: A comparative study with 55 nursing students who were divided into a control group that did a curriculum internship in a hospital setting, and an experimental group that participated of a realistic simulation prior to the hospital setting. Both groups answered an instrument based on the Likert scale to verify the effectiveness of the two teaching strategies. Results: In the experimental group, 69 % totally agreed that the simulation consolidated the teaching-learning process. In the control group, most students (38.5 %) totally disagreed with the internship in the hospital setting as an isolated strategy. Conclusion: In the opinion of nursing students, the realistic simulation was effective to acquire and refine knowledge and security, in addition to develop critical thinking in face of the common routine clinical situations in nursing care practice.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-12-07T05:07:20Z2017-12-07T05:07:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfVALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025Valadares, Alessandra Freire MedinaMagro, Marcia Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:38:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/29235Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:38:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting |
title |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
spellingShingle |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar Valadares, Alessandra Freire Medina Simulação (Computadores) Enfermagem - estudo e ensino Estudantes de Enfermagem Ensino auxiliado por computador |
title_short |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_full |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_fullStr |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_full_unstemmed |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
title_sort |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
author |
Valadares, Alessandra Freire Medina |
author_facet |
Valadares, Alessandra Freire Medina Magro, Marcia Cristina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Magro, Marcia Cristina da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadares, Alessandra Freire Medina Magro, Marcia Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação (Computadores) Enfermagem - estudo e ensino Estudantes de Enfermagem Ensino auxiliado por computador |
topic |
Simulação (Computadores) Enfermagem - estudo e ensino Estudantes de Enfermagem Ensino auxiliado por computador |
description |
Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-12-07T05:07:20Z 2017-12-07T05:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235 https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025 |
identifier_str_mv |
VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235 https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1824043792210067456 |