Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mylena Francielle Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Lucas Barbosa da, Pereira, Daniel Gonçalves, Gomes, Wellington Fabiano, Oliveira, Vinícius Cunha de, Morais, Rosane Luzia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Fisioterapia e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442
Resumo: A literatura, extensamente, associa o desenvolvimento infantil à qualidade da estimulação ambiental. Entretanto, são escassos os estudos que verificam esta relação com as habilidades funcionais da criança. Este estudo tem por objetivo investigar quais oportunidades no ambiente domiciliar estão associadas e explicar as habilidades funcionais de mobilidade e função social de crianças na primeiríssima infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com 74 crianças entre 6 e 18 meses. Para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar, foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment Motor Development - Infant Scale. Para avaliar as habilidades funcionais das crianças, foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Observou-se que a mobilidade das crianças pode ser explicada em 45,6% (R² ajustado = 0,45) e a função social foi explicada em 30% (R² ajustado = 0,30) pela quantidade de brinquedos de motricidade grossa, equipamentos e pela variedade de estimulação presente no ambiente domiciliar. Conclui-se que posições, brinquedos e materiais que mantém a criança mais restrita e menos ativa exercem influência negativa. Por outro lado, brinquedos que oportunizam um maior deslocamento e interação favorecem as habilidades funcionais de mobilidade e função social.
id USP-9_b1a557665f89139ea47325511918cbdb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/201442
network_acronym_str USP-9
network_name_str Fisioterapia e Pesquisa
repository_id_str
spelling Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?¿Influye la calidad del entorno del hogar en las habilidades funcionales de niños en la primera infancia? A qualidade do ambiente domiciliar influencia nas habilidades funcionais de crianças na primeiríssima infância?CriançasFuncionalidadeDomicílioNiñoFuncionalidadResidenciaChildrenFunctionalityHomeA literatura, extensamente, associa o desenvolvimento infantil à qualidade da estimulação ambiental. Entretanto, são escassos os estudos que verificam esta relação com as habilidades funcionais da criança. Este estudo tem por objetivo investigar quais oportunidades no ambiente domiciliar estão associadas e explicar as habilidades funcionais de mobilidade e função social de crianças na primeiríssima infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com 74 crianças entre 6 e 18 meses. Para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar, foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment Motor Development - Infant Scale. Para avaliar as habilidades funcionais das crianças, foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Observou-se que a mobilidade das crianças pode ser explicada em 45,6% (R² ajustado = 0,45) e a função social foi explicada em 30% (R² ajustado = 0,30) pela quantidade de brinquedos de motricidade grossa, equipamentos e pela variedade de estimulação presente no ambiente domiciliar. Conclui-se que posições, brinquedos e materiais que mantém a criança mais restrita e menos ativa exercem influência negativa. Por outro lado, brinquedos que oportunizam um maior deslocamento e interação favorecem as habilidades funcionais de mobilidade e função social.The literature associates child developmentwith the quality of the environment stimulation. However,few studies verify if this is associated with the infant’sfunctional abilities. This study aims to assess whichopportunities in the home environment are associatedwith functional mobility skills and social function of infantsin early childhood and explain them. This is a cross-sectionaland exploratory study with 74 infants between six and18 months old. The affordances in the home environmentmotor development – infant scale instrument was usedto evaluate the opportunities in the home environment.The pediatric evaluation of disability inventory was usedto assess the infants’ functional abilities. We observedthat infants’ mobility can be explained in 45.6% (AdjustedR²=0.45) and social function in 30% (Adjusted R²=0.30) bythe amount of gross motor skills toys, equipment and varietyof stimulation in the home environment. We concludedthat positions, toys and materials that keep the infant morerestricted and less active have a negative influence. On the other hand, toys that offer greater displacement and interactionfavor the functional mobility skills and social function.