Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa, Alves, Mateus Goulart, Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins, de Góes, Fernanda dos Santos Nogueira, Dalri, Maria Celia Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817
Resumo: Objetivo: Identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo deensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.Métodos: Revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus eCINAHL®, com os descritores “enfermagem”, “educação em enfermagem”, respectivostermos em inglês e espanhol e a palavra chave “debriefing” Incluíram-se 12 estudosprimários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018.Utilizou-se análise qualitativa para categorização dos domínios.Resultados: Identificaram-se os métodos de debriefing Meaningful Learning; based onprinciples of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofissional, com bomjulgamento e estruturado, e técnicas self-debriefing; oral; Eye-Tracking; videoassistido ewritten debriefing.Conclusões: Sobressaíram-se o método estruturado e a técnica oral com vídeo. Um métodonão foi superior ao outro, mas eficaz para determinada proposta. Não foram encontradosestudos nacionais. Sugere-se, pesquisas sobre a eficácia dos métodos e técnicas debriefing naenfermagem.Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologiaeducacional. Simulação.
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