Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Fisioterapia e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866 |
Resumo: | Na formação dos profissionais de saúde, os professores geralmente vivenciam algumas dificuldades e preocupações. A pandemia de COVID-19 amplificou ainda mais esses desafios, acarretando mudanças nos métodos de ensino e gerando novas preocupações. O objetivo deste estudo foi investigar quais são as preocupações dos professores (PPs) dos cursos de graduação em Fisioterapia com relação ao ambiente de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapeutas que atuavam como docentes em cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil foram convidados a responder a um questionário de sobreas PPs (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), sobre perfil sociodemográfico e sobre a percepção de mudanças nas PPs devido à pandemia. Participaram 187 fisioterapeutas professores que apresentaram PP moderada (TCQ: 49,6±10,5), sem associação com a fase da carreira docente, a idade ou o tempo de formação. Aqueles que participam de atividades de formação continuada em docência apresentaram maior PP. Alterações nas PPs decorrentes da pandemia foram relatadas por 94,1% dos participantes. Conclui-se que os professores que participam de atividades de formação continuada se preocupam mais com o impacto de sua prática do que os que não participam. Ao mesmo tempo, essas preocupações parecem ter mudado durante a pandemia. |
id |
USP-9_3b73bfcb719d8f2a05164a30b76a9478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/219866 |
network_acronym_str |
USP-9 |
network_name_str |
Fisioterapia e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19Pedagogical concerns of physical therapist professors and their perceptions of the COVID-19 pandemicPreocupações pedagógicas do fisioterapeuta professor e suas percepções sobre a pandemia de COVID-19Physical TherapyTeacher ConcernOnline EducationCOVID-19PandemiaEducación Profesional en FisioterapiaPreocupaciones PedagógicasEducación a DistanciaPandemiaCOVID-19Educação Profissionalizante em FisioterapiaPreocupações PedagógicasEducação OnlinePandemiaCOVID-19Na formação dos profissionais de saúde, os professores geralmente vivenciam algumas dificuldades e preocupações. A pandemia de COVID-19 amplificou ainda mais esses desafios, acarretando mudanças nos métodos de ensino e gerando novas preocupações. O objetivo deste estudo foi investigar quais são as preocupações dos professores (PPs) dos cursos de graduação em Fisioterapia com relação ao ambiente de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapeutas que atuavam como docentes em cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil foram convidados a responder a um questionário de sobreas PPs (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), sobre perfil sociodemográfico e sobre a percepção de mudanças nas PPs devido à pandemia. Participaram 187 fisioterapeutas professores que apresentaram PP moderada (TCQ: 49,6±10,5), sem associação com a fase da carreira docente, a idade ou o tempo de formação. Aqueles que participam de atividades de formação continuada em docência apresentaram maior PP. Alterações nas PPs decorrentes da pandemia foram relatadas por 94,1% dos participantes. Conclui-se que os professores que participam de atividades de formação continuada se preocupam mais com o impacto de sua prática do que os que não participam. Ao mesmo tempo, essas preocupações parecem ter mudado durante a pandemia.In health professions education, professors usually face some difficulties and concerns. The COVID-19 pandemic has further amplified these challenges, leading to changes in teaching methods and new concerns. This study aimed to identify undergraduate physical therapy professors’ concerns (PC) about the learning environment during the COVID-19 pandemic. Physical therapists who served as undergraduate physical therapy professors in Brazil answered a questionnaire on PC (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), a sociodemographic profile questionnaire, and an open-ended question on the perception of changes in PC during the pandemic. A total of 187 physical therapist professors completed the questionary and had moderate PC (TCQ 49.6±10.5), with no association with the stage of their teaching career, age, and length of professional training. Participants in continuing education activities had higher PC. Of the participants, 94.1% reported changes in PC resulting from the pandemic. Therefore, professors who participate in continuing education activities are more concerned about the impact of their practice than those who do not participate. At the same time, these concerns seem to have changed during the pandemic.En la formación de los profesionales de la salud,los docentes suelen experimentar algunas dificultades ypreocupaciones. La pandemia del COVID-19 intensificó aún más estos desafíos, por provocar cambios en los métodos deenseñanza, dando lugar a nuevas preocupaciones. El objetivo deeste estudio fue investigar las preocupaciones de los profesores(PP) de los cursos de graduación en Fisioterapia respecto alambiente de aprendizaje durante la pandemia del COVID-19.Se invitó a fisioterapeutas que actuaban como profesores encursos de graduación en Fisioterapia en Brasil a responder uncuestionario sobre las PP (Teacher Concerns Questionnaire, TCQ),sobre el perfil sociodemográfico y la percepción de cambios enPP en relación con la pandemia. Participaron 187 fisioterapeutasprofesores que presentaron PP moderadas (TCQ: 49,6±10,5), sinasociación con la etapa de la carrera docente, la edad y el tiempode formación profesional. Los participantes en actividades deformación continuada en la docencia tuvieron una PP más alta. El94,1% de los participantes informaron cambios en PP resultantesde la pandemia. Se concluye que los profesores que participan enactividades de formación continuada están más preocupados porel impacto de su práctica. A la vez, estas preocupaciones parecenhaber cambiado durante la pandemia.