Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel,Maylla Pereira Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa,Lílian Maria Almeida, Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa, Oliveira,Adélia Dalva da Silva, Amorim,Fernanda Cláudia Miranda, Moura,Luana Kelle Batista, Zeitoune,Regina Célia Gollner, Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100323
Resumo: Resumo Objetivo Descrever o processo de construção e validação de um jogo educativo para a prevenção da infecção causada pelo papilomavírus humano. Métodos Estudo metodológico que seguiu as etapas: conceituação, pré-produção, prototipagem, produção e avaliação de especialistas. Para a conceituação e pré-produção desenvolveu-se uma revisão integrativa, que gerou demandas de conhecimento, categorizadas e usadas na produção do protótipo. Na avaliação de especialistas, participaram 13 para análise do conteúdo e sete para design, que responderam instrumentos distintos. Os dados foram analisados quanto ao escore do Suitability Assessment of Materials e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados Desenvolveu-se um jogo educativo baseado nas lacunas de conhecimento da população identificadas na literatura, denominado roleta digital. Os especialistas de conteúdo consideraram que a tecnologia desenvolvida possui potencial para a educação em saúde e prevenção das formas de adoecimento pelo papilomavírus humano. Na avaliação da aparência, os especialistas de design consideraram satisfatórios a compreensibilidade e qualidade da interface. Conclusão A roleta digital apresentou evidências de validade de conteúdo satisfatórias. As recomendações dos especialistas aprimoraram o conteúdo e aparência, possibilitando a mediação das atividades educativas.
id USP-8_f2d765d0c5223f5f19cdfef2f70accc7
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100323
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humanoJogos e brinquedosPapillomaviridaePrevenção de doençasInfecções sexualmente transmissíveisEducação em saúdeEstudo de validaçãoResumo Objetivo Descrever o processo de construção e validação de um jogo educativo para a prevenção da infecção causada pelo papilomavírus humano. Métodos Estudo metodológico que seguiu as etapas: conceituação, pré-produção, prototipagem, produção e avaliação de especialistas. Para a conceituação e pré-produção desenvolveu-se uma revisão integrativa, que gerou demandas de conhecimento, categorizadas e usadas na produção do protótipo. Na avaliação de especialistas, participaram 13 para análise do conteúdo e sete para design, que responderam instrumentos distintos. Os dados foram analisados quanto ao escore do Suitability Assessment of Materials e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados Desenvolveu-se um jogo educativo baseado nas lacunas de conhecimento da população identificadas na literatura, denominado roleta digital. Os especialistas de conteúdo consideraram que a tecnologia desenvolvida possui potencial para a educação em saúde e prevenção das formas de adoecimento pelo papilomavírus humano. Na avaliação da aparência, os especialistas de design consideraram satisfatórios a compreensibilidade e qualidade da interface. Conclusão A roleta digital apresentou evidências de validade de conteúdo satisfatórias. As recomendações dos especialistas aprimoraram o conteúdo e aparência, possibilitando a mediação das atividades educativas.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100323Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao03012info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel,Maylla Pereira RodriguesCosta,Lílian Maria AlmeidaSousa,Kayo Henrique Jardel FeitosaOliveira,Adélia Dalva da SilvaAmorim,Fernanda Cláudia MirandaMoura,Luana Kelle BatistaZeitoune,Regina Célia GollnerAlmeida,Camila Aparecida Pinheiro Landimpor2022-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100323Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-03-03T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
title Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
spellingShingle Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
Maciel,Maylla Pereira Rodrigues
Jogos e brinquedos
Papillomaviridae
Prevenção de doenças
Infecções sexualmente transmissíveis
Educação em saúde
Estudo de validação
title_short Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
title_full Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
title_fullStr Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
title_full_unstemmed Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
title_sort Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano
author Maciel,Maylla Pereira Rodrigues
author_facet Maciel,Maylla Pereira Rodrigues
Costa,Lílian Maria Almeida
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Moura,Luana Kelle Batista
Zeitoune,Regina Célia Gollner
Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
author_role author
author2 Costa,Lílian Maria Almeida
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Moura,Luana Kelle Batista
Zeitoune,Regina Célia Gollner
Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel,Maylla Pereira Rodrigues
Costa,Lílian Maria Almeida
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Moura,Luana Kelle Batista
Zeitoune,Regina Célia Gollner
Almeida,Camila Aparecida Pinheiro Landim
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Papillomaviridae
Prevenção de doenças
Infecções sexualmente transmissíveis
Educação em saúde
Estudo de validação
topic Jogos e brinquedos
Papillomaviridae
Prevenção de doenças
Infecções sexualmente transmissíveis
Educação em saúde
Estudo de validação
description Resumo Objetivo Descrever o processo de construção e validação de um jogo educativo para a prevenção da infecção causada pelo papilomavírus humano. Métodos Estudo metodológico que seguiu as etapas: conceituação, pré-produção, prototipagem, produção e avaliação de especialistas. Para a conceituação e pré-produção desenvolveu-se uma revisão integrativa, que gerou demandas de conhecimento, categorizadas e usadas na produção do protótipo. Na avaliação de especialistas, participaram 13 para análise do conteúdo e sete para design, que responderam instrumentos distintos. Os dados foram analisados quanto ao escore do Suitability Assessment of Materials e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados Desenvolveu-se um jogo educativo baseado nas lacunas de conhecimento da população identificadas na literatura, denominado roleta digital. Os especialistas de conteúdo consideraram que a tecnologia desenvolvida possui potencial para a educação em saúde e prevenção das formas de adoecimento pelo papilomavírus humano. Na avaliação da aparência, os especialistas de design consideraram satisfatórios a compreensibilidade e qualidade da interface. Conclusão A roleta digital apresentou evidências de validade de conteúdo satisfatórias. As recomendações dos especialistas aprimoraram o conteúdo e aparência, possibilitando a mediação das atividades educativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100323
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ao03012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269556801536