Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Cintia Pereira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Olivo, Clarice Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Fisioterapia e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866
Resumo: Na formação dos profissionais de saúde, os professores geralmente vivenciam algumas dificuldades e preocupações. A pandemia de COVID-19 amplificou ainda mais esses desafios, acarretando mudanças nos métodos de ensino e gerando novas preocupações. O objetivo deste estudo foi investigar quais são as preocupações dos professores (PPs) dos cursos de graduação em Fisioterapia com relação ao ambiente de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapeutas que atuavam como docentes em cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil foram convidados a responder a um questionário de sobreas PPs (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), sobre perfil sociodemográfico e sobre a percepção de mudanças nas PPs devido à pandemia. Participaram 187 fisioterapeutas professores que apresentaram PP moderada (TCQ: 49,6±10,5), sem associação com a fase da carreira docente, a idade ou o tempo de formação. Aqueles que participam de atividades de formação continuada em docência apresentaram maior PP. Alterações nas PPs decorrentes da pandemia foram relatadas por 94,1% dos participantes. Conclui-se que os professores que participam de atividades de formação continuada se preocupam mais com o impacto de sua prática do que os que não participam. Ao mesmo tempo, essas preocupações parecem ter mudado durante a pandemia.
id USP-9_3b73bfcb719d8f2a05164a30b76a9478
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/219866
network_acronym_str USP-9
network_name_str Fisioterapia e Pesquisa
repository_id_str
spelling Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19Pedagogical concerns of physical therapist professors and their perceptions of the COVID-19 pandemicPreocupações pedagógicas do fisioterapeuta professor e suas percepções sobre a pandemia de COVID-19Physical TherapyTeacher ConcernOnline EducationCOVID-19PandemiaEducación Profesional en FisioterapiaPreocupaciones PedagógicasEducación a DistanciaPandemiaCOVID-19Educação Profissionalizante em FisioterapiaPreocupações PedagógicasEducação OnlinePandemiaCOVID-19Na formação dos profissionais de saúde, os professores geralmente vivenciam algumas dificuldades e preocupações. A pandemia de COVID-19 amplificou ainda mais esses desafios, acarretando mudanças nos métodos de ensino e gerando novas preocupações. O objetivo deste estudo foi investigar quais são as preocupações dos professores (PPs) dos cursos de graduação em Fisioterapia com relação ao ambiente de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapeutas que atuavam como docentes em cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil foram convidados a responder a um questionário de sobreas PPs (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), sobre perfil sociodemográfico e sobre a percepção de mudanças nas PPs devido à pandemia. Participaram 187 fisioterapeutas professores que apresentaram PP moderada (TCQ: 49,6±10,5), sem associação com a fase da carreira docente, a idade ou o tempo de formação. Aqueles que participam de atividades de formação continuada em docência apresentaram maior PP. Alterações nas PPs decorrentes da pandemia foram relatadas por 94,1% dos participantes. Conclui-se que os professores que participam de atividades de formação continuada se preocupam mais com o impacto de sua prática do que os que não participam. Ao mesmo tempo, essas preocupações parecem ter mudado durante a pandemia.In health professions education, professors usually face some difficulties and concerns. The COVID-19 pandemic has further amplified these challenges, leading to changes in teaching methods and new concerns. This study aimed to identify undergraduate physical therapy professors’ concerns (PC) about the learning environment during the COVID-19 pandemic. Physical therapists who served as undergraduate physical therapy professors in Brazil answered a questionnaire on PC (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), a sociodemographic profile questionnaire, and an open-ended question on the perception of changes in PC during the pandemic. A total of 187 physical therapist professors completed the questionary and had moderate PC (TCQ 49.6±10.5), with no association with the stage of their teaching career, age, and length of professional training. Participants in continuing education activities had higher PC. Of the participants, 94.1% reported changes in PC resulting from the pandemic. Therefore, professors who participate in continuing education activities are more concerned about the impact of their practice than those who do not participate. At the same time, these concerns seem to have changed during the pandemic.En la formación de los profesionales de la salud,los docentes suelen experimentar algunas dificultades ypreocupaciones. La pandemia del COVID-19 intensificó aún más estos desafíos, por provocar cambios en los métodos deenseñanza, dando lugar a nuevas preocupaciones. El objetivo deeste estudio fue investigar las preocupaciones de los profesores(PP) de los cursos de graduación en Fisioterapia respecto alambiente de aprendizaje durante la pandemia del COVID-19.Se invitó a fisioterapeutas que actuaban como profesores encursos de graduación en Fisioterapia en Brasil a responder uncuestionario sobre las PP (Teacher Concerns Questionnaire, TCQ),sobre el perfil sociodemográfico y la percepción de cambios enPP en relación con la pandemia. Participaron 187 fisioterapeutasprofesores que presentaron PP moderadas (TCQ: 49,6±10,5), sinasociación con la etapa de la carrera docente, la edad y el tiempode formación profesional. Los participantes en actividades deformación continuada en la docencia tuvieron una PP más alta. El94,1% de los participantes informaron cambios en PP resultantesde la pandemia. Se concluye que los profesores que participan enactividades de formación continuada están más preocupados porel impacto de su práctica. A la vez, estas preocupaciones parecenhaber cambiado durante la pandemia.