Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Fisioterapia e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442 |
Resumo: | A literatura, extensamente, associa o desenvolvimento infantil à qualidade da estimulação ambiental. Entretanto, são escassos os estudos que verificam esta relação com as habilidades funcionais da criança. Este estudo tem por objetivo investigar quais oportunidades no ambiente domiciliar estão associadas e explicar as habilidades funcionais de mobilidade e função social de crianças na primeiríssima infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com 74 crianças entre 6 e 18 meses. Para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar, foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment Motor Development - Infant Scale. Para avaliar as habilidades funcionais das crianças, foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Observou-se que a mobilidade das crianças pode ser explicada em 45,6% (R² ajustado = 0,45) e a função social foi explicada em 30% (R² ajustado = 0,30) pela quantidade de brinquedos de motricidade grossa, equipamentos e pela variedade de estimulação presente no ambiente domiciliar. Conclui-se que posições, brinquedos e materiais que mantém a criança mais restrita e menos ativa exercem influência negativa. Por outro lado, brinquedos que oportunizam um maior deslocamento e interação favorecem as habilidades funcionais de mobilidade e função social. |
id |
USP-9_b1a557665f89139ea47325511918cbdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/201442 |
network_acronym_str |
USP-9 |
network_name_str |
Fisioterapia e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood?¿Influye la calidad del entorno del hogar en las habilidades funcionales de niños en la primera infancia? A qualidade do ambiente domiciliar influencia nas habilidades funcionais de crianças na primeiríssima infância?CriançasFuncionalidadeDomicílioNiñoFuncionalidadResidenciaChildrenFunctionalityHomeA literatura, extensamente, associa o desenvolvimento infantil à qualidade da estimulação ambiental. Entretanto, são escassos os estudos que verificam esta relação com as habilidades funcionais da criança. Este estudo tem por objetivo investigar quais oportunidades no ambiente domiciliar estão associadas e explicar as habilidades funcionais de mobilidade e função social de crianças na primeiríssima infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com 74 crianças entre 6 e 18 meses. Para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar, foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment Motor Development - Infant Scale. Para avaliar as habilidades funcionais das crianças, foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Observou-se que a mobilidade das crianças pode ser explicada em 45,6% (R² ajustado = 0,45) e a função social foi explicada em 30% (R² ajustado = 0,30) pela quantidade de brinquedos de motricidade grossa, equipamentos e pela variedade de estimulação presente no ambiente domiciliar. Conclui-se que posições, brinquedos e materiais que mantém a criança mais restrita e menos ativa exercem influência negativa. Por outro lado, brinquedos que oportunizam um maior deslocamento e interação favorecem as habilidades funcionais de mobilidade e função social.The literature associates child developmentwith the quality of the environment stimulation. However,few studies verify if this is associated with the infant’sfunctional abilities. This study aims to assess whichopportunities in the home environment are associatedwith functional mobility skills and social function of infantsin early childhood and explain them. This is a cross-sectionaland exploratory study with 74 infants between six and18 months old. The affordances in the home environmentmotor development – infant scale instrument was usedto evaluate the opportunities in the home environment.The pediatric evaluation of disability inventory was usedto assess the infants’ functional abilities. We observedthat infants’ mobility can be explained in 45.6% (AdjustedR²=0.45) and social function in 30% (Adjusted R²=0.30) bythe amount of gross motor skills toys, equipment and varietyof stimulation in the home environment. We concludedthat positions, toys and materials that keep the infant morerestricted and less active have a negative influence. On the other hand, toys that offer greater displacement and interactionfavor the functional mobility skills and social function.| La literatura ha asociado ampliamente el desarrolloinfantil con la calidad de la estimulación en el entorno. Sin embargo,pocos estudios han verificado si esta asociación está relacionada conlas habilidades funcionales del niño. Este estudio tiene como objetivoanalizar y explicar qué oportunidades en el entorno del hogar estánasociadas con las habilidades funcionales de movilidad y función socialde niños en la primera infancia. Se trata de un estudio transversal yexploratorio, realizado con 74 niños de los 6 a los 18 meses de edad.Para evaluar las oportunidades presentes en el entorno del hogar,se utilizó el instrumento affordances in the home environment motordevelopment – infant scale. Para evaluar las habilidades funcionalesde los niños, se utilizó el inventario para la evaluación pediátrica dela discapacidad. Se observó que la movilidad de los niños se puedeexplicar en un 45,6% (R² ajustado=0,45) y la función