Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400008 |
Resumo: | OBJETIVO: O objetivo do presente estudo consistiu em apresentar os resultados alcançados pelos hospitais e serviços de enfermagem na adoção dessa filosofia gerencial. MÉTODOS: Utilizou-se a revisão da literatura como procedimento metodológico. RESULTADOS: A análise das experiências descritas permitiu concluir que a G. Q. T. propiciou um ganho com relação aos recursos humanos garantindo a satisfação do cliente interno no seu ambiente de trabalho. O paciente teve suas necessidades supridas, houve reconhecimento da sociedade e também ocorreram melhorias nos indicadores de estatística hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A agregação de valores baseados na consciência do conhecimento de sistemas, em estudos de cenários e na aprendizagem contínua tornou-se o elemento diferenciador destas organizações. |
id |
USP-8_b213ae00df9706caeb949622a35bf139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002005000400008 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileirasGestão de qualidade totalInstituições de saúdeServiços de enfermagemOBJETIVO: O objetivo do presente estudo consistiu em apresentar os resultados alcançados pelos hospitais e serviços de enfermagem na adoção dessa filosofia gerencial. MÉTODOS: Utilizou-se a revisão da literatura como procedimento metodológico. RESULTADOS: A análise das experiências descritas permitiu concluir que a G. Q. T. propiciou um ganho com relação aos recursos humanos garantindo a satisfação do cliente interno no seu ambiente de trabalho. O paciente teve suas necessidades supridas, houve reconhecimento da sociedade e também ocorreram melhorias nos indicadores de estatística hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A agregação de valores baseados na consciência do conhecimento de sistemas, em estudos de cenários e na aprendizagem contínua tornou-se o elemento diferenciador destas organizações.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400008Acta Paulista de Enfermagem v.18 n.4 2005reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002005000400008info:eu-repo/semantics/openAccessBalsanelli,Alexandre PazettoJericó,Marli de Carvalhopor2007-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002005000400008Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-09-18T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras |
title |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras |
spellingShingle |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras Balsanelli,Alexandre Pazetto Gestão de qualidade total Instituições de saúde Serviços de enfermagem |
title_short |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras |
title_full |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras |
title_fullStr |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras |
title_full_unstemmed |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras |
title_sort |
Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras |
author |
Balsanelli,Alexandre Pazetto |
author_facet |
Balsanelli,Alexandre Pazetto Jericó,Marli de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Jericó,Marli de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balsanelli,Alexandre Pazetto Jericó,Marli de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de qualidade total Instituições de saúde Serviços de enfermagem |
topic |
Gestão de qualidade total Instituições de saúde Serviços de enfermagem |
description |
OBJETIVO: O objetivo do presente estudo consistiu em apresentar os resultados alcançados pelos hospitais e serviços de enfermagem na adoção dessa filosofia gerencial. MÉTODOS: Utilizou-se a revisão da literatura como procedimento metodológico. RESULTADOS: A análise das experiências descritas permitiu concluir que a G. Q. T. propiciou um ganho com relação aos recursos humanos garantindo a satisfação do cliente interno no seu ambiente de trabalho. O paciente teve suas necessidades supridas, houve reconhecimento da sociedade e também ocorreram melhorias nos indicadores de estatística hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A agregação de valores baseados na consciência do conhecimento de sistemas, em estudos de cenários e na aprendizagem contínua tornou-se o elemento diferenciador destas organizações. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002005000400008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.18 n.4 2005 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858262081503232 |