| La literatura ha asociado ampliamente el desarrolloinfantil con la calidad de la estimulación en el entorno. Sin embargo,pocos estudios han verificado si esta asociación está relacionada conlas habilidades funcionales del niño. Este estudio tiene como objetivoanalizar y explicar qué oportunidades en el entorno del hogar estánasociadas con las habilidades funcionales de movilidad y función socialde niños en la primera infancia. Se trata de un estudio transversal yexploratorio, realizado con 74 niños de los 6 a los 18 meses de edad.Para evaluar las oportunidades presentes en el entorno del hogar,se utilizó el instrumento affordances in the home environment motordevelopment – infant scale. Para evaluar las habilidades funcionalesde los niños, se utilizó el inventario para la evaluación pediátrica dela discapacidad. Se observó que la movilidad de los niños se puedeexplicar en un 45,6% (R² ajustado=0,45) y la función social en un 30%(R² ajustado=0,30) por la cantidad de juguetes de motricidad gruesa,equipos y por la variedad de estimulación presente en el entornodel hogar. Se concluye que las posiciones, juguetes y materialesque mantienen al niño más restringido y menos activo ejercen unainfluencia negativa. Por otro lado, los juguetes que aportan mayormovilidad e interacción favorecen las habilidades funcionales demovilidad y función social del niñoUniversidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/20144210.1590/1809-2950/21025429022022PTFisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2022); 196-202Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2022); 196-202Fisioterapia e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2022); 196-2022316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspahttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185770https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185771Copyright (c) 2022 Mylena Francielle R Lima, Lucas Barbosa da Costa, Daniel Gonçalves Pereira, Wellington Fabiano Gomes, Vinícius Cunha de Oliveira, Rosane Luzia de Souza Moraishttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Mylena Francielle Ribeiro Costa, Lucas Barbosa da Pereira, Daniel Gonçalves Gomes, Wellington Fabiano Oliveira, Vinícius Cunha de Morais, Rosane Luzia de Souza 2023-05-26T12:28:48Zoai:revistas.usp.br:article/201442Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2023-05-26T12:28:48Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
¿Influye la calidad del entorno del hogar en las habilidades funcionales de niños en la primera infancia?
A qualidade do ambiente domiciliar influencia nas habilidades funcionais de crianças na primeiríssima infância?
title Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
spellingShingle Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
Lima, Mylena Francielle Ribeiro
Crianças
Funcionalidade
Domicílio
Niño
Funcionalidad
Residencia
Children
Functionality
Home
title_short Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
title_full Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
title_fullStr Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
title_full_unstemmed Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
title_sort Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
author Lima, Mylena Francielle Ribeiro
author_facet Lima, Mylena Francielle Ribeiro
Costa, Lucas Barbosa da
Pereira, Daniel Gonçalves
Gomes, Wellington Fabiano
Oliveira, Vinícius Cunha de
Morais, Rosane Luzia de Souza
author_role author
author2 Costa, Lucas Barbosa da
Pereira, Daniel Gonçalves
Gomes, Wellington Fabiano
Oliveira, Vinícius Cunha de
Morais, Rosane Luzia de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mylena Francielle Ribeiro
Costa, Lucas Barbosa da
Pereira, Daniel Gonçalves
Gomes, Wellington Fabiano
Oliveira, Vinícius Cunha de
Morais, Rosane Luzia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Funcionalidade
Domicílio
Niño
Funcionalidad
Residencia
Children
Functionality
Home
topic Crianças
Funcionalidade
Domicílio
Niño
Funcionalidad
Residencia
Children
Functionality
Home
description A literatura, extensamente, associa o desenvolvimento infantil à qualidade da estimulação ambiental. Entretanto, são escassos os estudos que verificam esta relação com as habilidades funcionais da criança. Este estudo tem por objetivo investigar quais oportunidades no ambiente domiciliar estão associadas e explicar as habilidades funcionais de mobilidade e função social de crianças na primeiríssima infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com 74 crianças entre 6 e 18 meses. Para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar, foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment Motor Development - Infant Scale. Para avaliar as habilidades funcionais das crianças, foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Observou-se que a mobilidade das crianças pode ser explicada em 45,6% (R² ajustado = 0,45) e a função social foi explicada em 30% (R² ajustado = 0,30) pela quantidade de brinquedos de motricidade grossa, equipamentos e pela variedade de estimulação presente no ambiente domiciliar. Conclui-se que posições, brinquedos e materiais que mantém a criança mais restrita e menos ativa exercem influência negativa. Por outro lado, brinquedos que oportunizam um maior deslocamento e interação favorecem as habilidades funcionais de mobilidade e função social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442
10.1590/1809-2950/21025429022022PT
url https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442
identifier_str_mv 10.1590/1809-2950/21025429022022PT
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185770
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185771
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2022); 196-202
Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2022); 196-202
Fisioterapia e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2022); 196-202
2316-9117
1809-2950
reponame:Fisioterapia e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Fisioterapia e Pesquisa
collection Fisioterapia e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revfisio@usp.br
_version_ 1787713740839321600