Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsanelli,Alexandre Pazetto
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Jericó,Marli de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400008
Resumo: OBJETIVO: O objetivo do presente estudo consistiu em apresentar os resultados alcançados pelos hospitais e serviços de enfermagem na adoção dessa filosofia gerencial. MÉTODOS: Utilizou-se a revisão da literatura como procedimento metodológico. RESULTADOS: A análise das experiências descritas permitiu concluir que a G. Q. T. propiciou um ganho com relação aos recursos humanos garantindo a satisfação do cliente interno no seu ambiente de trabalho. O paciente teve suas necessidades supridas, houve reconhecimento da sociedade e também ocorreram melhorias nos indicadores de estatística hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A agregação de valores baseados na consciência do conhecimento de sistemas, em estudos de cenários e na aprendizagem contínua tornou-se o elemento diferenciador destas organizações.
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