Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817 |
Resumo: | Objetivo: Identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo deensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.Métodos: Revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus eCINAHL®, com os descritores “enfermagem”, “educação em enfermagem”, respectivostermos em inglês e espanhol e a palavra chave “debriefing” Incluíram-se 12 estudosprimários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018.Utilizou-se análise qualitativa para categorização dos domínios.Resultados: Identificaram-se os métodos de debriefing Meaningful Learning; based onprinciples of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofissional, com bomjulgamento e estruturado, e técnicas self-debriefing; oral; Eye-Tracking; videoassistido ewritten debriefing.Conclusões: Sobressaíram-se o método estruturado e a técnica oral com vídeo. Um métodonão foi superior ao outro, mas eficaz para determinada proposta. Não foram encontradosestudos nacionais. Sugere-se, pesquisas sobre a eficácia dos métodos e técnicas debriefing naenfermagem.Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologiaeducacional. Simulação. |
id |
UFRGS-15_ee862ec2ab1606b4acc47aef4e11dbed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/99817 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagemEnfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologia educacional. Simulação.Objetivo: Identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo deensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.Métodos: Revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus eCINAHL®, com os descritores “enfermagem”, “educação em enfermagem”, respectivostermos em inglês e espanhol e a palavra chave “debriefing” Incluíram-se 12 estudosprimários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018.Utilizou-se análise qualitativa para categorização dos domínios.Resultados: Identificaram-se os métodos de debriefing Meaningful Learning; based onprinciples of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofissional, com bomjulgamento e estruturado, e técnicas self-debriefing; oral; Eye-Tracking; videoassistido ewritten debriefing.Conclusões: Sobressaíram-se o método estruturado e a técnica oral com vídeo. Um métodonão foi superior ao outro, mas eficaz para determinada proposta. Não foram encontradosestudos nacionais. Sugere-se, pesquisas sobre a eficácia dos métodos e técnicas debriefing naenfermagem.Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologiaeducacional. Simulação.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817/55906https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817/55907Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Juliana da Silva Garciade Oliveira, Jordana Luiza GouvêaAlves, Mateus GoulartBraga, Fernanda Titareli Merizio Martinsde Góes, Fernanda dos Santos NogueiraDalri, Maria Celia Barcellos2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/99817Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem |
title |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem |
spellingShingle |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem Nascimento, Juliana da Silva Garcia Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologia educacional. Simulação. |
title_short |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem |
title_full |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem |
title_fullStr |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem |
title_full_unstemmed |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem |
title_sort |
Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem |
author |
Nascimento, Juliana da Silva Garcia |
author_facet |
Nascimento, Juliana da Silva Garcia de Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa Alves, Mateus Goulart Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins de Góes, Fernanda dos Santos Nogueira Dalri, Maria Celia Barcellos |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa Alves, Mateus Goulart Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins de Góes, Fernanda dos Santos Nogueira Dalri, Maria Celia Barcellos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Juliana da Silva Garcia de Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa Alves, Mateus Goulart Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins de Góes, Fernanda dos Santos Nogueira Dalri, Maria Celia Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologia educacional. Simulação. |
topic |
Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologia educacional. Simulação. |
description |
Objetivo: Identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo deensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.Métodos: Revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus eCINAHL®, com os descritores “enfermagem”, “educação em enfermagem”, respectivostermos em inglês e espanhol e a palavra chave “debriefing” Incluíram-se 12 estudosprimários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018.Utilizou-se análise qualitativa para categorização dos domínios.Resultados: Identificaram-se os métodos de debriefing Meaningful Learning; based onprinciples of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofissional, com bomjulgamento e estruturado, e técnicas self-debriefing; oral; Eye-Tracking; videoassistido ewritten debriefing.Conclusões: Sobressaíram-se o método estruturado e a técnica oral com vídeo. Um métodonão foi superior ao outro, mas eficaz para determinada proposta. Não foram encontradosestudos nacionais. Sugere-se, pesquisas sobre a eficácia dos métodos e técnicas debriefing naenfermagem.Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologiaeducacional. Simulação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817/55906 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99817/55907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766339401809920 |