Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000101007 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Identificar na literatura a influência de programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes. Métodos: Estudo de revisão integrativa, através de pesquisa na base de dados bibliográficas online Pubmed® e no agregador de base de dados EBSCOhost®, com os descritores de pesquisa selecionados, no período de outubro a novembro de 2018, para responder à pergunta norteadora: Qual a influência dos programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes quando aplicados? Os critérios de inclusão foram: artigos científicos, disponíveis em texto integral, nos idiomas português ou inglês, relativos a estudos primários, empíricos, de abordagem quantitativa, publicados entre 2013 e 2018. Resultados: Foram seguidos os passos do modelo PRISMA ( Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses ), atendendo aos critérios de inclusão. Foram selecionados 93 artigos e, após a leitura do título e resumo, bem como a identificação da resposta à pergunta norteadora, a amostra final integra 8 artigos. Conclusão: Os resultados da revisão integrativa evidenciam que existe uma influência positiva no sono quando aplicados programas de educação sobre o sono em todas as faixas etárias. Foram descritas vantagens na sua aplicação em articulação com outros métodos, para a melhoria do sono das crianças e adolescentes. A implicação destes resultados para a Enfermagem é que o enfermeiro poderá ter uma atuação relevante na implementação e no desenvolvimento efetivo de programas de educação relativamente a esta problemática. |
id |
USP-8_bec79f81a8354c0a41da3a2a66de2ae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002020000101007 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativaLactenteCriançaAdolescenteSonoEducaçãoResumo Objetivo: Identificar na literatura a influência de programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes. Métodos: Estudo de revisão integrativa, através de pesquisa na base de dados bibliográficas online Pubmed® e no agregador de base de dados EBSCOhost®, com os descritores de pesquisa selecionados, no período de outubro a novembro de 2018, para responder à pergunta norteadora: Qual a influência dos programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes quando aplicados? Os critérios de inclusão foram: artigos científicos, disponíveis em texto integral, nos idiomas português ou inglês, relativos a estudos primários, empíricos, de abordagem quantitativa, publicados entre 2013 e 2018. Resultados: Foram seguidos os passos do modelo PRISMA ( Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses ), atendendo aos critérios de inclusão. Foram selecionados 93 artigos e, após a leitura do título e resumo, bem como a identificação da resposta à pergunta norteadora, a amostra final integra 8 artigos. Conclusão: Os resultados da revisão integrativa evidenciam que existe uma influência positiva no sono quando aplicados programas de educação sobre o sono em todas as faixas etárias. Foram descritas vantagens na sua aplicação em articulação com outros métodos, para a melhoria do sono das crianças e adolescentes. A implicação destes resultados para a Enfermagem é que o enfermeiro poderá ter uma atuação relevante na implementação e no desenvolvimento efetivo de programas de educação relativamente a esta problemática.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000101007Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ar01936info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade,Carla Sofia SobralRamos,Ana Lúcia Caeiropor2020-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000101007Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-12-11T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa |
title |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa |
spellingShingle |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa Trindade,Carla Sofia Sobral Lactente Criança Adolescente Sono Educação |
title_short |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa |
title_full |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa |
title_fullStr |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa |
title_sort |
Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa |
author |
Trindade,Carla Sofia Sobral |
author_facet |
Trindade,Carla Sofia Sobral Ramos,Ana Lúcia Caeiro |
author_role |
author |
author2 |
Ramos,Ana Lúcia Caeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade,Carla Sofia Sobral Ramos,Ana Lúcia Caeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lactente Criança Adolescente Sono Educação |
topic |
Lactente Criança Adolescente Sono Educação |
description |
Resumo Objetivo: Identificar na literatura a influência de programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes. Métodos: Estudo de revisão integrativa, através de pesquisa na base de dados bibliográficas online Pubmed® e no agregador de base de dados EBSCOhost®, com os descritores de pesquisa selecionados, no período de outubro a novembro de 2018, para responder à pergunta norteadora: Qual a influência dos programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes quando aplicados? Os critérios de inclusão foram: artigos científicos, disponíveis em texto integral, nos idiomas português ou inglês, relativos a estudos primários, empíricos, de abordagem quantitativa, publicados entre 2013 e 2018. Resultados: Foram seguidos os passos do modelo PRISMA ( Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses ), atendendo aos critérios de inclusão. Foram selecionados 93 artigos e, após a leitura do título e resumo, bem como a identificação da resposta à pergunta norteadora, a amostra final integra 8 artigos. Conclusão: Os resultados da revisão integrativa evidenciam que existe uma influência positiva no sono quando aplicados programas de educação sobre o sono em todas as faixas etárias. Foram descritas vantagens na sua aplicação em articulação com outros métodos, para a melhoria do sono das crianças e adolescentes. A implicação destes resultados para a Enfermagem é que o enfermeiro poderá ter uma atuação relevante na implementação e no desenvolvimento efetivo de programas de educação relativamente a esta problemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000101007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000101007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2020ar01936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858268727377920 |