Processos interacionais, trabalho de mediação e transformações em direção à cultura escrita: uma experiência de alfabetização em tempos de ensino emergencial remoto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-25102022-122422/ |
Resumo: | Durante a pandemia de COVID-19, que assolou o mundo nos anos 2020-2021, atuei como voluntária em um projeto educacional voltado a alunos matriculados no 1º ano de uma escola pública do Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, distrito da zona Leste, região periférica da cidade de São Paulo. Foi nesse contexto que, ao longo de dezoito meses, duas vezes por semana, utilizei, durante cerca de uma hora, a ferramenta de videochamada WhatsApp, pelo telefone, para proporcionar um espaço no qual eu pudesse atuar como professora em modalidade de ensino emergencial remoto, de modo que uma criança não fosse tão prejudicada no seu processo de aprendizagem devido o isolamento social imposto pela pandemia. A dissertação narra meu encontro com um menino nomeado como G., com seis anos de idade, à época do início da coleta dos dados. O objetivo geral do trabalho é narrar o percurso durante o qual ocorreu um processo de alfabetização de G., de modo a analisar as características do processo interlocutivo por meio do qual ele adquiriu a cultura escrita em contexto de ensino emergencial remoto. Os objetivos específicos são: 1) Descrever o processo por meio do qual uma criança com idade inicial de seis anos passou a se relacionar com a cultura escrita, analisando as transformações ocorridas, ao longo de dezoito meses, na relação estabelecida entre o participante e a sua palavra; 2) Discutir a importância do trabalho de mediação da literatura infantil para a aquisição da cultura escrita; e 3) Elencar os indícios que permitem inferir que, mesmo em caráter emergencial remoto, a criança pôde adotar a posição de aluno, transformando sua relação com a rotina, tempo, espaço e interlocutores. Ao longo do período relatado nesta dissertação, G. e eu realizamos 83 encontros, totalizando pouco mais de 100 horas de trabalho. Nesse tempo, lemos 52 livros de literatura infantil. Até então, G. não tinha experiência prévia de leitura. No início do processo, a relação de G. com a palavra era frágil, pois tinha dificuldade de se constituir como locutor. Após dezoito meses de encontros e interlocução na esfera remota, ele compreendeu o princípio alfabético. Além disso, participou de diversas situações de leitura e escrita, conhecendo diferentes contextos e motivos que levam a essas práticas sociais. |
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Processos interacionais, trabalho de mediação e transformações em direção à cultura escrita: uma experiência de alfabetização em tempos de ensino emergencial remotoInteractional processes, mediation work and transformations towards written culture: a literacy experience in times of emergency remote teaching: 2022AlfabetizaçãoEnsino emergencial remotoEscritaLeituraLiteracyLiteraturaLiteratureReadingRemote emergency teachingWritingDurante a pandemia de COVID-19, que assolou o mundo nos anos 2020-2021, atuei como voluntária em um projeto educacional voltado a alunos matriculados no 1º ano de uma escola pública do Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, distrito da zona Leste, região periférica da cidade de São Paulo. Foi nesse contexto que, ao longo de dezoito meses, duas vezes por semana, utilizei, durante cerca de uma hora, a ferramenta de videochamada WhatsApp, pelo telefone, para proporcionar um espaço no qual eu pudesse atuar como professora em modalidade de ensino emergencial remoto, de modo que uma criança não fosse tão prejudicada no seu processo de aprendizagem devido o isolamento social imposto pela pandemia. A dissertação narra meu encontro com um menino nomeado como G., com seis anos de idade, à época do início da coleta dos dados. O objetivo geral do trabalho é narrar o percurso durante o qual ocorreu um processo de alfabetização de G., de modo a analisar as características do processo interlocutivo por meio do qual ele adquiriu a cultura escrita em contexto de ensino emergencial remoto. Os objetivos específicos são: 1) Descrever o processo por meio do qual uma criança com idade inicial de seis anos passou a se relacionar com a cultura escrita, analisando as transformações ocorridas, ao longo de dezoito meses, na relação estabelecida entre o participante e a sua palavra; 2) Discutir a importância do trabalho de mediação da literatura infantil para a aquisição da cultura escrita; e 3) Elencar os indícios que permitem inferir que, mesmo em caráter emergencial remoto, a criança pôde adotar a posição de aluno, transformando sua relação com a rotina, tempo, espaço e interlocutores. Ao longo do período relatado nesta dissertação, G. e eu realizamos 83 encontros, totalizando pouco mais de 100 horas de trabalho. Nesse tempo, lemos 52 livros de literatura infantil. Até então, G. não tinha experiência prévia de leitura. No início do processo, a relação de G. com a palavra era frágil, pois tinha dificuldade de se constituir como locutor. Após dezoito meses de encontros e interlocução na esfera remota, ele compreendeu o princípio alfabético. Além disso, participou de diversas situações de leitura e escrita, conhecendo diferentes contextos e motivos que levam a essas práticas sociais.During the COVID-19 pandemic, which ravaged the world in the years 2020-2021, I volunteered in an educational project for first year students who could not go to regular classes, in emergency remote teaching. It helped the population of a public school in Jardim Lapena, in São Miguel Paulista, East Zone district, peripheral region of São Paulo city. Twice a week, during eighteen months, I made a one-hour WhatsApp video call, by phone, to provide a space in which I could act as a teacher, so that a child would not be so harmed in the learning process due to the social isolation imposed by the pandemic. The dissertation narrates my encounter with a six-year-old boy named G., at the time of the beginning of the data collection. It analyzes the characteristics of the interlocutory process through which he acquired written culture in the context of remote emergency teaching. The specific objectives are: 1) To describe the process through which, a six-year-old child, started to relate to the written culture, analyzing the transformations that took place, over eighteen months, in the relationship established between the participant and his word; 2) Discuss the importance of mediation work in children\'s literature for the acquisition of written culture; and 3) List the evidences that allow us to infer that, even in a remote emergency, the child was able to be in the position of a student, transforming his relationship with routine, time, space and interlocutors. During the period reported in this dissertation, G. and I held 83 meetings, resulting in over 100 hours of work. During this period, we read 52 childrens literature books. Until then, G. had no previous reading experience. At the beginning of the process, G.\'s relationship with the word was fragile, as he found it difficult to establish himself as a speaker. After eighteen months of meetings and dialogue in the remote sphere, he understood the alphabetic principle. In addition, he participated in several reading and writing situations, getting to know different contexts and reasons that lead to these social practices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRiolfi, Claudia RosaClara, Regina Andrade2022-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-25102022-122422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-25T21:50:28Zoai:teses.usp.br:tde-25102022-122422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-25T21:50:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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