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/21986610.1590/1809-2950/e23003623ptFisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2023); e23003623ptFisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2023); e23003623ptFisioterapia e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2023); e23003623pt2316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200719https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200718Copyright (c) 2023 Cintia Pereira de Araujo, Clarice Rosa Olivohttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Cintia Pereira de Olivo, Clarice Rosa 2023-12-07T21:02:58Zoai:revistas.usp.br:article/219866Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2023-12-07T21:02:58Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 Pedagogical concerns of physical therapist professors and their perceptions of the COVID-19 pandemic Preocupações pedagógicas do fisioterapeuta professor e suas percepções sobre a pandemia de COVID-19 |
title |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 |
spellingShingle |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 Araujo, Cintia Pereira de Physical Therapy Teacher Concern Online Education COVID-19 Pandemia Educación Profesional en Fisioterapia Preocupaciones Pedagógicas Educación a Distancia Pandemia COVID-19 Educação Profissionalizante em Fisioterapia Preocupações Pedagógicas Educação Online Pandemia COVID-19 |
title_short |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 |
title_full |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 |
title_fullStr |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 |
title_sort |
Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19 |
author |
Araujo, Cintia Pereira de |
author_facet |
Araujo, Cintia Pereira de Olivo, Clarice Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Olivo, Clarice Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Cintia Pereira de Olivo, Clarice Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical Therapy Teacher Concern Online Education COVID-19 Pandemia Educación Profesional en Fisioterapia Preocupaciones Pedagógicas Educación a Distancia Pandemia COVID-19 Educação Profissionalizante em Fisioterapia Preocupações Pedagógicas Educação Online Pandemia COVID-19 |
topic |
Physical Therapy Teacher Concern Online Education COVID-19 Pandemia Educación Profesional en Fisioterapia Preocupaciones Pedagógicas Educación a Distancia Pandemia COVID-19 Educação Profissionalizante em Fisioterapia Preocupações Pedagógicas Educação Online Pandemia COVID-19 |
description |
Na formação dos profissionais de saúde, os professores geralmente vivenciam algumas dificuldades e preocupações. A pandemia de COVID-19 amplificou ainda mais esses desafios, acarretando mudanças nos métodos de ensino e gerando novas preocupações. O objetivo deste estudo foi investigar quais são as preocupações dos professores (PPs) dos cursos de graduação em Fisioterapia com relação ao ambiente de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapeutas que atuavam como docentes em cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil foram convidados a responder a um questionário de sobreas PPs (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), sobre perfil sociodemográfico e sobre a percepção de mudanças nas PPs devido à pandemia. Participaram 187 fisioterapeutas professores que apresentaram PP moderada (TCQ: 49,6±10,5), sem associação com a fase da carreira docente, a idade ou o tempo de formação. Aqueles que participam de atividades de formação continuada em docência apresentaram maior PP. Alterações nas PPs decorrentes da pandemia foram relatadas por 94,1% dos participantes. Conclui-se que os professores que participam de atividades de formação continuada se preocupam mais com o impacto de sua prática do que os que não participam. Ao mesmo tempo, essas preocupações parecem ter mudado durante a pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866 10.1590/1809-2950/e23003623pt |
url |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866 |
identifier_str_mv |
10.1590/1809-2950/e23003623pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200719 https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cintia Pereira de Araujo, Clarice Rosa Olivo https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cintia Pereira de Araujo, Clarice Rosa Olivo https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2023); e23003623pt Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2023); e23003623pt Fisioterapia e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2023); e23003623pt 2316-9117 1809-2950 reponame:Fisioterapia e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Fisioterapia e Pesquisa |
collection |
Fisioterapia e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revfisio@usp.br |
_version_ |
1787713733390237696 |