social en un 30%(R² ajustado=0,30) por la cantidad de juguetes de motricidad gruesa,equipos y por la variedad de estimulación presente en el entornodel hogar. Se concluye que las posiciones, juguetes y materialesque mantienen al niño más restringido y menos activo ejercen unainfluencia negativa. Por otro lado, los juguetes que aportan mayormovilidad e interacción favorecen las habilidades funcionales demovilidad y función social del niñoUniversidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/20144210.1590/1809-2950/21025429022022PTFisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2022); 196-202Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2022); 196-202Fisioterapia e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2022); 196-2022316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspahttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185770https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185771Copyright (c) 2022 Mylena Francielle R Lima, Lucas Barbosa da Costa, Daniel Gonçalves Pereira, Wellington Fabiano Gomes, Vinícius Cunha de Oliveira, Rosane Luzia de Souza Moraishttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Mylena Francielle Ribeiro Costa, Lucas Barbosa da Pereira, Daniel Gonçalves Gomes, Wellington Fabiano Oliveira, Vinícius Cunha de Morais, Rosane Luzia de Souza 2023-05-26T12:28:48Zoai:revistas.usp.br:article/201442Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2023-05-26T12:28:48Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? ¿Influye la calidad del entorno del hogar en las habilidades funcionales de niños en la primera infancia? A qualidade do ambiente domiciliar influencia nas habilidades funcionais de crianças na primeiríssima infância? |
title |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? |
spellingShingle |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? Lima, Mylena Francielle Ribeiro Crianças Funcionalidade Domicílio Niño Funcionalidad Residencia Children Functionality Home |
title_short |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? |
title_full |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? |
title_fullStr |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? |
title_full_unstemmed |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? |
title_sort |
Does the quality of the home environment influence the functional abilities of children in early childhood? |
author |
Lima, Mylena Francielle Ribeiro |
author_facet |
Lima, Mylena Francielle Ribeiro Costa, Lucas Barbosa da Pereira, Daniel Gonçalves Gomes, Wellington Fabiano Oliveira, Vinícius Cunha de Morais, Rosane Luzia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Lucas Barbosa da Pereira, Daniel Gonçalves Gomes, Wellington Fabiano Oliveira, Vinícius Cunha de Morais, Rosane Luzia de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mylena Francielle Ribeiro Costa, Lucas Barbosa da Pereira, Daniel Gonçalves Gomes, Wellington Fabiano Oliveira, Vinícius Cunha de Morais, Rosane Luzia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Funcionalidade Domicílio Niño Funcionalidad Residencia Children Functionality Home |
topic |
Crianças Funcionalidade Domicílio Niño Funcionalidad Residencia Children Functionality Home |
description |
A literatura, extensamente, associa o desenvolvimento infantil à qualidade da estimulação ambiental. Entretanto, são escassos os estudos que verificam esta relação com as habilidades funcionais da criança. Este estudo tem por objetivo investigar quais oportunidades no ambiente domiciliar estão associadas e explicar as habilidades funcionais de mobilidade e função social de crianças na primeiríssima infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com 74 crianças entre 6 e 18 meses. Para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar, foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment Motor Development - Infant Scale. Para avaliar as habilidades funcionais das crianças, foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Observou-se que a mobilidade das crianças pode ser explicada em 45,6% (R² ajustado = 0,45) e a função social foi explicada em 30% (R² ajustado = 0,30) pela quantidade de brinquedos de motricidade grossa, equipamentos e pela variedade de estimulação presente no ambiente domiciliar. Conclui-se que posições, brinquedos e materiais que mantém a criança mais restrita e menos ativa exercem influência negativa. Por outro lado, brinquedos que oportunizam um maior deslocamento e interação favorecem as habilidades funcionais de mobilidade e função social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442 10.1590/1809-2950/21025429022022PT |
url |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442 |
identifier_str_mv |
10.1590/1809-2950/21025429022022PT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185770 https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/201442/185771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2022); 196-202 Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2022); 196-202 Fisioterapia e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2022); 196-202 2316-9117 1809-2950 reponame:Fisioterapia e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Fisioterapia e Pesquisa |
collection |
Fisioterapia e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revfisio@usp.br |
_version_ |
1787713740839321600 |