A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,José Carlos Amado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mazzo,Alessandra, Baptista,Rui Carlos Negrão, Coutinho,Verónica Rita Dias, Godoy,Simone de, Mendes,Isabel Amélia Costa, Trevizan,Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022
Resumo: OBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático.
id USP-8_c0bf3b0626e4faeaadd378107637817a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002012000400022
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva históricaEnfermagemSimulaçãoEducação em enfermagemHistória da enfermagemTecnologia educacionalOBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.4 2012reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002012000400022info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,José Carlos AmadoMazzo,AlessandraBaptista,Rui Carlos NegrãoCoutinho,Verónica Rita DiasGodoy,Simone deMendes,Isabel Amélia CostaTrevizan,Maria Auxiliadorapor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002012000400022Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2012-08-23T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
title A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
spellingShingle A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
Martins,José Carlos Amado
Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
História da enfermagem
Tecnologia educacional
title_short A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
title_full A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
title_fullStr A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
title_full_unstemmed A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
title_sort A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica
author Martins,José Carlos Amado
author_facet Martins,José Carlos Amado
Mazzo,Alessandra
Baptista,Rui Carlos Negrão
Coutinho,Verónica Rita Dias
Godoy,Simone de
Mendes,Isabel Amélia Costa
Trevizan,Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Mazzo,Alessandra
Baptista,Rui Carlos Negrão
Coutinho,Verónica Rita Dias
Godoy,Simone de
Mendes,Isabel Amélia Costa
Trevizan,Maria Auxiliadora
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,José Carlos Amado
Mazzo,Alessandra
Baptista,Rui Carlos Negrão
Coutinho,Verónica Rita Dias
Godoy,Simone de
Mendes,Isabel Amélia Costa
Trevizan,Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
História da enfermagem
Tecnologia educacional
topic Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
História da enfermagem
Tecnologia educacional
description OBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática. MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos. RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica. CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002012000400022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.4 2012
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858265037438976