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/21986610.1590/1809-2950/e23003623ptFisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2023); e23003623ptFisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2023); e23003623ptFisioterapia e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2023); e23003623pt2316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200719https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200718Copyright (c) 2023 Cintia Pereira de Araujo, Clarice Rosa Olivohttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Cintia Pereira de Olivo, Clarice Rosa 2023-12-07T21:02:58Zoai:revistas.usp.br:article/219866Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2023-12-07T21:02:58Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
Pedagogical concerns of physical therapist professors and their perceptions of the COVID-19 pandemic
Preocupações pedagógicas do fisioterapeuta professor e suas percepções sobre a pandemia de COVID-19
title Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
spellingShingle Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
Araujo, Cintia Pereira de
Physical Therapy
Teacher Concern
Online Education
COVID-19
Pandemia
Educación Profesional en Fisioterapia
Preocupaciones Pedagógicas
Educación a Distancia
Pandemia
COVID-19
Educação Profissionalizante em Fisioterapia
Preocupações Pedagógicas
Educação Online
Pandemia
COVID-19
title_short Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
title_full Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
title_fullStr Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
title_full_unstemmed Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
title_sort Preocupaciones pedagógicas del fisioterapeuta-profesor y sus percepciones sobre la pandemia del COVID-19
author Araujo, Cintia Pereira de
author_facet Araujo, Cintia Pereira de
Olivo, Clarice Rosa
author_role author
author2 Olivo, Clarice Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Cintia Pereira de
Olivo, Clarice Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Physical Therapy
Teacher Concern
Online Education
COVID-19
Pandemia
Educación Profesional en Fisioterapia
Preocupaciones Pedagógicas
Educación a Distancia
Pandemia
COVID-19
Educação Profissionalizante em Fisioterapia
Preocupações Pedagógicas
Educação Online
Pandemia
COVID-19
topic Physical Therapy
Teacher Concern
Online Education
COVID-19
Pandemia
Educación Profesional en Fisioterapia
Preocupaciones Pedagógicas
Educación a Distancia
Pandemia
COVID-19
Educação Profissionalizante em Fisioterapia
Preocupações Pedagógicas
Educação Online
Pandemia
COVID-19
description Na formação dos profissionais de saúde, os professores geralmente vivenciam algumas dificuldades e preocupações. A pandemia de COVID-19 amplificou ainda mais esses desafios, acarretando mudanças nos métodos de ensino e gerando novas preocupações. O objetivo deste estudo foi investigar quais são as preocupações dos professores (PPs) dos cursos de graduação em Fisioterapia com relação ao ambiente de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapeutas que atuavam como docentes em cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil foram convidados a responder a um questionário de sobreas PPs (Teacher Concerns Questionnaire – TCQ), sobre perfil sociodemográfico e sobre a percepção de mudanças nas PPs devido à pandemia. Participaram 187 fisioterapeutas professores que apresentaram PP moderada (TCQ: 49,6±10,5), sem associação com a fase da carreira docente, a idade ou o tempo de formação. Aqueles que participam de atividades de formação continuada em docência apresentaram maior PP. Alterações nas PPs decorrentes da pandemia foram relatadas por 94,1% dos participantes. Conclui-se que os professores que participam de atividades de formação continuada se preocupam mais com o impacto de sua prática do que os que não participam. Ao mesmo tempo, essas preocupações parecem ter mudado durante a pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866
10.1590/1809-2950/e23003623pt
url https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866
identifier_str_mv 10.1590/1809-2950/e23003623pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200719
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/219866/200718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cintia Pereira de Araujo, Clarice Rosa Olivo
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cintia Pereira de Araujo, Clarice Rosa Olivo
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 No. 3 (2023); e23003623pt
Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 3 (2023); e23003623pt
Fisioterapia e Pesquisa; v. 30 n. 3 (2023); e23003623pt
2316-9117
1809-2950
reponame:Fisioterapia e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Fisioterapia e Pesquisa
collection Fisioterapia e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revfisio@usp.br
_version_ 1787713733390237696