A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022 |
Resumo: | OBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático. |
id |
USP-8_c0bf3b0626e4faeaadd378107637817a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002012000400022 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva históricaEnfermagemSimulaçãoEducação em enfermagemHistória da enfermagemTecnologia educacionalOBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.4 2012reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002012000400022info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,José Carlos AmadoMazzo,AlessandraBaptista,Rui Carlos NegrãoCoutinho,Verónica Rita DiasGodoy,Simone deMendes,Isabel Amélia CostaTrevizan,Maria Auxiliadorapor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002012000400022Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2012-08-23T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica |
title |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica |
spellingShingle |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica Martins,José Carlos Amado Enfermagem Simulação Educação em enfermagem História da enfermagem Tecnologia educacional |
title_short |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica |
title_full |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica |
title_fullStr |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica |
title_full_unstemmed |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica |
title_sort |
A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica |
author |
Martins,José Carlos Amado |
author_facet |
Martins,José Carlos Amado Mazzo,Alessandra Baptista,Rui Carlos Negrão Coutinho,Verónica Rita Dias Godoy,Simone de Mendes,Isabel Amélia Costa Trevizan,Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Mazzo,Alessandra Baptista,Rui Carlos Negrão Coutinho,Verónica Rita Dias Godoy,Simone de Mendes,Isabel Amélia Costa Trevizan,Maria Auxiliadora |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,José Carlos Amado Mazzo,Alessandra Baptista,Rui Carlos Negrão Coutinho,Verónica Rita Dias Godoy,Simone de Mendes,Isabel Amélia Costa Trevizan,Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Simulação Educação em enfermagem História da enfermagem Tecnologia educacional |
topic |
Enfermagem Simulação Educação em enfermagem História da enfermagem Tecnologia educacional |
description |
OBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002012000400022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.4 2012 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858265037438976 |